1 / 6

O relevo da Terra

O relevo da Terra. Chão em que pisamos é a parte superficial da camada de rochas que forma a terra. Essa camada rochosa apresenta formas diferentes às quais damos o nome de relevo.

atalo
Download Presentation

O relevo da Terra

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O relevo da Terra • Chão em que pisamos é a parte superficial da camada de rochas que forma a terra. • Essa camada rochosa apresenta formas diferentes às quais damos o nome de relevo. • O relevo é o resultado das transformações que o nosso chão sofreu em milhões de anos, desde o surgimento do planeta Terra. Essas transformações são provocadas por vários agentes, como a água, o calor e o frio, os ventos, os terremotos, os vulcões e, principalmente os seres humanos • O resultado da constante ação desses agentes é a formação de uma camada de rochas desgastadas, que constitui o solo. O solo é camada mais externa da superfície terrestre, onde vivem todos os vegetais e animais. • Na superfície terrestre, as formas modeladas por esses dois processos – o de erosão e o de sedimentação – recebem nomes diferentes.

  2. - Montanhas: porções mais elevadas do relevo da Terra, que ainda não sofreram um processo de erosão significativa, por serem as partes mais novas da superfície terrestre.

  3. - Depressões: as porções mais baixas em relação às áreas vizinhas; áreas rebaixadas no relevo da Terra.

  4. -Planícies: porções geralmente aplainadas (com pouca variação de altitude) e baixas da superfície terrestre, onde o processo de sedimentação é muito intenso.

  5. - Planaltos: porções da crosta terrestre com altitudes médias, onde o processo de erosão é mais intenso, resultando em diferentes formas: chapadas, serras e cuestas.

  6. Degradação do solo: • A utilização e a transformação aceleradas do solo pelos seres humanos, antes ocupados apenas pela vegetação natural, causam impactos que o destroem. As espécies de vida que dele precisam para existir são prejudicadas bem como o próprio ser humano. • Os impactos mais comuns registrados atualmente por causa do uso indevido do solo: ▪ Erosão: processo de desgaste do solo que acelerou por causa do desmatamento, da prática incorreta da agricultura, de queimadas e de ocupação urbana sem planejamento. ▪ Desertificação: expansão de áreas desérticas no mundo, em virtude do emprego de técnicas incorretas na agricultura e pecuária. ▪ Deslizamentos: desmoronamentos das partes superiores do relevo sobre as áreas mais baixas, causados principalmente pelo desmatamento das encostas para a ocupação humana e a extensão das cidades. ▪ Contaminação: processo de envenenamento dos solos causado por depósitos de lixo, às vezes, contaminado, mineração, uso indiscriminado de agrotóxicos na lavouras, etc.

More Related