1 / 34

MEIO AMBIENTE É FRATERNIDADE

MEIO AMBIENTE É FRATERNIDADE. Flávia Biondo da Silva Museu Zoobotânico Augusto Ruschi Instituto de Ciências Biológicas Universidade de Passo Fundo 54 3316 8316 muzar@upf.br. O QUE REPRESENTA?. MEIO AMBIENTE. NATUREZA. RECURSO. PROBLEMA. SISTEMA. PROJETOS COMUNITÁRIOS. CULTURA.

Download Presentation

MEIO AMBIENTE É FRATERNIDADE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MEIO AMBIENTE É FRATERNIDADE Flávia Biondo da Silva Museu Zoobotânico Augusto RuschiInstituto de Ciências BiológicasUniversidade de Passo Fundo 54 3316 8316muzar@upf.br

  2. O QUE REPRESENTA? MEIO AMBIENTE

  3. NATUREZA

  4. RECURSO

  5. PROBLEMA

  6. SISTEMA

  7. PROJETOS COMUNITÁRIOS

  8. CULTURA

  9. BIOSFERA

  10. MEIO AMBIENTE Um lugar determinado e/ou percebido onde estão em relações dinâmicas e em constante interação os aspectos naturais e sociais. Essas relações acarretam processos de criação cultural e tecnológica e processos históricos e políticos de transformação da natureza e da sociedade. (MARCOS REIGOTA, 1994)

  11. MEIO AMBIENTE (SAUVÉ, 2005) A relação com o meio ambiente é eminentemente contextual e culturalmente determinada. Portanto, é mediante um conjunto de dimensões entrelaçadas e complementares que a relação com o meio ambiente se desenvolve. Uma educação ambiental limitada a uma ou outra dessas dimensões fica incompleta e alimenta uma visão enviesada do que seja “estar-no-mundo”

  12. Trata-se de uma dimensão essencial da educação fundamental que diz respeito a uma esfera de interações que está na base do desenvolvimento pessoal e social: a da relação com o meio em que vivemos, com essa “casa de vida” compartilhada (SAUVÉ, 2005, p. 317). EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  13. VIVER NESSA CASA COMPARTILHADA É COMPLEXO. 16ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Cancún, no México. 29 DE NOVEMBRO A 10 DE DEZEMBRO DE 2010 Estabelecer novos acordos em busca da diminuição de emissão de gases poluidores e regras para as atividades 'ecologicamente incorretas' de países desenvolvidos

  14. AQUECIMENTO GLOBAL

  15. QUEIMADAS DESMATAMENTO

  16. MONO- -CULTURAS

  17. PRODUÇÃO POLUIÇÃO

  18. CONSUMISMO LIXO

  19. MUDANÇAS CLIMÁTICAS

  20. DERRETIMENTO DAS GELEIRAS

  21. TEMPORAIS INUNDAÇÕES

  22. MAIS CICLONES TSUNAMI

  23. PRINCÍPIOS Entropia (energia) Indeterminação (partícula elementar) Interdependência Autonomia (participação) Direitos Humanos (?) ou de vida Solidariedade Responsabilidade Social

  24. Entropia (energia)

  25. INDETERMINAÇÃO (partícula elementar)

  26. WERNER HEISENBERG (1926-27) Princípio de Indeterminação, formulado pelo físico alemão, que estabelece a impossibilidade de medir a localização e o movimento de uma partícula ao mesmo tempo. Sendo que, quanto mais precisão buscarmos em um aspecto, por exemplo, a posição mais prejudicada vai ficar para o outro, a velocidade.

  27. INTERDEPENDÊNCIA Interdependências constituem relações circulares nas quais um satisfaz a necessidade do outro, primeiro princípio da complexidade. MORIN (2002, p.38)

  28. AUTONOMIA (participação)

  29. (MORIN, 2002, p. 127) Autonomia viva - é uma autonomia de organização em dois níveis: o nível fenomênico - da existência individual no seio de um ambiente -, o nível generativo - genérico e genético - de um processo transindividual que gera e regenera os indivíduos.

  30. Direitos Humanos (?) ou de condições de vida

  31. SOLIDARIEDADE

  32. RESPONSABILIDADE SOCIAL

  33. MEIO AMBIENTE É SOLIDARIEDADE A vida portanto, nascida da Terra, é solidária da Terra. A vida é solidária da vida. Toda vida animal tem necessidade de bactérias, plantas, outros animais. A descoberta da solidariedade ecológica é uma grande e recente descoberta. Nenhum ser vivo, mesmo humano, pode libertar-se da biosfera (MORIN; KERN, 2003, p.53).

More Related