1 / 38

Japão

Japão. Cultura e costumes. Tradições. Casa do chá (já não é tão vista hoje em dia). Hora do Chá Considerada uma cerimónia desde a sua preparação até ser bebido. Arroz da Prosperidade.

Download Presentation

Japão

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Japão Cultura e costumes

  2. Tradições

  3. Casa do chá (já não é tão vista hoje em dia) Hora do Chá Considerada uma cerimónia desde a sua preparação até ser bebido.

  4. Arroz da Prosperidade Onigiri (bolinho de arroz japonês geralmente em forma de triângulo, ou de forma oval envolto por uma folha de nori. Ingrediente muito apreciado por representar a prosperidade, riqueza e promessa de fartura. Cereal indispensável no preparo de diversos alimentos. É considerado de mau gosto desperdiçar o arroz, nem que seja um simples grão.

  5. “Pauzinhos” Feitos de madeira ou metal. Utilizado desde a sua origem e até hoje por biliões de pessoas da Ásia. Para os utilizar correctamente é exigido alguma prática. Chamados hashi em japonês Noren Tradicionalmente usados por lojas e restaurantes como forma de protecção contra o sol, vento e poeira, e por espaço publicitário.

  6. A tradição de sentar no chão com mesas baixas.Muito usual em casas caseiras e apartamentos pequenos.

  7. Maneki-Neko Para os japoneses o gato quando coça a orelha está a chamar a fortuna e prosperidade. Animal muito respeitado. O gato com a pata esquerda levantada atrai a riqueza e bens materiais; o gato com a pata direita levantada atrai amor.

  8. Ano Novo Dia 31 de Dezembro chamado de Omisoka. Até à meia noite esperasse pelas 108 batidas do sino no templo. Na véspera são feitas as grandes limpezas com o objectivo de deixar o ambiente limpo para as festividades e para manter o azar bem longe. No dia, milhares de japoneses têm um destino em comum: os templos. A visita visa fazer pedidos para o ano seguinte. Hatsu mode (visita em massa aos templos no 1º dia do ano.) A maioria das empresas pára de 29 de Dezembro a 3 de Janeiro. Este período é para visitar familiares e amigos, fazer as limpezas, pagar dívidas e trocar presentes.

  9. Bushidô Samurai é a palavra derivada do verbo saburau, que significa apenas servir. Bushidô consiste em educar e “moldar” o espírito com valores éticos e morais, assumi-los como conduta máxima e irredutível e insubstituível, superior a qualquer outra. Para Bushidô os seus valores são superiores à vida, esta é finita, os valores são eternos (o homem é finito mas não o seu nome).

  10. Etiqueta

  11. Vénia Para evitar problemas de maior, deve-se sempre baixar o tronco perante a outra pessoa, por razões de respeito. A vénia é tanto um cumprimento, como um pedido de desculpas, como um agradecimento.

  12. E é dirigido de diferentes formas consoante a pessoa: • vénia de 5 graus em relação ao eixo do corpo (ou um simples baixar da cabeça) é considerada a mais normal e mais utilizada perante amigos. • vénia de 15 graus – para pessoas que já se conhece mas com quem não se é tão chegado. • vénia de 30 graus – vénia utilizada por exemplo para o nosso patrão (ou seja, alguém que esteja acima da carreira em relação a nós), este sim mostra o verdadeiro respeito. • 45 graus – para quando já se fez algo de errado (forma de mostrar respeito e arrependimento; perdão), não usará muito esta vénia se tivermos sorte na vida. • vénia de joelhos – usada no tempo dos samurais; já não é tão usada senão nas artes marciais, quando é cometido algo de muito grave.

  13. Sufixos Ao contrário do português em que geralmente chamamos a pessoa apenas pelo nome, para um japonês isto é visto meio que como falta de respeito. Chamamos apenas pelo nome, amigos íntimos ou familiares.Alguns dos principais sufixos de tratamento: • さん (SAN) • É o sufixo de tratamento mais comum de todos, que colocado após o nome ou sobrenome da pessoa denota polidez. Pode ser usado tanto para homens como para mulheres. Devemos sempre falar o nome da pessoa acompanhado do sufixo SAN, principalmente quando não temos intimidade com a mesma para não soar como mal educado. A tradução mais próxima ao português seria “senhor” ou “senhora”. • ちゃん (CHAN) • Sufixo que denota a forma carinhosa de chamar as pessoas quando se tem intimidade, familiaridade. É mais usado para crianças, ou entre mulheres, não que não seja usado para homens. • マリア ちゃん (Maria CHAN) – Mariazinha • くん (KUN) • Tratamento informal utilizado com pessoas do sexo masculino, de igual para igual (de mesmo nível), ou de superior para inferior. • マリオ くん (Mario KUN) – “amigo” Mário • さま (SAMA) • Sufixo que acrescentamos aos sobrenomes para indicar respeito. É mais polido do que SAN. Em geral é usado para escrever nomes em envelopes. Pelo que eu pude observar, vendedores de lojas, atendentes, quando chamam o cliente pelo nome também utilizam o SAMA. • やまだ さま (Yamada SAMA) – Sr. ou Sra. Yamada (forma bem respeitosa) • おきゃく さま (Okyaku SAMA) – Sr. cliente

  14. Gueixas Muitas pessoas que não entendem a cultura japonesa pensam nas gueixas como prostitutas, mas isso não é o caso. Em vez disso, as gueixas são parte do que é considerado o entretenimento japonês tradicional, é uma profissão e são hábeis em uma ampla variedade de formas de arte japonesas, incluindo a realização de cerimónias do chá, música e dança. A tradução de Inglês para a palavra realmente significa artista. No entanto, existem as prostitutas que se vestem que se parecem com uma gueixa e se distinguem pelo uso do arco de seu kimono na frente, enquanto as gueixas tradicionais usam-no nas costas.

  15. Organização Principalmente por questões de higiene é regra, à entrada de qualquer tipo de edifício, retirar o calçado e deixá-lo à entrada.

  16. Japão apesar do seu grande número de população, é um dos países mais organizados, daí a sua evolução. A maior passadeira de Tóquio.

  17. Ensino escolar

  18. Farda Para os jovens alunos de todas as escolas japonesas existem uniformes que podem ser de diferentes tipos (consoante a escola). É regra todos os alunos usarem para um ambiente escolar e de trabalho (onde todos são iguais, ninguém é superior a outro), o uso também de fato de treino (também igual para todos), e para todos os uniformes existem os uniformes de Inverno e Verão.

  19. Não esquecendo os calçados diferentes para diferentes situações: uma espécie de sapatilha para se calçar à entrada da escola deixando os sapatos usados no espaço exterior em cacifos ou prateleiras; e os ténis para o exercício físico (ou para nós Educação Física). Pasta para os livros e cadernos escolares.

  20. Bentos Uma curiosidade que é adorada por muitos e adorada pelos japoneses a criá-los: os bentos. Para nós existem as lancheiras, para eles existem os bentos, feitos tanto para os filhos levarem para a escola como para os adultos que almoçam no trabalho. Feito com a maior variedade e originalidade atrai a atenção de qualquer um.

  21. Vestuário

  22. Tradicional Hakama Utilizado pelos samurais e para artes marciais. Tabi Meia utilizada antigamente para proteger o pé (devido a usarem os zori – chinelos) Yukata Usado para festas. Obis Espécie de cinta com efeitos e formas variados para ser usado com quimonos ou yukatas Quimono Tradicional das Gueixas

  23. Moderno Visual Kei Estilo repleto de sub-estilos variados e dos mais exuberantes, extraordinários e originais (hoje em dia pergunta-se se este será um estilo de vestuário ou uma moda musical).

  24. Lollita (e Lollita gótica) Gyaru Não se trata de um estilo mas de uma farda utilizada para os cafés para atrair clientes.

  25. Cosplay Vestuário não utilizado no dia-a-dia. É considerada uma arte de representar uma personagem dos desenhos animados tal e qual como ela é no real.

  26. Um Japonismo é a visão do estrangeiro sobre o povo japonês. Toda a imagem que o estranjeiro tem sobre o Japão afecta os jovens japoneses. Acaba com a individualidade de maneira a que os japoneses acabam tentando ser os mais diferentes possíveis uns dos outros. Essa procura pela individualidade tem como consequências outro japonismo: o japonismo do próprio Japão. Os jovens estão cada vez mais distantes das tradições japonesas e acabam criando uma imagem deles mesmos a partir do conflito de suas tradições e das ideias difundidas no Ocidente. A primeira impressão que fica é que esses jovens estão fantasiados, mas na verdade eles estão-se a expressar. Eles não fazem por diversão, é um estilo de vida. Na tentativa de se rebelar contra a tradição japonesa, eles vestem-se desta maneira e acabam criando mais uma atracção turística no Japão, e mais um japonismo.  

  27. Arte

  28. Manga

  29. Manga é chamada toda a banda desenhada do Japão. Distingue-se de qualquer tipo de banda desenhada pela envolvência magnifica, anatomia perfeita, cenários perfeitos, pormenores de tudo, e que mesmo com as milhões de mangas criadas, as histórias são sempre originais. Está direccionada principalmente para adolescentes, apesar de que muitas vezes atrai adultos especialmente pela arte em si que demonstra realmente a capacidade de verdadeiros artistas.

  30. Com o avançar da tecnologia, foi possível criar a animação, algo que se tornou quase tão perfeito quanto a manga:

  31. Anime

  32. Dos mais antigos Aos mais recentes

  33. Aos estilos mais variados

  34. Inclusive é feito agora filmes com pessoas a representar os animes ou mangas já existentes.

  35. Aqui estão alguns vídeos para se ver realmente como é o anime: https://www.youtube.com/watch?v=T6zDfxZ4NcE https://www.youtube.com/watch?v=4OuRajFzMYI https://www.youtube.com/watch?v=xoQuu7GPxAI https://www.youtube.com/watch?v=W07kdSYpxpk https://www.youtube.com/watch?v=I86mjvMXMqk

  36. Abaixo encontra-se o site do Youtube que mostra o episódio do programa “Portugueses pelo mundo” quando foram ao Japão para saber mais sobre este fantástico país oriental. https://www.youtube.com/watch?v=B9Iw9uIMOLE

More Related