1 / 24

Projeto de Melhoria da Gestão Escolar da Rede Municipal de Caeté

Projeto de Melhoria da Gestão Escolar da Rede Municipal de Caeté. APRESENTADORA: Secretária Municipal de Educação Jussara Xavier Pimenta de Souza. Os números da Rede - Ensino Fundamental I. As escolas da R ede. E. M. JOÃO MONLEVADE. E. M. DONA MARIA DE BARROS FERREIRA.

adem
Download Presentation

Projeto de Melhoria da Gestão Escolar da Rede Municipal de Caeté

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Projeto de Melhoria da Gestão Escolar da Rede Municipal de Caeté APRESENTADORA: Secretária Municipal de Educação Jussara Xavier Pimenta de Souza

  2. Os números da Rede - Ensino Fundamental I

  3. As escolas da Rede E. M. JOÃO MONLEVADE E. M. DONA MARIA DE BARROS FERREIRA E. M. PROF.SIRLENE DE PAULA E. M. PADRE JOAQUIM S. DE FREITAS E. M. ISRAEL PINHEIRO E. M. ANÉZIA MARIA PINHEIRO E. M. DR.JOÃO PINHEIRO E. M. JOSÉ HERCULANO E. M. JOSÉ LOURENÇO LAUDATE E. M. HÉLIO CERQUEIRA PEIXOTO E. M. HELENA DE BARROS PINHEIRO E. M. PEDRO JOSÉ FERREIRA

  4. História da Parceria A parceria da SEME com a FDG teve início em 2008. Naquele período, a parceria contemplava apenas 4 escolas. Já existia o desejo de estender o projeto para todas as escolas da Rede…

  5. Em 2011, isso foi possível. Hoje, todas as escolasimplementam a Gestão Integrada da Escola. Fluxo das Orientações CoordenaçãoPedagógica SEME Atuação FDG: Orientaçãoparaimplementação da GIDE – trabalhofocadonacapacitação da multiplicadora da SEME Atuação FDG: Orientação para implementação da GIDE na rede Atuação FDG: Orientaçãodireta em 2 escolas piloto (com acompanhamento da multiplicadora da SEME) Fluxo dos Resultados

  6. Emmaio do anoemcurso, houve a capacitação da equipe de diretoras e pedagogas, cumprindo a primeiraetapa da implementação da GIDE. Principal benefício da GIDE:convergirtodos os esforços para a melhoria dos resultados pedagógicos, integrando os aspectospedagógicos, estratégicos e gerenciais, evitandoa visãofragmentada e a superposiçãode informações.

  7. O principal resultadotomadocomoreferêncianaimplementação da GIDE é o IDEB, cuja meta para o ano de 2011 é 5,3.

  8. Todas as escolas estão comprometidas no alcancedessedesafio (5,3). Para isso, a Multiplicadora da SEME está orientando, in loco, cadauma das escolas, com a supervisão da FDG. A Multiplicadoraorientanacondução das etapas da GIDE de acordo com o fluxoapresentado. As etapas das GIDE sãoorientadaspelociclo PDCA, método universal de solução de problemas.

  9. A 1a etapa do fluxo da GIDE dizrespeito à construção do Marco Referencial, quando as escolas definirama sua Identidade, alinhadasà da SEME. Missão Assessorar, coordenar e avaliar administrativa e pedagogicamente a Rede Municipal de Ensino, definindo diretrizes estratégicas que assegurem uma educação de qualidade para todos. Visão Ser reconhecida como instituição referência em educação de qualidade para todos, centrada no desenvolvimento de cidadãos plenos. Valores Ética Responsabilidade Social Educação Sistêmica Valorização dos Profissionais da Educação Inovação Foco em Resultados Identidade SEME

  10. Finalizada a elaboração do Marco Referencial, as escolas realizaram o diagnósticoe definiramsuasmetas. Para isso, aplicaramo Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social – IFC/RS. O IFC/RS funciona como um Raio X e permite que a escola identifique de forma correta e precisa as causas que influenciam nos resultados.

  11. As escolas que iniciaram a parceria em 2008 são consideradas Faixas Pretas... • Exemplos de causas mais críticas que estão sendotrabalhadas: • Acompanhamento de pais e/ou responsáveis em tarefas de casa até o 5ºano/9; • Alunos que fazem atividades extraclasse; • Recuperação dos alunos com dificuldade de aprendizagem.

  12. ... e as escolas que iniciaram a parceria este ano são consideradas Faixas Brancas. • Exemplos de causas mais críticas que estão sendotrabalhadas: • Registro das práticas pedagógicas bem sucedidas na sala de aula (técnica de aula); • Execução dos planos de curso; • Atratividade das aulas.

  13. Ainda na fase de diagnóstico, a SEME identificou o aproveitamento consolidado dos alunos da Rede, estabeleceu uma meta de melhoria e está trabalhando para alcançar esse resultado.

  14. Para gerenciar a dimensão ambiental, a GIDE propõe o estabelecimento de uma meta, e uma avaliação bimestral do ambiente escolar. • A avaliaçãobimestralutiliza o padrãomíninoambiental. • O focoambiental da Rededestacaatualmente 3 fatores: • Atualização dos painéisinformativos; • Manutenção e limpeza das salas de aula e banheiros; • Controle e redução do consumo de água e energia.

  15. Após a identificação dos fatores que influenciam nos resultados, as escolas elaboraram os planos de ação pedagógico e ambiental. A etapa de planejamento foi construída com muita dedicação da equipe escolar. O caminho para alcançar as metas está sendo trilhado e os planosestãosendocolocadosemação!

  16. A GIDE nosensina a acompanharsistematicamente a implementação dos planos e osresultadosparciais. Nessa fase, ao se detectar uma ação ineficaz, deve-se propor uma contramedida, visando o alcance do resultado desejado.

  17. Ao acompanhar o desempenho bimestral dos alunos, é possível, ainda, identificar as turmas/disciplinas com desempenho abaixo do esperado. Esse procedimento é essencial para um trabalho pedagógico de qualidade. Ao analisar esses resultados, é possível levantar as causas do mau desempenho e definir contramedidas necessárias para bloqueá-las.

  18. Fechando o ciclo PDCA da GIDE, deve-se proceder ao registro das práticas de sucesso. O objetivo é manter e melhorar os resultados pedagógicos. E.M. João Monlevade POP Multiplicação com músicas. E.M. Professora Sirlene de Paula POP Contador de Histórias. E.M. Dona Maria de Barros Ferreira POP Jogo do Sabichão. E.M. Padre Joaquim Saturnino de Freitas POP História Enlatada. Algumas escolas jácomeçaram a registrar suas práticas!

  19. Finalizando • “Com a implementação da GIDE na Rede Municipal de Ensino de Caeté, podemos evidenciar os seguintes benefícios: • Identificação, por intermédio do IFC/RS, dos fatores que interferem negativamente nos resultados da escola; • Otimização do trabalho com a utilização das ferramentas gerenciais; • Monitoramento dos resultados; • Análise dos desvios de metas, com propostas de ações corretivas; • Acompanhamento da execução dos planos de ação; • Padronização e difusão das boas práticas didáticas em toda a Rede de Ensino; • Racionalização do trabalho, evitando a dispersão de energia e de tempo; • Equipe focada nas necessidades do aluno.”

  20. Obrigada.

  21. Fundação de Desenvolvimento Gerencial  Alameda da Serra, 400 – 2º Andar 34.000-000 - Nova Lima - MG - Brasil Telefone: (31) 3507 - 8800 - Fax: (31) 3507 - 8810 E-mail: fdg@fdg.org.br

More Related