1 / 111

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Sejam bem vindos

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Sejam bem vindos. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES. Apresentações. Facilitador:  Breve identificação do apresentador (nome, cargo, ligação com o projeto, etc) e das pessoas que fazem parte da instituição e que estiverem presentes. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES.

dash
Download Presentation

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Sejam bem vindos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Sejam bem vindos

  2. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Apresentações Facilitador:  Breve identificação do apresentador (nome, cargo, ligação com o projeto, etc) e das pessoas que fazem parte da instituição e que estiverem presentes.

  3. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Contrato • Informações gerais: •  Horários; • Uso de celulares. • Funcionamento do programa • Etc.

  4. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Integração

  5. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES O principio é Bíblico: 1. “Façamos o Homem...” 2. “Não é bom que o homem esteja só...” 3. “Onde estiverem dois ou três reunidos...” 4. “Onde não há conselho, fracassam os projetos, mas com muitos conselheiros há bom êxito.”

  6. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES O trabalhoem equipe: ”O talento ganha o jogo, mas o trabalho de equipe e a inteligência ganham o campeonato”. (Michael Jordan)

  7. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Prática: dinâmica de grupo: Organização de um grupo de trabalho.

  8. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Prática: dinâmica de grupo: Objetivo: Para que o trabalho em grupo seja mais dinâmico, participativo, harmônico, planejado e produtivo. Para quantas pessoas: Não importa quantas pessoas estejam em plenária, deve-se fazer grupos com cerca de 8 pessoas.

  9. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Prática: dinâmica de grupo: Descrição da dinâmica: Cada grupo escolhe rapidamente um secretário, um coordenador e um cronometrista (levando em conta a definição de funções que serão apresentadas a seguir).Pode-se definir outras tarefas mais, se o grupo achar necessário.

  10. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Prática: dinâmica de grupo: O grupo, então, faz seu planejamento: a) O método que será seguido, as etapas, o trabalho pessoal e grupal, etc. b) quanto tempo será usado para cada coisa: o grupo recebeu um tempo global de 25 minutos para realizar toda a sua tarefa e agora precisa subdividir o tempo de acordo com as etapas que foram definidas. .

  11. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Prática: dinâmica de grupo: c). verificação da tarefa: o coordenador deve verificar se todo o grupo entendeu o que será feito e qual será o caminho percorrido. Se for preciso, volta a explicar o que se vai fazer. O grupo desenvolve a tarefa da qual foi incumbido. Realizada a tarefa, avalia-se o processo vivido pelo grupo. Trabalho a ser realizado: ação para desenvolvimento de equipe, que possa atender vários públicos (algo não específico).

  12. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Prática: dinâmica de grupo: Funções no grupo - Coordenador: Sua missão é fazer com que todos façam. É quem distribui as tarefas e faz com que todos participem. Pede que falem os que ainda não falaram. Pede que falem menos os que falaram demais. Preocupa-se com a dinamicidade do trabalho em grupo e que os objetivos sejam alcançados. Não é alguém que vai monopolizar a fala, nem emitir uma opinião atrás da outra. Sua missão é fazer com que os outros opinem e atuem, ou seja, sua missão é coordenar.

  13. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Prática: dinâmica de grupo: Funções no grupo - Secretário: Sua missão não é tanto fazer uma ata do que foi dito mas fazer uma síntese do que o grupo falou e fez. Prepara o seu informe para apresentar no plenário, mas antes deve sujeitar à aprovação do grupo.

  14. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Prática: dinâmica de grupo: Funções no grupo - Cronometrista: O tempo para cada etapa do trabalho deve ser determinado pelo grupo. A função do cronometrista é indicar se o tempo ainda é suficiente ou se já estourou. Não deve deixar para avisar em cima da hora, mas de forma que o grupo possa se reorganizar com seu tempo, realizando as tarefas que lhe foram pedidas.

  15. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Conceito de grupo: Diante do que foi vivido, qual o seu conceito de grupo?

  16. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Conceito de grupo: “Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos que apresentam certa interação e interdependência e que se associam para alcançar determinado objetivo” (ROBBINS).

  17. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Conceito de grupo: * Ainda diante do que você vivenciou, um grupo pode ser considerado apenas como uma reunião de pessoas que interagem umas com as outras? Por que?

  18. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Conceito de grupo: Um grupo não pode ser considerado apenas como uma reunião de pessoas que interagem, pois necessitam de um propósito comum.

  19. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Características psicológicas do grupo: sentem-se recompensados em fazer parte do grupo Pode ser definido como dois ou mais indivíduos que buscam um objetivo comum são definidos pelos demais como pertencentes ao grupo. interagem uns com os outros e são interdependentes definem-se a si mesmo como membro compartilham regras de funcionamento influenciam uns aos outros

  20. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Conceito de equipe: Qual o seu conceito de equipe?

  21. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Conceito de equipe: Equipe é um encontro de pessoas com habilidades complementares, comprometidas com objetivos, metas de desempenho e abordagens comuns pelos quais se consideram mutuamente responsáveis.

  22. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Diferença entre grupo e equipe: A distinção básica está no grau de desempenho. Enquanto o grupo se baseia nas contribuições individuais dos integrantes para a obtenção dos resultados, uma equipe busca o incremento no desempenho proporcionado pelo produto de um trabalho verdadeiramente coletivo

  23. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Feedback da atividade: • Como foi resultado da tarefa? Foi produtivo? • Você gostaria de trabalhar novamente com a mesma equipe? • (3) Você acha que houve satisfação das necessidades dos membros da equipe?

  24. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Critérios e fatores determinantes da eficácia das equipes: • resultado da tarefa; • desejo dos membros da equipe em trabalhar juntos novamente; • (3) satisfação das necessidades dos membros da equipe.

  25. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Fatores importantes nos membros das das equipes: • a auto-observação; • a auto-avaliação; • o auto-estabelecimento de objetivos • o auto-monitoramento; • o auto-criticismo • a geração de expectativas em relação ao seu desempenho futuro.

  26. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Porque trabalhar em equipe? • O Propósito principal é reforçar os laços internos, criar um forte espírito de time onde prevaleça o compromisso com o resultado e a produtividade através do respeito mútuo e da valorização da diversidade. •  Trabalho em Equipe =  Resultado do Negócio

  27. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Vantagens do trabalho em equipe: • Facilidade na realização das tarefas; • Confiança; • Rapidez; • Maior produtividade e qualidade; • Divisão de tarefas; • Sem sobrecarga.

  28. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Vantagens do trabalho em equipe: Variedade de idéias; Mais conhecimentos Aprendizado Criatividade; Mais motivação;

  29. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Exemplo que vem da natureza

  30. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Exemplo que vem da natureza Os gansos voam na típica formação em “V”; O vácuo melhora o desempenho individual; Só, sente a resistência, e volta à equipe; Quando o ganso líder se cansa, muda de posição; Os gansos de trás grasnam encorajam os da frente; Quando um ganso enfraquece, há acompanhamento.

  31. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Introdução  É certo afirmar que o que se pede ao gestor atual é que ele produza mais rápido e com menor custo?

  32. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Valorização do colaborador Ideal romântico? Utopia? Modismo? Filantropia? NECESSIDADE!!!

  33. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Gestores autoritários Mudança de comportamento = NECESSIDADE!!!

  34. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Cortes PRODUTO CORTES HUMANO NATUREZA ATO

  35. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Cortes PRODUTO O colaborador não tem nenhum direito a controlar o que é, por que, para quem é feito, nem qualquer controle sobre seu destino, o fruto de sua venda, dar sugestões de melhorias, etc);

  36. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Cortes ATO Corte onde o colaborador, como o seu gestor também, não é mais do que uma reserva de energia muscular ou mental que realiza trabalhos ditados e impostos pela hierarquia.

  37. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Cortes NATUREZA Substituição das necessidades mais naturais em detrimento de natureza em si, pela satisfação de necessidades ditadas pela ordem dos bens materiais

  38. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Cortes HUMANO O trabalhador que se torna estranho em relação à sua essência genérica, à sua condição de criador de seu meio e de si mesmo, dotado de livre arbítrio e em oposição a seu semelhante que o utiliza e o explora, o qual é também alienado por sua submissão às leis do capital.

  39. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Fases do grupo AFEIÇÃO INCLUSÃO CONTROLE

  40. FASES DO GRUPO Inclusão: • Cada membro procura seu lugar; • Faz tentativas para encontrar e estabelecer os limites de sua participação; • O quanto vai dar de si e o quanto espera receber; • Como se mostrará ou que papel desempenhará.

  41. FASES DO GRUPO Controle: • Interesse pelos procedimentos que levam às decisões; • Busca pela satisfação das suas necessidades de controle, influência e responsabilidade; • fase de grandes conflitos, momentos de tensão, divergência de valores, medo de perda de status.

  42. FASES DO GRUPO Afeição: • os participantes começam a expressar e buscar integrações emocionais; • Cada um procura conhecer as possibilidades de intercâmbio emocional, comprometimento com resultados produtivos e eficazes.

  43. DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS • Empresas (e pessoas) que aprendem = único caminho para a sobrevivência das organizações.

  44. DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS Domínio pessoal: • Auto-conhecimento (pontos positivos e para melhorar) • aprofundar seus próprios objetivos; • Local para concentrar esforços, a ver a realidade de forma objetiva.

  45. DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS Domínio pessoal: - O líder deve promover momentos de reflexão onde essas informações possam aflorar. - Que tipo de trabalho vocês pensam em realizar para que os seus liderados possam se conhecer mais profundamente?

  46. DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS Modelos mentais: São idéias profundamente enraizadas, generalizações e mesmo imagens que influenciam o modo como as pessoas vêem o mundo e as suas atitudes.

  47. DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS Modelos mentais: - O que vocês pensam em fazer com relação a inovação junto aos seus colaboradores?.

  48. DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS Visões partilhadas: Quando um objetivo é percebido como concreto e legítimo, as pessoas o aceitam não como uma obrigação, mas por vontade própria, . - O que vocês podem fazer para melhorar a visão partilhada entre os colaboradores?

  49. DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS Aprendizagem em grupo: Nas equipes nas quais as habilidades coletivas se sobrepõem às individuais, se desenvolve a capacidade para a ação coordenada. A aprendizagem em grupo começa com o diálogo. Como está o diálogo na sua equipe? E o que pode ser feito para otimizar esta ferramenta?

  50. DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS Pensamento sistêmico: É constituído por um modelo de conceitos, composto por conhecimentos que visam melhorar o processo de aprendizagem e apontar as futuras direções para o aperfeiçoamento. Como tem sido tratado o pensamento sistêmico na sua equipe? Como pode ser otimizado??

More Related