1 / 8

A Revolta da Vacina

A Revolta da Vacina. Grupo: Bruna Neves, Fabrizzia e Susane Turma:82 História – Prof. Miquéias. Introdução.

andra
Download Presentation

A Revolta da Vacina

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Revolta da Vacina Grupo: Bruna Neves, Fabrizzia e Susane Turma:82 História – Prof. Miquéias

  2. Introdução • Este trabalho irá falar sobre a Revolta da Vacina, que foi um movimento ocorrido no Rio de Janeiro, no início do século XX. A maior população eram os negros e escravos e vivam em condições precárias.

  3. Início do Século XX • No início do século XX, a cidade do Rio de Janeiro era a capital do Brasil. Estava crescendo desordenadamente. Sem planejamento, as favelas e cortiços predominavam na paisagem. A rede de esgoto e coleta de lixo era muito precária, as vezes inexistente. Em decorrência disto, dezenas de doenças se proliferavam na população, como Tifo, Febre Amarela, PesteBubônica, Varíola, entre outras enfermidades.

  4. Continuação • Vendo a situação piorar cada dia mais, o então presidenteRodrigues Alves  decide fazer uma reforma no centro do Rio, implementando projetos de saneamento básico e urbanização. Ele designa Oswaldo Cruz, biólogo e sanitarista, para ser chefe do Departamento Nacional de Saúde Pública, que juntamente com o prefeito Pereira Passos, começam a reforma. • A reforma incluía a demolição das favelas e cortiços, expulsando seus moradores para as periferias, a criação das Brigadas Mata-Mosquitos, que eram grupos de funcionários do serviço sanitário e policiais que invadiam as casas, matando os insetos encontrados, etc. Essas medidas tomadas causaram revolta na população, e com a aprovação da Campanha da Vacinação Obrigatória, que obrigava as pessoas a serem vacinadas (os funcionários responsáveis pelo serviço tinham que vacinar as pessoas mesmo que elas não quisessem), a situação piorou. A população começou a fazer ataques à cidade, destruir bondes, prédios, trens, lojas, bases policiais, etc. Esse episódio da história brasileira ficou conhecido então como Revolta da Vacina.

  5. Para Finalizar • Mais tarde, os cadetes da Escola Militar da Praia Vermelha também se voltaram contra a lei da vacina. A revolta popular fez com que o governo suspendesse a lei, não sendo mais obrigatória. Para finalizar a rebelião, Alves coloca nas ruas o exército, polícia e marinha. • Ao final da revolta, o governo recomeça a vacinação da população, tendo como resultado a erradicação da varíola na cidade.

  6. Conclusão • Concluímos que essa revolta só ocorreu porque havia muita população no Rio de Janeiro infectada, pela falta de saneamento básico. Sendo assim, a elite obrigou que toda a população tomasse vacina, e a maioria se negou e começou a fazer ataques contra a cidade. Depois, no fim da revolta, o governo recomeçou a campanha e conseguiu erradicar as epidemias do estado.

  7. Imagem

  8. Bibliografia • www.google.com.br • http://www.infoescola.com/historia/revolta-da-vacina/

More Related