1 / 19

Logum - Edé o ser que contém e está contido, representa

Q ue a Roda ancestral de energias em cada orixas e contida nas comunidades de Terreiro reforce o nosso sentido de territorialidade e coletividade ,e os Ytãns (histórias) orikis (cantigas) dos nossos, Orixas , Ynkices , Voduns alicercem a nossa epistemologia negra.

alton
Download Presentation

Logum - Edé o ser que contém e está contido, representa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Que a Roda ancestral de energias em cada orixas e contida nas comunidades de Terreiro reforce o nosso sentido de territorialidade e coletividade ,e os Ytãns(histórias) orikis (cantigas) dos nossos,Orixas, Ynkices , Voduns alicercem a nossa epistemologia negra.

  2. Que Exu, Orixá que tem a função mítica de mensageiro; promotor da dialética entre mulheres e homens no AYÉ e ORUN, valoriza ás junções dos saberes POPULAR e CIENTÍCO, promova as mudanças necessárias na caminhada negra em busca de uma nova intervenção nas favelas.becos e vielas e comunidade, principal entrecruzamento de abandono social que precisam de direcionamento políticos e diálogos constantes, bem como aberturas para o auto-desenvolvimento.

  3. Que Ogum, a divindade que brande a espada e forja o ferro, transformando-o no instrumento de luta e constrói caminhos de vitória; por extensão o Orixá que cuida dos conhecimentos práticos, sendo o patrono da tecnologia, das novas descobertas e direcionamento para novas idéias abrindo as estradas para a nossa transformação.

  4. Xangô,representante da Justiça, da administração, do poder e representa a autoridade constituída no poder judiciário, nos auxilia na luta para a aprovação de leis contra todas as formas de intolerância contra o patrimônio material e imaterial das populações negras Dispersas pela ignorância Ocidental

  5. Que Iansã, autêntica guerreira, promotora das idéias cooperativista e socialista, do comércio justo e consumo ético, brande sua espada e sopre seus ventos para espalhar e socializar ás folhas de idéias para construir a autonomia e a cooperação justa entre o povo negro .

  6. Oxossi orixá que trouxe a reflexão sobre o cuidado ao meio Ambiente e proteção da cadeia da vida (Fauna flora) da fartura e garantindo a segurança alimentar , caçador das ilusões e desejos , nós permite realizar , nossos sonhos e ideários , na busca de um devir negro.

  7. Osanhê; cientista que descobriu o segredo das curas pelas plantas e a fitorepia, nos garanta sempre a saúde e a essência da vida para termos força para realizarmos nossas ações e busca de novos conhecimentos científico nas curas das doenças étnicas que assolam o povo negro.

  8. Logum- Edé o ser que contém e está contido, representa a dualidade dos seres e pensamento e expressões, ajude nossa juventude negra expressar seus desejos e ações políticas através das cultura e da música como elementos de agregação e comunhão

  9. OBÁ da psicologia e poder da analise, da escuta sensível e sistêmica, desconstrói os métodos formais de entender o outro e garanta ao para o povo negro espaço de escuta e dialogo no ano continuam

  10. Oxumaré orixá da roda e ciclicidade , onde predomina reformulação dos parâmetros centralizador sobretudo no ato de educar e construir o outro, permita em 2011 a implementação das leis pautadas pelo povo Negro.

  11. Que Omolu/Obaluaê/Xapanã, Senhor da terra. Medico da integralidade do corpo humano, fertilize nosso solo de saúde para que curamos a doença física e social ,trazendo o valor da terra negra, como mantenedora da vida socioeconômica das comunidades rurais e urbanas ,

  12. Que Nossa Mãe Oxum, senhora que alicerçou as discussões de respeito as mulheres e discutiu o ideário de igualdade de gênero nos traga igualdade de oportunidade para as mulheres negras seja Ano Novo o amor, o prazer sexual, a sensualidade em si... A Vida!

  13. Que Nanã, figura feminina que gera a vida traga para o nosso universo real, o respeito ás diferenças e os nossos mais SABEDORE,S OS MAIS VELHOS, par completo, pai e mãe unificados em todos os aspectos sociais, onde ás famílias negras e as famílias de terreiros sejam respeitadas nas suas diferenças;

  14. Que as brincadeiras socio-educativas e coletivas dos Êres e Ybejis, que deram suporte para as metodologias e pedagogias atuais , tragam para as discussões , as diversidades cotidianas silenciadas nos contos infantis e livros didáticos em 2011.

  15. Que Iemanjá, Rainha do Mar, mentora da globalização de idéias e ações , com a junção de todos os oceanos com sua força e determinação, assim como o sentido da amizade e do companheirismo traz no seu arquétipo,o poder de ligação e mudanças, como também o retorno ao umbigo da coletividade , pois atende o princípio cíclico da democracia ,autonomia e transformação

  16. OSAGUIAN- Representa as diferentes etapas da evolução humana e do conhecimento , carrega o mundo nas suas diferentes dimensões, entre os diferentes estágios evolutivo da vida, crianças, jovens e adultos como processo natural da existência .

  17. Que Oxalá, que acopla toas as fazes da evolução, mostre que a vivência, sabedoria, conhecimento e experiência, reforça a continuidade da existência negra.

  18. Que a direção sócio política, ecológica,coletiva,participativa,dialogal, econômica,interativa,diversidade , territorial,que está contida na posição filosófica negra ( histórias, cantigas e na recriação de vida) pós dispersão pelos nossos Ancestrais: Orixás, Inkices, Voduns, Seja sempre o caminho para nossa resistência enquanto Povo Negroguie-nos também no Ano Novo nos caminhos das mudanças e transformações de Mulheres ,homens jovens e sabedores.

  19. Mensagens que estão descritas no meu projeto de Mestrado;Tema Um projeto de Africanidade contida nos Ytãs e cantigas e contos orais dos nossoas ancestrais Orixas,Ynkices e Vuduns,para recriação de uma Episteme Negra. Feliz Ano de continuidade e um 2011 de muito Asé. !Sônia Ribeiro

More Related