1 / 19

Introdução

Introdução. Bullyng é um termo utilizado para descrever atos de violência. O que é bullying?. Bullyng vem da palavra bully , que significa 'valentão'. Quais são as consequências do bullying?.

edana
Download Presentation

Introdução

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Introdução • Bullyng é um termo utilizado para descrever atos de violência.

  2. O que é bullying? • Bullyng vem da palavra bully, que significa 'valentão'.

  3. Quais são as consequências do bullying? Quando não há uma atitude de prevenção e combate ao bullying, o ambiente escolar torna-se totalmente contaminado.

  4. Na escola O aluno se sente impotente diante da situação e fica acuado.

  5. Bullying professor-aluno O assédio escolar pode ser praticado de um professor para um aluno.

  6. Na internet A Internet é um lugar fácil de depreciação da vítima.

  7. Com homossexuais • Adolescentes gays, lésbicas ou bissexuais têm cinco vezes mais chances de cometer suicídio do que jovens heterossexuais.

  8. Com obesos. Uma pesquisa realizado pela Universidade de Michigan concluiu que crianças acima do peso ou obesas têm 60% a mais de chances de sofrerem bullying do que as com peso normal.

  9. Com deficientes A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) constatou que 96,5% dos entrevistados admitem o preconceito contra pessoas com deficiência.

  10. Com classe social • O Bullying ocorre independentemente de classe social, que por sinal tambem é usado como motivo para a pratica do bullying.

  11. Bullyng no Brasil. No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com 5.168 alunos de 25 escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries.

  12. Quais as características do agressor ? Inseguro e tem dificuldade para fazer amigos, que esconde a pouca empatia com atitudes agressivas ou dominadoras. Inteligente, sabe reconhecer suas vítimas.

  13. Quais as características da vitima. Demonstra falta de vontade de ir à escola; Sente-se mal perto da hora de sair de casa; Pede para trocar de escola; Pede sempre para ser levado à escola; Muda frequentemente o trajeto entre a casa e a escola; Apresenta baixo rendimento escolar; Volta da escola, repetidamente, com roupas e materiais rasgados; Chega muitas vezes em casa com machucados sem explicação convincente; Parece angustiado, ansioso e deprimido; Tem pesadelos constantes com pedidos de “socorro” ou “me deixa”; “Perde”, repetidas vezes, seus pertences e dinheiro.

  14. O que podemos fazer para ajudar a vitima? Informe seu professor sobre qualquer situação de bullying que você tenha testemunhado.

  15. Casos célebres Na Grande São Paulo, uma menina apanhou até desmaiar por colegas que a perseguiam e em Porto Alegre um jovem foi morto com arma de fogo durante um longo processo de assédio escolar. Em maio de 2010, a Justiça obrigou os pais de um aluno do Colégio Santa Doroteia, no bairro Sionde Belo Horizonte, a pagar uma indenização de R$ 8 mil a uma garota de 15 anos por conta de assédio escolar. Na USP, o jornal estudantil O Parasita ofereceu um convite a uma festa brega aos estudantes do curso que, em troca, jogassem fezes em um gay.[Um dos alunos a quem o jornal faz referência chegou a divulgar, em outra ocasião, estudantes da Farmácia chegaram a atirar uma lata de cerveja cheia em um casal de homossexuais, que também era do curso, durante o tradicional happy hour de quinta-feira na Escola de Comunicações e Artes da USP.

  16. Como evitar o bullying. Para evitar o bullying os pais têm um papel muito importante, devendo estar atentos a sinais que possam denunciar esta prática.

More Related