1 / 8

LEITURA DE INFOGRÁFICOS

H 8 – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico social. C 2 – Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

dara-bush
Download Presentation

LEITURA DE INFOGRÁFICOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. H 8 – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico social C 2 – Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

  2. INTERPRETAÇÃO DE POEMAS LEITURA DE INFOGRÁFICOS

  3. UFF - 2008 A política imigracionista do Império Brasileiro quase sempre esteve relacionada à necessidade de mão-de-obra em substituição ao cativo e ao liberto, considerados incapazes para o trabalho livre. O conteúdo ideológico desta assertiva tem propiciado uma intensa produção acadêmica sobre o tema. Assinale a opção que traduz a afirmativa correta.

  4. (A) A formação de colônias oficiais tinha um conteúdo estratégico em áreas limítrofes com outros países, já que assegurava o domínio brasileiro sobre as terras fronteiriças. (B) Ao contrário do que normalmente se pensa, a política imigracionista esteve ancorada na distribuição de grandes lotes de terras para fazendeiros, oriundos das regiões mais ricas da Europa Ocidental. (C) A imigração chinesa foi tentada com muito sucesso nas regiões sul do Brasil na primeira metade do século XIX, impulsionada pela visão positiva sobre os asiáticos. (D) O fluxo migratório revela o interesse dos camponeses europeus em busca de novas terras. O Brasil raramente conseguiu atrair imigrantes, sendo insignificante o número que chegou ao país no século XIX. (E) O vitorioso projeto de colonizar o Brasil com base na pequena propriedade assentou-se no esforço de democratizar o acesso à terra nos moldes norte-americanos.

  5. ENEM - 2006 O relatório anual (2002) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revela transformações na origem dos fluxos migratórios. Observa-se aumento das migrações de chineses, filipinos, russos e ucranianos com destino aos países-membros da OCDE. Também foi registrado aumento de fluxos migratórios provenientes da América Latina. No mapa seguinte, estão destacados, com a cor preta, os países que mais receberam esses fluxos migratórios em 2002.

  6. As migrações citadas estao relacionadas, principalmente, a (A) ameaca de terrorismo em países pertencentes a OCDE. (B) política dos países mais ricos de incentivo a imigração. (C) perseguição religiosa em países muçulmanos. (D) repressão política em países do Leste Europeu. (E) busca de oportunidades de emprego.

  7. ENEM – 2004 Ao longo do século XX, as características da população brasileira mudaram muito. Os gráficos mostram as alterações na distribuição da população da cidade e do campo e na taxa de fecundidade (número de filhos por mulher) no período entre 1940 e 2000.

  8. Comparando-se os dados dos gráficos, pode-se concluir que (A) o aumento relativo da população rural é acompanhado pela redução da taxa de fecundidade. (B) quando predominava a população rural, as mulheres tinham em média três vezes menos filhos do que hoje. (C) a diminuição relativa da população rural coincide com o aumento do número de filhos por mulher. (D) quanto mais aumenta o número de pessoas morando em cidades, maior passa a ser a taxa de fecundidade. (E) com a intensificação do processo de urbanização, o número de filhos por mulher tende a ser menor.

More Related