1 / 8

Ideia.Simplex’10

Ideia.Simplex’10. 2.º Prémio. Passe Museus. “Tornar mais simples, conveniente e económico o acesso aos museus, disponibilizando um bilhete único para a entrada em diferentes museus de uma determinada região.”. Vencedora: Patrícia Rei

aurek
Download Presentation

Ideia.Simplex’10

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ideia.Simplex’10 2.º Prémio

  2. Passe Museus “Tornar mais simples, conveniente e económico o acesso aos museus, disponibilizando um bilhete único para a entrada em diferentes museus de uma determinada região.” Vencedora: Patrícia Rei Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento (MEID) A DGAEP entrou em contacto com a vencedora e procedeu a uma entrevista via e-mail que a seguir se apresenta.

  3. Entrevista via email com a vencedora DGAEP: Em primeiro lugar gostaríamos que se apresentasse (nome, idade, estado civil, se tem filhos, Serviço onde trabalha, hobbies, etc.). PATRÍCIA REI: Patrícia Ferreira Rei, 31 anos, solteira e sem filhos. Licenciada em Engenharia Física pelo Instituto Superior Técnico e MBA pelo INSEAD. Desde que me licenciei e até ter entrado para o Turismo de Portugal, I.P. trabalhei em banca de investimento, investigação em energias renováveis na Universidade dos Açores e consultoria em gestão estratégica.  Chamo a atenção para o facto de a minha permanência de um ano no Turismo de Portugal, I.P. ter sido ao abrigo de um acordo de cedência de interesse público, entre o TP e a consultora McKinsey & Company. Durante a minha permanência no Turismo de Portugal, I.P., que terminou no dia 31 de Maio de 2010, fui assessora do Conselho Directivo, encarregue da concepção, coordenação, gestão e implementação do projecto Registo Nacional de Turismo, bem como da Newsletter interna “O futuro é hoje”. Trabalhei também na definição dos requisitos e modo de funcionamento de uma bolsa de ideias – com objectivos idênticos aos da iniciativa Ideia.Simplex – para o Turismo de Portugal, I.P.. Presentemente estou a gerir dois projectos para o negócio da família. Adoro viajar, praticar desporto e passar tempo com os amigos. Trabalho a ouvir música, leio diariamente e tenho o bichinho do desenho, se bem que nos últimos anos não tenho tido muito tempo para praticar.

  4. Entrevista via email com a vencedora DGAEP: Como teve conhecimento da iniciativa Ideia.Simplex e do prémio? PATRÍCIA REI:Soube da iniciativa Ideia.Simplex através de um poster que vi colocado na recepção da DGAE (Direcção-Geral das Actividades Económicas), num dia em que lá me desloquei para uma reunião. DGAEP: Como surgiu a ideia apresentada? PATRÍCIA REI:Face ao meu percurso à data, tenho muitos amigos estrangeiros que passo a vida a convidar para virem visitar o nosso país. Muitos deles acabam por vir. Assim, faço muitas vezes de “guia turística”, sobretudo em Lisboa e arredores. Foi como consequência destes passeios com eles, onde tentamos ver muito em pouco tempo, que me apercebi de que fazia falta um “bilhete único” para entrada nos museus, à semelhança do que já existe noutros países.

  5. Entrevista via email com a vencedora • DGAEP: Como teve conhecimento da iniciativa Ideia.Simplex e do prémio? • PATRÍCIA REI:A ideia é muito simples: criar um sistema de bilhetes únicos, tipo passe, de acesso aos museus. • Existem várias hipótese para a abrangência destes bilhetes, quer ao nível dos museus associados – apenas IMC, IMC e RPM, IMC + RPM e outros museus privados que se queiram associar – quer na duração dos mesmos, quer na abrangência geográfica. Por exemplo, para um turista que visita Lisboa, Sintra e Cascais num fim-de-semana, faz sentido um bilhete de 2 dias, para a região de Lisboa, no entanto, para um residente em Portugal, que faz “escapadinhas” frequentes dentro do país, faz sentido um bilhete anual que abranja todo o território nacional. • A compra do mesmo deve ser o mais conveniente possível – internet, nas bilheteiras dos museus associados, no multibanco. • Quando o bilhete for adquirido numa bilheteira, este deve vir acompanhado de uma pequena brochura onde se encontrem identificados os museus cobertos pelo mesmo, ou, nos outros casos, o “visitante” deve poder facilmente fazer download desta brochura da internet. • As principais vantagens desta ideia são: • » para o “visitante” • de ordem económica – o bilhete único deverá ser mais barato que a compra dos bilhetes individuais • a conveniência – não necessita de perder tempo nas bilheteiras em cada museu que vista • a melhor informação – terá sintetizado numa pequena brochura todos os museus que pode visitar • » para os museus:espera-se que se verifique um aumento das visitas, o que aumentará a sua relevância e dinamismo.

  6. Entrevista via email com a vencedora DGAEP: Teve algum apoio para a apresentação desta ideia? PATRÍCIA REI: Pode dizer-se que o apoio veio dos amigos que me visitaram e me levaram a pensar na mesma. DGAEP: Como foi informada de que tinha ganho o “2.º Prémio Ideia.Simplex”? PATRÍCIA REI: Apenas soube no momento da entrega do prémio. Confesso que não estava nada à espera e que estive quase para não ir à cerimónia. Fiquei muito contente (e nervosa por ter que subir ao palco) quando anunciaram o “Passe museus” como ideia vencedora do 2º prémio. Mais contente ficarei quando souber que está implementada! DGAEP: Na sua opinião como correu o evento de entrega dos prémios? PATRÍCIA REI: A cerimónia correu muito bem e fez todo o sentido que esta tivesse lugar na sequência da apresentação dos resultados do programa Simplex.

  7. Entrevista via email com a vencedora DGAEP: Que avaliação faz desta iniciativa? PATRÍCIA REI: Acredito profundamente que este tipo de iniciativa é um dos bons mecanismos para se chegarem às boas ideias – grandes ou pequenas. Todos nós temos opiniões e ideias, quer nas áreas onde estamos directamente envolvidos, quer noutras que nos são aparentemente alheias, mas muitas vezes, por falta de oportunidade, nunca as chegamos a partilhar. Iniciativas como esta permitem que as “boas ideias” não se percam ou não fiquem confinadas à cabeça de quem as tem. Sou também da opinião que este tipo de iniciativa tem um forte cariz motivacional para quem é convidado a participar, dizem “acreditamos nas tuas ideias e queremos ouvi-las”.

  8. A DGAEP felicita a vencedora

More Related