1 / 7

Psicologia Jurídica

Psicologia Jurídica. Disciplina: Ética Profissional Profª . Drª : Simone Sanches Unip / 2010 10º Semestre. História. Primeira aproximação da Psicologia com o Direito => ocorreu no final do século XIX e fez surgir o que se denominou “psicologia do testemunho”.

Download Presentation

Psicologia Jurídica

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Psicologia Jurídica Disciplina: Ética Profissional Profª. Drª: Simone Sanches Unip / 2010 10º Semestre

  2. História • Primeira aproximação da Psicologia com o Direito => ocorreu no final do século XIX e fez surgir o que se denominou “psicologia do testemunho”. • Objetivo verificar, através do estudo experimental dos processos psicológicos, a fidedignidade do relato do sujeito envolvido em um processo jurídico. • Fase influenciada pelo ideário positivista que privilegiava o método científico empregado pelas ciências naturais.

  3. O trabalho do psicólogo se restringia a fazer perícia e parecer psicológico baseado no psicodiagnóstico. • Conteúdo dos laudos era preconceituoso, estigmatizante, e nada tinha de científico. Repetiam os preconceitos que a sociedade já tem com relação a alguém que vai para a prisão. • Anos 80, mudança na constituição brasileira. As principais se referem às leis que tratam dos direitos e deveres das crianças e adolescentes. Tais inovações impulsionaram mudanças na prática profissional do psicólogo no âmbito da Justiça na 1a. e 2a. Vara da Infância e Juventude • Reformulação na proposta existente na universidade, constituindo-se num curso de especialização em “psicologia jurídica”, não sendo mais uma área de concentração dentro de departamento de clínica, ligando-se então ao departamento de psicologia social.

  4. atualidade • O trabalho tem sido também: informar, apoiar, acompanhar e dar orientação pertinente a cada caso atendido nos diversos âmbitos do sistema judiciário. • Tem-se priorizado o grupo de estudo, o estudo de caso, o acompanhamento psicológico e a formação de equipe interdisciplinar. • A mudança tem trazido a valorização do trabalho do psicólogo junto aos operadores do direito.

  5. Lei da palmada PROJETO DE LEI Nº 2654 /2003 (Da Deputada Maria do Rosário) • Estabelece o direito da criança e do adolescente a não serem submetidos a qualquer forma de punição corporal, mediante a adoção de castigos moderados ou imoderados, sob a alegação de quaisquer propósitos, ainda que pedagógicos, e dá outras providências.

  6. Questões para reflexão • Alguém pode imaginar uma criança indo à delegacia de polícia mais próxima para denunciar os próprios pais por ter levado um tapa na bunda? E o delegado vai lá prender os pais? A Justiça vai processá-los e tirar-lhes o pátrio poder? • O texto da lei defende “o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos corporais ou de tratamento cruel ou degradante”. Até aí estamos todos de acordo, mas são duas situações bem diferentes, convenhamos.

  7. Referências Disponível em: <http://psijur.blogspot.com/2006/01/atualidade-da-psicologia-jurdica.html> Acesso em: 06/11/2010. <http://www.fia.rj.gov.br/legislacao/leidapalmada.pdf> Acesso em: 09/11/2010.

More Related