1 / 25

Componentes: Betina Piccoli, Diego Nunes e Guilherme Rotta

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS Disciplina: Programação de Periféricos Professor:Eduardo Bezerra. Componentes: Betina Piccoli, Diego Nunes e Guilherme Rotta. Roteiro. Visão Geral HD-DVD vs Blu-ray Qualidade Regiões Aplicações Tendências. Visão Geral.

cyma
Download Presentation

Componentes: Betina Piccoli, Diego Nunes e Guilherme Rotta

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS Disciplina: Programação de Periféricos Professor:Eduardo Bezerra Componentes: Betina Piccoli, Diego Nunes e Guilherme Rotta

  2. Roteiro • Visão Geral • HD-DVD vs Blu-ray • Qualidade • Regiões • Aplicações • Tendências

  3. Visão Geral • Blu-ray é o formato de disco óptico da próxima geração. • Foi criado para possibilitar a gravação e reprodução de vídeo em alta definição (highdefitnition – HD), bem como o armazenamento de grande quantidade de dados. • Oferece mais de cinco vezes a capacidade dos DVDs tradicionais – um disco Blu-ray pode armazenar até 25GB de dados em discos single-layer e 50GB em discos dual-layer.

  4. Visão Geral Discos atuais como o DVD e o DVD±RW utilizam um laser vermelho para leitura e escrita de dados, já o Blu-ray (bem como o HD-DVD) utiliza um laser azul-violeta. A vantagem está no comprimento de onda dos lasers: o do laser vermelho é de 650nm, enquanto o do azul-violeta é de apenas 405nm.

  5. Visão Geral • A capacidade de armazenamento de um disco depende do comprimento de onda da luz do laser e da abertura da lente utilizada para a gravação dos dados. • Como o laser azul-violeta possui um comprimento de onda menor (405nm), o raio pode ser direcionado de forma mais precisa na superfície do disco. Assim, os dados são mais bem comprimidos, fazendo com que o mesmo espaço contenha mais informação.

  6. Visão Geral Formatos BD-ROM: Disco de leitura BD-R: Disco gravável BD-RE: Disco regravável Curiosidade: A letra “e” da palavra “blue” foi retirada porque em alguns países não é permitido registrar uma palavra comum como um nome comercial.

  7. HD-DVD vs Blu-ray • Blu-ray e HD-DVD são as duas tecnologias de armazenamento óptico que disputaram a sucessão do DVD. Com a TV de alta definição, a capacidade do DVD ficou insuficiente para este tipo de aplicação. • A principal diferença entre estas tecnologias é a capacidade de armazenamento, conseqüência da diferença dos métodos para gravação de dados entre ambas.

  8. HD-DVD vs Blu-ray • Para gravar um disco Blu-ray ou HD DVD, um laser azul-violeta é usado para queimar buracos na superfície do disco (pits). As áreas que não foram queimadas são chamadas de lands. • Os pits e lands são organizados em forma de espiral. Quanto menor a distância entre as trilhas de espiral, mais dados podem ser armazenados. No Blu-ray a distância entre as trilhas de espiral é de 0,32µm; no HD-DVD esta distância é de 0,40µm.

  9. A abertura numérica da lente do laser (numerical aperture) do Blu-ray é de 0,85, enquanto a do HD-DVD é de 0,65. O laser do Blu-ray é mais largo e não penetra tanto no substrato do disco como fazem o CD, DVD ou HD-DVD.

  10. No DVD e no HD-DVD a camada de gravação está a 0,6mm de distância da camada protetora, sendo que nos discos Blu-ray esta distância é de apenas 0,1mm.

  11. Embora seja possível armazenar mais dados num disco Blu-ray, estes encontram-se muito mais perto da superfície do que em todas as outras formas de armazenamento óptico, o que aumenta o risco de perda de dados no caso de o disco sofrer danos. • Por isto, eles ganharam uma capa de substrato (tecnologia Durabis II) composta por uma camada de substrato de 1,1mm para um lado e 1mm para o outro. • Além de evitar arranhões, esta camada facilita a leitura.

  12. HD-DVD vs Blu-ray • O Blu-ray, da Sony, teve apoio das seguintes marcas: Apple, Dell, HP, Panasonic, Philips, Samsung e TDK, entre outras. Além disso, teve o apoio dos estúdios Paramount, Universal, Warner, DreamWorks, etc • O HD DVD teve apoio das seguintes marcas: Microsoft, Sanyo e NEC, entre outras, tendo como empresa líder a Toshiba. Alem disso, teve o apoio dos estúdios Sony Pictures (incluindo MGM/TriStar), Disney (incluindo Touchstone, Miramax), Fox e LionsGate.

  13. HD-DVD vs Blu-ray

  14. HD-DVD vs Blu-ray No dia 19 de fevereiro, a Toshiba anunciou sua derrota, cancelando a produção do HD-DVD. Aproximadamente 1 milhão de unidades já haviam sido vendidas, incluindo leitores HD-DVD em computadores e consoles Xbox. A disputa entre os dois formatos durou cerca de 2 anos, sendo que a definição final com relação a derrota do HD-DVD ocorreu após a Warner aderir ao formato Blu-ray e a Walmart parar de vender o drive de HD-DVD.

  15. Qualidade • Quanto à qualidade de imagem e som, ambos osformatos (HD-DVD e Blu-ray) nãodeixam a desejar. A capacidade extra do Blu-ray, combinada com o uso de codecsavançados de áudio e vídeo, proporcionaumaexperiênciaemaltadefiniçãosemprecedentes. • Blu-ray suportaaté 7.1 canais de som surround de altadefinição.

  16. Regiões Os DVDs vêm codificados em regiões, para o controle de pirataria, vendas, conteúdos e preços. As regiões nos DVDs vão de 1 a 8, causando aos países menos favorecidos atrasos ou não lançamento de diversos títulos, o que não ocorre na região 1.

  17. Regiões Com a mudança promovida pelo Blu-ray, o mundo passa a ser dividido apenas em 3 regiões: A, B e C. O Brasil agora está na região A, ao lado dos Estados Unidos.

  18. Aplicações O Blu-ray é completamente suportado pelo Playstation 3. A grande capacidade de armazenamento do Blu-ray faz com que o mesmo seja uma ótima solução para reprodução de filmes e jogos em alta definição, proporcionando jogos mais realistas para o console.

  19. Aplicações A Hitachi lançou as primeiras filmadoras Blu-ray. O modelo DZ-BD70 pesa 650g e grava vídeos para discos Blu-ray e DVD. O modelo DZ-BD7H possui disco rígido de 30 GB.

  20. Tendências • No inicio do ano, a China anunciou que irá desenvolver um formato de mídia baseado no HD-DVD, o CH-DVD. Este formato de vídeo nacional é concebido pela China, para a China. Tem por objetivo levar a alta definição aos lares chineses sem ter que pagar royalties à Sony, detentora dos direitos do Blu-ray.

  21. Tendências • Já existe protótipo de disco Blu-ray de quatro camadas (100GB) e também estão sendo desenvolvidos discos Blu-ray com oito camadas (200 GB). • Com um grande aumento de banda disponível será possível assistir a filmes em alta definição no PC ou na TV via rede, porém, ainda irá demorar para que a infra-estrutura do setor seja aprimorada a ponto de permitir o download de longas-metragens em alta resolução em um tempo razoável.

More Related