1 / 10

Os dentinhos zangados

Os dentinhos zangados. Era uma vez, 20 dentinhos todos irmãos, que viviam na boca de um menino que gostava muito de comer doces. Ah! Mas quando chegava a hora de ir para a cama, o Paulinho, era esse o nome do menino, não lavava os dentes. Não se preocupava nada

elita
Download Presentation

Os dentinhos zangados

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Os dentinhos zangados

  2. Era uma vez, 20 dentinhos todos irmãos, que viviam na boca de um menino que gostava muito de comer doces. Ah! Mas quando chegava a hora de ir para a cama, o Paulinho, era esse o nome do menino, não lavava os dentes. Não se preocupava nada com os seus queridos dentinhos. Aos poucos e poucos, eles foram ficando cada vez mais sujos e feios.

  3. Já estavam mesmo zangados com aquele menino tão maroto! Mas o pior de tudo foi quando um deles adoeceu. Pobre Paulinho! Já não conseguia comer e até lhe custava falar. Os dentinhos do menino tiveram que ser levados ao dentista. Ele é o amigo de todos os dentes.

  4. Quando lá chegou, o Paulinho sentou-se na cadeira. A auxiliar do dentista pôs-lhe uma toalhinha presa com umas molinhas, para que, se caísse saliva, não sujasse a Camisola. O menino abriu a boca. O doutor olhou, olhou e não queria acreditar no que via... - Mas o que aconteceu aqui? - perguntou ele.

  5. Então os dentinhos, que já estavam fartos de serem maltratados pelo Paulinho, começaram a falar todos ao mesmo tempo. Um gritava daqui e outro reclamava dali!...

  6. O Paulinho não nos lava antes de ir para a cama nem depois das refeições! – queixou-se um dos dentinhos. • - Os bocadinhos de comida ficam entre mim e os meus amigos e as bactérias usam-nos • para para fazer um ácido que nos destroi. - acrescentou outro dente. • - E o ácido que as bactérias produziram fez um furo no meu esmalte. - disse o dentinho • doente. • - Esse furo chama-se cárie. – explicou o dentista

  7. - E agora doi-me - acrescentou o Paulinho - e tenho os meus dentes todos amarelos... - Pronto, amiguinhos - disse o dentista - acalmem-se, eu vou tratar-vos. Com muito cuidado e carinho tratou deles todos. O Paulinho também estava preocupado. Ele queria aprender a ser amigo dos seus dentinhos e perguntou: - O que devo fazer? O dentista lá foi explicando:

  8. Quando te levantas, deves lavar os teus dentes. Depois de comer e antes de ir para a cama, deves fazer o mesmo, especialmente se tiveres comido coisas doces. Aproveita para comer iogurtes e o teu pão com queijo, porque esses sim, ajudam os teus dentes a ficar mais fortes. Os dentinhos do Paulinho estavam todos contentes por ouvir o dentista a dar bons conselhos ao menino.

  9. Daquele dia em diante, as coisas mudaram. O Paulinho tinha muito cuidado com os seus dentinhos e eles andavam todos contentes. -Vejam como eu estou bonito! Olhem como estou limpinho e brilhante. Quando o menino sorria, os seus dentinhos brilhavam tanto, tanto, que mostravam uma grande alegria.

  10. Texto adaptado por Cristina Braga da Cruz da revista “Projectos Escolares” nº17 Ano 2 FIM

More Related