1 / 1

TRABALHO E TRANSTORNOS MENTAIS:

TRABALHO E TRANSTORNOS MENTAIS: UMA ANÁLISE SOBRE OS AFASTAMENTOS POR DIAGNÓSTICOS DE TRANSTORNOS MENTAIS PELA PREVIDÊNCIA SOCIAL NA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA. MSC. KARIN MARTINS GOMES; SIONIR RAFAEL MUJICA DE ALMEIDA – PUIC – Curso de Psicologia- Campus Sul Araranguá.

brier
Download Presentation

TRABALHO E TRANSTORNOS MENTAIS:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. TRABALHO E TRANSTORNOS MENTAIS: UMA ANÁLISE SOBRE OS AFASTAMENTOS POR DIAGNÓSTICOS DE TRANSTORNOS MENTAIS PELA PREVIDÊNCIA SOCIAL NA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA. MSC. KARIN MARTINS GOMES; SIONIR RAFAEL MUJICA DE ALMEIDA – PUIC – Curso de Psicologia- Campus Sul Araranguá Gráfico 1: Número de diagnóstico “F” em relação ao total de benefícios concedido Os diferentes diagnósticos de transtornos mentais são visualizados de maneira mais sistemática por meio do gráfico 2. Não foi possível as entrevistas com o corpo técnico, sendo enviado pos malote questionários, porém o mesmo não foi devolvido as pesquisador. Conclusões Os resultados da pesquisa corroboram com os dados da OMS, sendo a depressão uma das maiores causas de afastamento no trabalho. Desta maneira identificamos uma demanda acerca da saúde mental do trabalhador a ser analisada de forma a delimitar os causadores, os sofredores e as possibilidades de intervenção Cabe ainda a criação de políticas públicas que evidencie o cuidado com a saúde do trabalhador, políticas que ratifiquem a atuação dos profissionais da saúde junto às várias organizações que compõem o cenário organizacional da região sul de Santa Catarina Bibliografia APBr – Associação de Psiquiatria de Brasília.Disponível em: < http://www.apbr.com.br/>. Acessado em: 21 de abril de 2007. CID-10 - Classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde. 9. ed. rev. São Paulo, Ed. EDUSP, 2003. CODO, Wanderley, et al. O trabalho enlouquece?: um encontro entre a clínica e o trabalho. Petrópolis, Ed. Vozes, 2004. DEJOURS, C. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 5. ed. São Paulo; Cortez Oboré, 1992. Apoio Financeiro: Unisul Introdução Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) indicam que a depressão será a segunda maior causa de incapacitação de trabalhadores até 2020 Observa-se de forma empírica que as agências da Previdência Social, diariamente em seus horários de atendimento, são tomadas por um número considerável de pessoas que por vários motivos ali se encontram e solicitam várias modalidades de benefícios Objetivos - Diferenciar os percentuais de afastamento do ambiente de trabalho, entre os afastamentos por transtornos mentais e por outros motivos; - Classificar os diferentes tipos de transtornos mentais causadores dos afastamentos, com base na CID-10; - Verificar junto ao corpo técnico, responsável pela concessão do afastamento do trabalhador, as percepções acerca do processo de diagnóstico de transtornos mentais; e - Delinear propostas de estudos e projetos na área da saúde mental e do trabalho, e na elaboração de políticas públicas e privadas relacionadas aos benefícios concedidos pela Previdência Social Metodologia Coleta dos dados, através de pesquisa documental, no sistema SABI GESTÃO, Realização da análise dos dados obtidos (ano 2006), relacionar os dados com a CID-10,entrevistas com o corpo técnico e elaboração de propostas na área de saúde mental e trabalho

More Related