1 / 2

O que o psiquiatra faz

O que o psiquiatra faz? Escuta e diu00e1logo como ferramentas deu00a0mudanu00e7a<br>

Bobby14
Download Presentation

O que o psiquiatra faz

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O que o psiquiatra faz? Escuta e diálogo como ferramentas de mudança Muitas vezes há confusão entre o psicólogo e o psiquiatra, embora sejam figuras diferentes. Em primeiro lugar, o psiquiatra é um psicólogo ou médico que frequentou uma escola de quatro anos de pós-graduação em psicoterapia depois de se inscrever nos psicólogos. Ao contrário dos psicólogos que fornecem suporte, aconselhamento e diagnóstico, os psiquiatras intervêm e tratam sintomas e condições médicas usando as ferramentas aprendidas na especialidade de psicoterapia. Existem algumas características básicas de qualquer tipo de psicoterapia: • Uma relação entre o psiquiatra e o paciente beneficia este último. • O psiquiatra utiliza técnicas capazes de oferecer novas perspectivas sobre o problema apresentado pelo paciente. • O terapeuta está obrigado ao sigilo profissional e não deve expressar julgamentos sobre seu paciente. • A psicoterapia promove tanto mudanças através da fala e escuta quanto maior autoconhecimento. Por que procurar um psiquiatra? Antes de procurar um psiquiatra, podem surgir dúvidas, como: “Por que procurar um psiquiatra se você tem tantos amigos para desabafar?”. A resposta é que não é a mesma coisa. Na verdade, com amigos, tendemos a implementar os mesmos padrões disfuncionais para os quais pensamos em pedir ajuda; ou seja, mesmo que tenhamos benefícios em conversar com alguém em quem confiamos, tendemos a repetir os mesmos erros e permanecer em nossas posições. Enquanto isso também acontece na relação terapêutica, o Best Melhor Psiquiatra Portugal as ferramentas para promover a mudança. O que é psiquiatria? Em primeiro lugar, o psiquiatra não é médico e não pode de forma alguma indicar terapias medicamentosas. Na verdade, a prescrição de medicamentos só pode ser indicada pelos Best Psychiatrists Lisbon. Durante a primeira reunião, o DrJoãoParente: • Informar o paciente das modalidades e custos do curso; • Apresentar consentimento informado (documento por meio do qual você consente em receber o tratamento e que contém informações sobre as finalidades, métodos e objetivos do tratamento psicológico);

  2. • Apresenta a política de privacidade. A psicoterapia é um trabalho que o paciente e o Psiquiatra JoãoParente realizam juntos através de uma aliança terapêutica que vai se formando lentamente ao longo do caminho. Qualquer pessoa pode recorrer a um psiquiatra por qualquer motivo: • para se sentir melhor consigo mesmo; • tentar compreender a sua forma de se relacionar com o mundo e com os outros; • porque você está passando por um período particularmente estressante ou fonte de ansiedade; • porque você tem medos que comprometem sua vida diária. A primeira reunião… Quando você decide empreender um caminho de psicoterapia, você é assaltado por dúvidas e incertezas e, sobretudo, a primeira entrevista pode ser vivida com uma carga considerável de ansiedade que inevitavelmente gera expectativas que podem ou não ser desconsideradas. No primeiro encontro com os Psiquiatras perto de mim, o paciente expressou os motivos que o levaram até ali, cheio de sofrimento. É preciso dizer que a terapia move algo dentro da pessoa e que, de alguma forma, pode doer: falar de si e de suas próprias questões é um processo gradual de desvelamento, que, por motivos óbvios, faz sentir dor.

More Related