1 / 17

Missão

Missão.

cole-moody
Download Presentation

Missão

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Missão Um grupo de organizaçõesdedicada a mobilizarforças e criarsinergiasnasociedadeMoçambicanapara combater todas as formas de abuso de menores, através de acções de advocacia, educação e sensibilizaçãorespeitandoosdireitosdacriança e rejeitandoqualquer forma de discriminação, particularmenteemrelaçãoaogénero e idade.

  2. Visão Umasociedadenaqual a criançaparticipa no seudesenvolvimentolivre de qualquer forma de abuso e ondeprevaleceumacultura de respeitopelosseusdireitos.

  3. Relatório do Projectosobremigrção de criançasnãoacompanhadas Julho de 2008

  4. A Rede Came recebeuda Save the Children um valor de USD 15 000 dolarespara a capacitaçãode crianças, encarregados de eduacaçãoemmatériade migraçãodas regiõestranfronteiriçasdaProvínciade Maputo e Gaza Antecedentes

  5. O Projecto consistiu em capacitar os participantes (adultos e crianças) em matéria sobre migração de crianças não acompanhadas, suas implicações legais e os riscos a que poderiam estar expostas, bem como para colher dos participantes aquilo que seriam as motivações que levam as crianças a emigrarem. Objectivo do projecto

  6. Locaisabrangidos Os locaisabrangidospeloprojectoforamas zonastransfronteiriçasdaProvínciade Maputo ( Ressano Garcia, Ponta d’Ouro, Goba e Namaacha) e Gaza ( Chokwe)

  7. Grupo alvo Crianças, pais e encarregados de educação, agentes da guarda fronteira, alfândega, migração e policia, que são os principais intervenientes desta materia, e em cada sessão com uma média de 30 participantes.

  8. Causasgerais Pobreza Fome Falta de escolas de ensino secundário para a continuação dos estudos Maus tratos que algumas crianças sofrem no seio da família Falta de emprego

  9. Causas PONTA D’OURO A procura da moeda usual naquela localidade ( Rand), faz com que as crianças residentes se desloquem para a África do Sul em busca de trabalho A falta de acesso á informação nacional, pois neste ponto do país não há acesso a emissoras de radio e televisão nacionais.

  10. Causas Namaacha Na localidade de Macuacua, algumas crianças são impedidas de ir a escola pelas madrastas e por vezes pelas próprias mães, obrigando-as a fazer MUKERO (actividade de transporte de produtos praticada nas fronteiras) .

  11. Causas Namaacha • Falta de escolas primarias do 2º grau e secundarias nalgumas localidades, o que obriga as crianças a percorrerem longas distâncias para continuar com os estudos, o que leva a desistências de muitas delas, e acabam por emigrar para procurar emprego na África do Sul.

  12. Causas Chokwe Casamentos forçados Crianças órfãs vitimas de HI V/SIDA Falta de centros de acolhimento para crianças em situação difícil

  13. Causas Ressano Garcia A pratica da actividade dos Mareyanes ( pessoas que facilitam a passagem (ilegal) das outras na fronteira de Ressano Garcia) como uma actividade normal para os residentes, sobre o olhar impávido das autoridades A fragilidade no controlo por parte das autoridades competentes

  14. Recomendacoes e desafios Sensibilizar as populações a efetuarem o registo de nascimento. Sensibilizar as populações de modo a que dêem mais valor a educação matriculando as crianças nas escolas. Reabilitação do sistema de regadio de Chókwé com vista a proporcionar mais emprego as populações o que consequentemente reduziria o numero de crianças que emigram por causa da fome e falta de emprego.

  15. Criar um espaço onde as crianças possam desenvolver actividades extra curriculares (actividades culturais, desporto etc.). Expandir o ensino secundário com vista diminuir as distancias e consequentemente reduzir o índice de desistências. Usar as rádios comunitárias para difundir as mensagens sobre as conseqüências das migrações de crianças sem estarem acompanhadas e sobre todos os outros males que afectam as crianças Criar um centro de acolhimento a criança órfã. Investir na agricultura com vista a mitigar a fome

  16. Obrigada Fidelina Mondlane

More Related