1 / 18

GRIPE A

GRIPE A. TROCA AS VOLTAS À GRIPE COM A BIBLIOTECA. PAPEL DA BE NO PLANO DE CONTINGÊNCIA.

Download Presentation

GRIPE A

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GRIPE A TROCA AS VOLTAS À GRIPE COM A BIBLIOTECA

  2. PAPEL DA BE NO PLANO DE CONTINGÊNCIA É fundamental definir o papel da biblioteca em termos de informação e prevenção e na promoção de actividades pedagógicas a desenvolver em situação de crise, com relevo para actividades a distância, «É de equacionar a possibilidade de utilização do teletrabalho».

  3. PAPEL DA BE NO PLANO DE CONTINGÊNCIA O Professor Bibliotecário deve organizar um conjunto de medidas a articular e integrar no Plano de Contingência da escola/agrupamento, considerando prioritariamente o seguinte:

  4. MEDIDAS PARA O PLANO DE CONTINGÊNCIA • Criação de pacotes de livros e de outros documentos em diferentes suportes, seleccionados por temas, disciplinas, anos de escolaridade, etc., para empréstimo domiciliário, sob condições de higiene controladas, aos alunos da escola e do agrupamento.

  5. MEDIDAS PARA O PLANO DE CONTINGÊNCIA • Divulgação de listas da documentação seleccionada, em espaços específicos da biblioteca, na sala de professores das diferentes escolas do agrupamento, e ainda através do sítio e blogue da escola/agrupamento e da biblioteca.

  6. MEDIDAS PARA O PLANO DE CONTINGÊNCIA • Disponibilização no sítio e blogue da escola/agrupamento e da biblioteca, em lugar de destaque, de documentos de apoio à pesquisa de informação e à elaboração de trabalhos escolares, para acesso dos alunos a partir de casa.

  7. MEDIDAS PARA O PLANO DE CONTINGÊNCIA • Organização e divulgação, através da internet, de propostas de trabalho curricular no âmbito das diferentes disciplinas/anos, a realizar a distância e/ou presencialmente.

  8. MEDIDAS PARA O PLANO DE CONTINGÊNCIA • Organização de maletas pedagógicas com materiais diversos, destinadas a empréstimo para as salas de aula das diferentes escolas do agrupamento. • Apresentação em estantes/expositores visivelmente assinalados, de livros, documentação temática e novidades, seleccionados de modo a motivar e facilitar a sua consulta.

  9. MEDIDAS PARA O PLANO DE CONTINGÊNCIA • Selecção e divulgação de listas de livros adequados para empréstimo domiciliário a professores e a funcionários. • Elaboração e divulgação de propostas de leituras, filmes e sítios a explorar pelos alunos em casa, com a família e com os amigos.

  10. MEDIDAS PARA O PLANO DE CONTINGÊNCIA • Activação de meios de contacto e interacção a distância com a comunidade escolar, para além do correio electrónico e plataforma moodle, tais como: página web, blogue, twitter, facebook, hi5 e outros.

  11. MEDIDAS PARA O PLANO DE CONTINGÊNCIA É fundamental que os professores bibliotecários, em colaboração com a equipa da biblioteca e os professores, procurem assegurar os materiais e os meios de comunicação que permitam desenvolver formas orientadas de trabalho escolar à distância e formas culturalmente relevantes de ocupação do tempo passado em casa.

  12. MEDIDAS PARA O PLANO DE CONTINGÊNCIA Será indispensável a disponibilização do catálogo da biblioteca através da internet, e a organização e publicitação de listagens de documentação adequadas a objectivos distintos – curriculares e não curriculares – e aos diferentes públicos da comunidade escolar.

  13. INFORMAÇÃO/ PREVENÇÃO Quanto a medidas gerais de informação e prevenção da Gripe A – 2009, de acordo com as orientações da DGS, a biblioteca, enquanto lugar privilegiado onde a informação é disponibilizada, deverá prever:

  14. INFORMAÇÃO/ PREVENÇÃO • recolha e divulgação, em formato impresso e virtual, de informação sobre a gripe A - 2009 e os comportamentos preventivos a adoptar; • dispositivos e medidas de desinfecção das mãos à entrada da biblioteca; • meios de protecção – lenços de papel, luvas e máscaras - a usar pela equipa da biblioteca, sempre que aconselhável; • periodicidade de limpeza do espaço da biblioteca, das superfícies de trabalho – incluindo teclados, ratos, auscultadores …. – e de outros objectos de manuseamento quotidiano; • período de quarentena da documentação após empréstimo domiciliário; • plano de substituição, no seio da equipa da biblioteca, do professor bibliotecário e do(s) funcionário(s), em caso de ausência destes.

  15. RECURSOS EM LINHA Documentos de apoio à prevenção da Gripe A 2009: • Guia para a elaboração de Planos de Contingência das Escolas;  • Recomendações; • Medidas de Prevenção e Controlo em Escolas; • Projecto «Ler+, Agir contra a Gripe»; • Gripe A: Sintomas – DGS http://www.youtube.com/watch?v=dMr0ijAVwlMG • Gripe A: Cuidados – DGS http://www.youtube.com/user/dgsportugal#play/all/uploads-all/1/uaoUffbDqgI

  16. RECURSOS EM LINHA • Documentos sobre a Gripe A http://www.cienciahoje.pt/files/33/33469.pdf http://www.wook.pt/ficha/constipacoes-e-gripes/a/id/97348/filter/ http://www.wook.pt/ficha/pandemia-de-gripe/a/id/2081046/filter/ http://static.publico.clix.pt/docs/gripeA.pdf http://www.wook.pt/ficha/primeiros-socorros-para-pais/a/id/170098/filter/

  17. RECURSOS EM LINHA http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=onunoescapaagripea

  18. INFORMAÇÃO TODA A INFORMAÇÃO DISPONÍVEL EM http://www.rbe.min-edu.pt/np4/np4/97

More Related