1 / 11

São Peregrino

São Peregrino.

Download Presentation

São Peregrino

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. São Peregrino

  2. São Peregrino Laziosi nasceu na cidade de Forli, na Itália em 1274 e faleceu em 1354. Era idealista e de caráter folgoso e seu apelido era furacão. Meteu-se em várias rebeliões e numa dessas ofendeu cuspiu no rosto do enviado do Papa que retirou-se dizendo que ia rezar pela conversão do jovem Peregrino. Comovido com a atitude do missionário, foi ao encontro dele e pediu perdão. Assim, pela oração e penitência o jovem foi amadurecendo no ideal de se consagrar a Deus.

  3. Certo dia, rezando na igreja de Santa Maria da Cruz, pareceu-lhe ouvir da virgem: "Não tenhas medo, filho: eu sou a Mãe daquele que tu adoras na cruz e por Ele fui enviada para mostrar-te o caminho da salvação. Conheces os irmãos religiosos chamados Servos da Virgem Maria? Peregrino é o teu nome: tu serás, pois, peregrino de nome e de fato, porque deves ir para Sena; quando ai chegares, encontrarás esses santos homens em oração; tu lhes pedirás com insistência que te aceitem em seu convívio".

  4. Foi acolhido carinhosamente pelos frades e ele entrou para o Ordem dos Servos de Maria, tinha cerca de 30 anos. Destacou-se pela observância da regra, pela prática da caridade e pelo espírito de mortificação e penitência; para repouso encostava-se a uma parede ou deitava-se no chão com a cabeça apoiada sobre uma pedra.

  5. Comia sempre de pé e rezava ajoelhado. Passava a noite acordado, rezando hinos e salmos. Meditava sem cessar. Empenhava-se para imitar os exemplos de Cristo. Diariamente fazia exame de consciência, chorava pelas ofensas e erros que tinha cometido e se confessava. Por causa do desejo de observar a lei divina, recriminava de muitas coisas.

  6. Por causa da austeridade e das penitências, ficou gravemente doente aos 60 anos. Primeiro formaram-se varizes na perna, que provocaram a uma ferida. Com o tempo, a ferida se transformou numa chaga que exalava um mau cheiro insuportável, obrigando-o a viver isolado. O médico do convento o examinou e seu diagnóstico foi que de nada adiantavam os remédios e que a chaga se propagaria até contaminar a perna inteira; por isso sugeriu a amputação.

  7. Na véspera do dia marcado para a cirurgia, Peregrino resolveu apelar para Jesus Cristo; levantou-se e foi até à sala de reunião dos frades, onde havia uma imagem de Cristo Crucificado. Começou a rezar, dizendo: "Ó redentor do gênero humano, quando estavas neste mundo curaste muitas pessoas de toda sorte de doença. Purificaste o leproso, devolveste a vista ao cego.

  8. Digna-te, pois, Senhor meu Deus, livrar a minha perna deste mal incurável. Se não o fizeres, será preciso amputá-la". Adormeceu e durante o sono viu Jesus descer da cruz e tocar a ferida. O médico chegou de manhã e viu que a chaga havia desaparecido.

  9. Morreu em 1354 com quase 80 anos e de seu corpo fluía um suavíssimo perfume. Foi canonizado em 1726 pelo Papa Bento XIII e proclamado padroeiro dos cancerosos pelo Papa Pio XII.

  10. A ele são atribuídos a cura de um menino paralítico, uma religiosa e um padre cancerosos, que foram os 3 milagres reconhecidos para sua canonização. Mas existem muitos outros milagres atribuídos a ele até mesmo antes de sua morte.

  11. Texto - Internet Música - Ernesto Cortazar Imagens - Trabalhadas - por Graziela Formatação - Altair Castro 10/02/20010

More Related