1 / 16

IV SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM - 2013

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP. IV SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM - 2013. INTERDISCIPLINARIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO. Equipe de discussão.

dwight
Download Presentation

IV SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM - 2013

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP IV SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM - 2013 INTERDISCIPLINARIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO

  2. Equipe de discussão Programas de Pós-Graduação: Biodiversidade Animal Direito Engenharia Ambiental Agrobiologia Ciências Sociais Extensão Rural Letras (Coordenação da mesa)

  3. PPG BIODIVERSIDADE ANIMAL Há um panorama favorável em termos de recursos naturais, da qualificação de recursos humanos e de capacitação profissional, mas persistem problemas básicos, em virtude muitas vezes da falta de estudos interdisciplinares: • Ainda entende-se pouco sobre a organização da diversidade biológica e sua resposta às ações antrópicas; • O país carece de modelos conceituais e de inovação tecnológica capazes de permitir a exploração sustentável e economicamente competitiva dos recursos da biodiversidade (ex. o custo de oportunidade da floresta Amazônica permanece elevado); • Há pouca comunicação entre a ciência produzida pela área no país e a tomada de decisão em diferentes níveis da administração pública e da decisão empresarial (ciência da biodiversidade vs. política de biodiversidade).

  4. PPG BIODIVERSIDADE ANIMAL Na prática, é preciso ampliar a interdisciplinaridade entre programas que trabalham com a descrição (sistemática, taxonomia, biologia de organismos, fisiologia), com a organização/evolução (sistemática, ecologia, biogeografia, genética) e com o uso (biologia da conservação, ciências ambientais, bioprospecção, etnobiologia) da biodiversidade. Isoladamente, mas principalmente, na interface entre essas disciplinas é que estão emergindo as ferramentas e os conceitos científicos norteadores da pesquisa e da intervenção humana no mundo natural.

  5. PPG BIODIVERSIDADE ANIMAL A área de avaliação de Biodiversidade abriga um conjunto de disciplinas dentro de três temas básicos: descrição, entendimento da organização e conservação/uso sustentável da biodiversidade. Estes temas abrigam classicamente disciplinas nas áreas de botânica, zoologia, oceanografia biológica, ecologia e biologia da conservação. No contexto de uma interdisciplinaridade mais ampla, existem claras interfaces entre (1)biodiversidade e saúde, (2) biodiversidade e políticas públicas, (3) biodiversidade e desenvolvimento sustentável, (4) biodiversidade e produtos/processos tecnológicos, e (5) biodiversidade e ensino.

  6. PPG BIODIVERSIDADE ANIMAL INTERDISCIPLINARIDADE A área reconhece a necessidade de definir temas de pesquisas e perfis de formação profissional com caráter multi e interdisciplinar e que representam demandas atuais de pesquisa e formação de recursos humanos. Esta questão é clara no caso dos mestrados profissionais, os quais poderiam atender a demanda de formação de, por exemplo, biólogos da conservação, gestores de biodiversidade, analistas ambientais e gestores de dados biológicos, e que se caracterizam claramente por demandarem uma formação multidisciplinar.

  7. PPG LETRAS • Documento de Área 2013 A Área de Letras e Linguística, em sua composição, aborda estudos literários, linguísticos e interdisciplinares, cujo enfoque crítico-teórico, descritivo e analítico tem como objeto de análise a língua e a literatura em seus mais variados escopos. Tais estudos perpassam inúmeras perspectivas, a exemplo dos estudos da tradução, dos estudos culturais, dos estudos aplicados, das questões relativas ao ensino, etc

  8. PPG LETRAS A Área tem uma intrínseca vocação para a interdisciplinaridade que está na base de sua concepção teórico-crítica, e que permite um redimensionamento de seus objetos e métodos de investigação, conduzindo a uma reflexão epistemológica atenta a várias possibilidades de análise. Essa vocação, seja no domínio da língua seja no da literatura, possibilita a reflexão de conceitos fundamentais, abrindo-os à interferência de teorias e métodos de outras áreas e disciplinas, cujo diálogo interdisciplinar conduz a uma percepção diferenciada, que não se reduz a uma simples justaposição, mas, sim, a uma transversalidade que perpassa as várias disciplinas.

  9. PPG LETRAS No PPGL: Na organização do PPGL, podemos verificar o caráter interdisciplinar (em cada área de concentração): Linhas de Pesquisa: Língua, sujeito e história; Linguagem e Interação; Linguagem no contexto social; Literatura, comparatismo e crítica social e Escritas literárias e Leitores Projetos; Disciplinas; Teses, dissertações e produção Intelectual. Dificuldade: Embora a interdisciplinaridade seja pontuada fortemente no Documento de Área (e na organização do PPGL), há uma dificuldade para identificar, entender e aceitar esse caráter nas atividades Acadêmicas do(s) Programa(s).

  10. PPG CIÊNCIAS SOCIAIS • Considerações sobre mutlidisciplinaridade e interdisciplinaridade na área (excertos documento do comitê de área 2) • No Brasil, dois modelos iniciais compuseram a formação de Sociologia na graduação e na pós-graduação. A Escola Livre de Sociologia e Política e o curso de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo, respectivamente de 1933 e 1934. Em termos de graduação, a partir da reforma de 1968 o modelo Ciências Sociais, incluindo as três disciplinas Sociologia, Antropologia e Ciência Política, passou a ser dominante. (...) Na pós-graduação, o modelo disciplinar Sociologia, convive com as Ciências Sociais com uma proposta interdisciplinar de integração das três disciplinas. (...).

  11. PPG CIÊNCIAS SOCIAIS • O caráter interdisciplinar da Sociologia se expressa também no impacto que as análises sociológicas têm sobre os mais variados aspectos da vida social e política e na abordagem de grande diversidade de temas, o que é feito utilizando múltiplos recursos teóricos e metodológicos. Em termos do diálogo interdisciplinar a observa-se que a Sociologia ultrapassa a conexão com as demais disciplinas das Ciências Sociais, Antropologia e Ciência Política, estabelecendo importantes vínculos com a História, Economia, Educação, Comunicação Social, Psicologia, Biologia, Arquitetura, Educação Física, para citar apenas alguns dos diversos campos de conhecimento interconectados na produção do conhecimento sociológico.

  12. PPG CIÊNCIAS SOCIAIS • É crescente a tendência de construção de problemas teóricos e de pesquisa empírica que utilizam recursos multidisciplinares, não respeitando barreiras entre as ciências sociais básicas, sociais aplicadas, humanas e mesmo entre essas e as demais ciências. Mesmo que a ênfase seja colocada na compreensão ou explicação dos processos sociais, a Sociologia brasileira tem acompanhado a tendência internacional ao usar, o instrumental teórico e metodológico das ciências humanas, da vida, exatas e da terra.

  13. PPG CIÊNCIAS SOCIAIS Exemplo prático de interdisciplinaridade no âmbito do PPGCS: Composição híbrida das linhas de pesquisa do Programa, bem como de seus núcleos de pesquisa, integrando os pesquisadores por suas afinidades temáticas e metodológicas muito mais do que por sua área de formação disciplinar; Principal dificuldade: Por vezes as barreiras disciplinares se impõe por parte de alunos ou em confrontos entre concepções epistemológico-metodológicas muito distantes (especialmente entre modelos muito nomotético-quantitativos e idiográfico-qualitativos), exatamente em decorrência da grande variedade entre as pesquisas desenvolvidas no Programa.

  14. PPG EXTENSÃO RURAL Estudos interdisciplinares que tratam dos fenômenos derivados da interação entre os discursos e projetos científico-tecnológicos e as sociedades rurais.

  15. PPG EXTENSÃO RURAL DIFICULDADES e SUGESTÕES • Periódicos subvalorizados; • Lenta adaptação da área (Ciências Agrárias I) aos estudos agrários interdisciplinares; • Pensar em (sub)áreas especiais? Ciências Agrárias Interdisciplinares?

More Related