1 / 13

DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIA - MÃE DO SENHOR 19 de agosto de 2012

DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIA - MÃE DO SENHOR 19 de agosto de 2012. . Aprofundando os textos bíblicos: Apocalipse 11,19a;12,1.3-6a.10ab; Salmo 45(44); 1Coríntios 15,20- 27 Lucas 1,39-56. LUCAS 1,39-56;

arwen
Download Presentation

DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIA - MÃE DO SENHOR 19 de agosto de 2012

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIA - MÃE DO SENHOR 19 de agosto de 2012

  2. . Aprofundando os textos bíblicos: Apocalipse 11,19a;12,1.3-6a.10ab; Salmo 45(44); 1Coríntios 15,20- 27 Lucas 1,39-56

  3. LUCAS 1,39-56; MARIA vai com solicitude visitar e servir Isabel e permanece lá três meses, certamente até o nascimento de João Batista (cf.1,36). O encontro de Maria e Isabel torna-se também o de Jesus e João.

  4. O Precursor, chamado antes do nascimento como os profetas antigos (cf. Is 49,1; Jr 1,5), exulta de alegria diante da presença do Messias..

  5. Isabel aclama Maria como bem-aventurada por ser a escolhida para ser a mãe do Salvador. Maria é feliz porque acreditou, colocando-se nas mãos do Senhor como serva

  6. O Magnificat (vv.46-55), atribuído a ela, é um cântico profético. Proclama a inversão das estruturas opressoras, tornando os pobres, humilhados, famintos protagonistas da história, a exemplo do êxodo do povo de Deus. O Senhor manifesta seu amor dispersando os soberbos, derrubando do trono os poderosos e elevando os humildes.

  7. Na 1ª leitura, a mulher vestida com o sol (Deus) representa a nova Eva, a Igreja e também Maria, a mãe do Messias libertador do povo, simbolizado pela coroa de doze estrelas. O dragão indica a situação dos seguidores de Jesus, perseguidos e oprimidos pelo império romano, quando o Apocalipse foi escrito, no fim do século I

  8. O SALMO 45(44); é um canto nupcial, que adquire sentido messiânico e passa a referir-se às núpcias do Rei Messias com seu povo.

  9. Paulo, na 2ª leitura, apresenta a ressurreição de Cristo como fundamento da fé cristã. Ressuscitando dos mortos como primícias dos que morreram, Jesus mantém viva a nossa esperança na vitória da vida sobre a morte.

  10. AtualizandoMaria, a mãe do Filho de Deus, participa da plenitude de sua glória. Sua memória, como sinal de fidelidade, fortalece a caminhada de fé e esperança dos cristãos ao longo da história. Com ela aprendemos a cooperar no plano da salvação, para construir um mundo novo.

  11. A PALAVRA DE DEUS NA CELEBRAÇÃOAo participar do mistério de Cristo recebemos de Deus, a alegria e a esperança oferecidas aos pobres e aos humildes. Maria, a mãe de Deus, já participa do banquete do Reino, com seu Filho, pois foi elevada à glória do céu em corpo e alma (cf. oração do dia).

  12. REVISTA DE LITURGIA . Veronice Fernandes é discípula do Divino Mestre. Possui mestrado em liturgia, é membro do Centro de Liturgia e assessora cursos de formação litúrgica.Ir. Helena Ghiggi é discípula do Divino Mestre, mestra em Bíblia e assessora cursos de formação bíblica.

  13. MARINEVES JESUS DE LIMA

More Related