1 / 20

Ciúmes

Ciúmes. Proposta.

dmitri
Download Presentation

Ciúmes

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ciúmes

  2. Proposta Algum nível de ciúmes é necessário em  todo relacionamento. Todos nós, alguma vez, já o sentimos.  As pessoas costumam dizer que o ciúmes é o tempero do amor, aquela pitada que o incrementa, mostrando que o interesse mútuo permanece aceso. A presença de ciúmes é saudável nas relações amorosas. O ciúmes serve como um sensor, uma medida da segurança que se sente na relação. Sua ausência, tanto quanto seu excesso, pode prejudicar o relacionamento. No caso do ciúmes normal, a honestidade e o reasseguramento do companheiro são importantes. (...)

  3. Proposta : Ultraje A Rigor - Ciúme : . Eu quero levar uma vida moderninhaDeixar minha menininha sair sozinhaNão ser machista e não bancar o possessivoSer mais seguro e não ser tão impulsivoMas eu me mordo de ciúmeMas eu me mordo de ciúmeMeu bem me deixa sempre muito à vontadeEla me diz que é muito bom ter liberdadeQue não ha mal nenhum em ter outra amizadeE que brigar por isso é muita crueldadeMas eu me mordo de ciúmeMas eu me mordo de ciúme

  4. Proposta Proposta: Baseando-se nos textos e na ilustração anterior, produza uma redação, com certa de trinta linhas abordando o tema neles proposto.

  5. Racionalidade e informação do texto dissertativo Sensibilidade e criatividade do texto narrativo Proposta Quando não há especificação da modalidade de texto, há pelo menos dois caminhos

  6. Dissertação Levantamento de informações O que é? Quais os tipos? Quais as causas? Quais as conseqüências? O que deve ser feito?

  7. O que é??? 1    estado emocional complexo que envolve um sentimento penoso provocado em relação a uma pessoa de que se pretende o amor exclusivo; receio de que o ente amado dedique seu afeto a outrem; zelo (mais us. no pl.) 2    medo de perder alguma coisa 3    m.q. inveja

  8. Quais os tipos??? • No relacionamento. • Na amizade. • Na família. • No trabalho. • Patológico. • Tempero do amor.

  9. Quais as causas??? • Baixa auto-estima • Desconfiança • Insegurança • Excesso de dedicação • Valores sociais • Influência externa • Idéia de posse

  10. Quais as conseqüências??? “Entre absurdos e ridículos, há o caso de uma paciente portadora de Ciúme Patológico que marcava o pênis do marido assinando-o no início do dia com uma caneta e verificava a marca desse sinal no final do dia (Wright, 1994). Mais absurda ainda é a história de outro paciente, com ciúme obsessivo, que chegava a examinar as fezes da namorada, procurando possíveis restos de bilhetes engolidos (Torres, 1999).” Em http://72.14.203.104/search?q=cache:4ONUuGGB1UwJ:sites.uol.com.br/gballone/voce/ciume.html+tipos+de+ci%C3%BAme&hl=pt-BR&gl=br&ct=clnk&cd=1

  11. Qual a conclusão??? • Quando patológica, deve ser tratada. • O exercício de conviver com as diferenças. • Melhorar a auto-estima. • Diálogo e não brigas.

  12. O texto Tempero amoroso Possível traição. A grande dúvida de Bentinho, personagem de Machado de Assis na obra Dom Casmurro, dá a dimensão exata sobre o grau de sofrimento que se pode atingir em decorrência do ciúme. A dúvida latente quanto à fidelidade de Capitu levou-o a posturas extremadas em nome de sua pseudocerteza.

  13. O texto Sem um único motivo específico, esse sentimento que nos atinge em menor ou maior porte pode se originar de várias maneiras. Uma delas é a baixa auto-estima, que leva o ciumento a crer que um outro qualquer possa ser melhor que ele, questionando, assim, o grau de fidelidade do companheiro, seja de um relacionamento amoroso, de uma amizade ou mesmo um irmão.

  14. O texto As conseqüências, quando o ciúme atinge graus patológicos, podem ser desastrosas. Da pequena birra à contratação de detetives particulares, de vasculhar bolsos e e-mail à histeria, o ciúme pode desencadear até atos mais assombrosos como a violência física e até mesmo a morte.

  15. O texto Para alguns, entretanto, o ciúme, quando não patológico, pode ser o tempero necessário para um bom relacionamento. É a partir dele que o companheiro se sente importante e por que não dizer mais seguro, visto que se sente amado e protegido.

  16. O texto Ninguém pode ao certo afirmar que Capitu traíra Bentinho ou o ciúme desse fora doentio. É certo que se houvesse um diálogo e um aumento de sua auto-estima, certamente a literatura perderia um clássico, mas haveria sim um casal mais feliz.

  17. O texto Nem quis escutar Não deixo, não deixo mesmo. Com o amor, tem que se ter cuidado. Chega um instante em que se pode perdê-lo, aí, não há como retomá-lo. E naquele domingo foi assim. Sol, céu azul, eu e ela, num passeio carinhoso pelo parque.

  18. O texto Sua vontade de tomar um sorvete me fez mais que rapidamente sair em direção ao sorveteiro. Se quer um conselho, aí vai: amor precisa de atenção, deve ser regado, para que cresça tal qual a mais linda flor. Deixei-a ali, a olhar para os lados, a ver pombas pousarem e subirem, deliciando-se em andar pelo meio delas. Umas, ela tentava até pegar. Linda!!!! Foi só pedir o sorvete (lembro me muito bem, era de limão, ela adorava limão) e esperar o troco, para que alguém se aproximasse.

  19. O texto Eu sei que ela é linda. Alguns até insistiam em dizer-me isso diretamente. Não posso negar que em várias vezes senti orgulho. Em outras tantas, insegurança. Mas o que mais me incomodava era o fato de toda vez que ela estava só, sempre vinha alguém com aqueles sorriso e voz melosos. Mais uma vez estava acontecendo aquilo...num domingo ensolarado.

  20. O texto Com os sorvetes na mão, saí com meus passos firmes, determinados. Não deixo, não deixo mesmo. Com o amor tem que se ter cuidado. Chegando lá, peguei-a pela mão. Coloquei-a no colo e disse em tom de reprimenda “Minha filha, quantas vezes mandei não conversar com estranhos?”. Ela tentou argumentar, com sua voz infantilmente doce “Mas ela era amiga, mamãe...” Nem quis escutar...

More Related