1 / 2

Perceves (ou Percebes)

Perceves (ou Percebes) O percebe,  Pollicipes pollicipes  ( Gmelin , 1790), é um crustáceo marinho. DESCRIÇÃO Em termos de morfologia externa, o percebe adulto apresenta duas partes perfeitamente diferenciadas: a parte superior – o capítulo ou unha, e a parte inferior – o pedúnculo.

benoit
Download Presentation

Perceves (ou Percebes)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Perceves (ou Percebes) O percebe, Pollicipespollicipes (Gmelin, 1790), é um crustáceo marinho. DESCRIÇÃO Em termos de morfologia externa, o percebe adulto apresenta duas partes perfeitamente diferenciadas: a parte superior – o capítulo ou unha, e a parte inferior – o pedúnculo. O capítulo tem como principal função a proteção do animal contra eventuais predadores mas também protege contra a dissecação nos períodos de baixa-mar. O capítulo está transformado numa concha de várias placas calcárias que albergam internamente aquilo que se considera o corpo do percebe. O pedúnculo flexível e forte, revestido por pequenas escamas, aloja os órgãos reprodutores femininos e a glândula do cimento ou glândula adesiva. DISTRIBUIÇÃO Em termos de distribuição geográfica esta espécie encontra-se referenciada desde a costa oeste da Bretanha até ao Senegal; podendo ser encontrada no Mediterrâneo Ocidental nomeadamente na costa africana. ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO O estatuto de conservação desta espécie é desconhecido. Em Portugal, na Reserva Natural das Berlengas, desde 2000, que a sua exploração é sujeita a um plano de exploração anual, estando estabelecido um número limite de licenças bem como montantes máximos diários por apanhador e um tamanho mínimo de apanha. FACTORES DE AMEAÇA O principal fator de ameaça para esta espécie é a ausência de regulamentação específica, nomeadamente de montantes de captura diários por apanhador e de um tamanho mínimo, para a sua apanha, seja ela comercial ou lúdica; esta situação não permite uma fiscalização eficiente por parte das autoridades competentes. Face a este cenário é urgente a criação de regulamentação específica que auxiliem na gestão do recurso. HABITAT O percebe habita em zonas rochosas expostas a forte hidro dinamismo, fixando-se preferencialmente nas zonas intertidal e infralitoral, geralmente na base de falésias. ALIMENTAÇÃO É um consumidor primário, consistindo a sua alimentação principalmente em zooplâncton, particularmente abundante nas épocas de afloramento costeiro. CICLO DE VIDA Em termos reprodutivos, o percebe é hermafrodita do tipo simultâneo, incubando os ovos no seu interior até à eclosão larvar. A vida larvar desta espécie consta de 6 estádios de nauplius e um de cypris. O período de reprodução estende-se desde o início da Primavera até ao Outono.

  2. Percebes simples Ingredientes: 1Kg de Percebes 3 litros água do mar 3 dentes de alho 6 folhas de louro Confeção: • De preferência apanhe na maré vazia os percebes (os melhores são os gordos, escuros e de lábio vermelho - os castanhos deixe-os em paz) • Passe-os depois por água corrente para perderem areia • Ferva na água do mar os alhos e o louro. • Quando estiver em fervura forte introduza os percebes e deixe levantar outra vez a fervura (sempre o lume forte) - tire-os de imediato  • Sirva-os com cerveja bem geladinha Pesquisa e receita sugerida por: Catarina Reis

More Related