1 / 7

Na Crista da Onda

Na Crista da Onda. As Viagens do Arroz. Mariana Baptista Cordeiro n.14 8C. As Viagens do Arroz.

bracha
Download Presentation

Na Crista da Onda

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Na Crista da Onda As Viagens do Arroz Mariana Baptista Cordeiro n.14 8C

  2. As Viagens do Arroz Pensa-se que o arroz teve origem na zona Pré-Himalaiana… e já era muito cultivado na China há mais de 5000 anos. 1500 anos antes de cristo já tinham viajado até à Indonésia e Malásia, e 100 anos a.c conheceram também o Japão. Os Árabes rapidamente também descobriram o saboroso gosto do arroz e expandiram-no para o Egipto, África Oriental e a nossa Península Ibérica. Foi daqui que partiram caravelas com arroz para o Brasil, Angola, Cabo Verde e outras colónias. Daí chegou á América no século XVII, e no século XIX já existia arroz por toda a parte do Mundo.

  3. Os Mil Sabores do Arroz O arroz tem uma particularidade muito engraçada, absorve aromas e apresenta-se à mesa com os sabores mais variados! Em canja, o arroz sabe a frango ou a galinha. O que é um bom início de refeição. Com tomate, sabe a tomate, com feijão, sabe a feijão, etc, etc. Com bacalhau, marisco, carne, pato, já não é acompanhante, mas sim prato principal. Com açucar, leite, ovos e canela, torna-se arroz-doce e passa a sobremesa.

  4. O que é o Arroz? O arroz é um cereal como o trigo, o milho e muitos mais. Dá-se bem como todos os tipos de solo mas precisa de calor, luz e água, mesmo MUITA água, a uma certa temperatura.

  5. A Domesticação do Arroz Segundo dizem, foi na Índia que os homens descobriram um pormenor importante: aquela planta selvagem de que todos amavam, podia ser cultivada. Assim já não era necessário carrega-las ás costas. A vida tornou-se mais fácil com a descoberta da agricultura: que prático. Os conhecimentos passaram da Índia para a Pérsia, Arábia, Turquia, China. Da China passaram á Coreia e daí navegaram até ao Japão.

  6. O Arroz em Portugal Hoje O arroz tornou-se um dos cereais mais cultivados no nosso país. Precisando de muito água, os arrozais ficam na margem dos rios. A orizicultura (do seu nome Latino Oryza) passou rapidamente para outras zonas ribeirinhas de Portugal. O nosso país é o país da Europa que mais arroz consome. Em média cada pessoa em Portugal come 14,5kg por ano. Em Espanha, Grécia e na Itália o consumo de arroz tambem é elevado.!

  7. A Produção do Arroz Depois de serem colhidos em finais de Outubro, são secos, limpos, descascados, branqueados e polidos… UFAH, pobre do arroz! Então, escolhem-nos em vários tipos: agulha, carolino, médio e curto. E assim é a história do arroz, quem diria que um alimento que comemos diariamente tivesse tantos processos e fosse tão interessante? Mariana Cordeiro 8C n. 14 ☺

More Related