1 / 11

Clique para seguir

Volleyball. As Técnicas Básicas do Volley. Clique para seguir. Volleyball. => Realizada pelo jogador que ocupa a posição 1 e pode ser de vários tipos:. 1ª- Saque/Serviço.

fiona
Download Presentation

Clique para seguir

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Volleyball As Técnicas Básicas do Volley Clique para seguir

  2. Volleyball => Realizada pelo jogador que ocupa a posição 1 e pode ser de vários tipos: 1ª- Saque/Serviço 1-“Por baixo”=> O mais básico, onde o jogador segura a bola na palma da mão não dominante, solta-a ao mesmo tempo que a mão dominante bate na bola de baixo para cima com a região próxima do punho, em simultâneo flexiona ligeiramente as pernas (a não dominante na frente e dá o impulso que dará a força da batida na bola, sem girar o corpo. 2- “Por cima” => Exige um pouco mais de força, com a bola na mão não dominante lança-a, ao mesmo tempo que o membro superior dominante é puxado para trás dá o impulso e bate na bola, com a região da mão próxima do punho, quando esta está descendo, após ser lançada, ficando a perna não dominante na frente para dar estabilidade ao corpo no momento de completar a jogada. (Este raramente eu utilizo, somente depois de ter feito 5 serviços seguidos é que eu arrisco ;)

  3. Volleyball 1ª- Saque/Serviço (cont.) 3- “Em suspensão” => Exige força, coordenação e sincronismo nos movimentos (acertar o tempo de subida com a descida da bola e a finalização da ação) é a técnica “por cima” só que ao invés de estar no solo o jogador lança a bola e dá um salto e depois finaliza a jogada. 4- “Balanceado” => Uma variante da técnica “por baixo”, só que a bola é batida por cima da cabeça, havendo ligeira rotação do corpo que está lateralizado, quase de costas para rede, para frente, a bola faz uma trajetória de uma parábola (gosto muito deste, por ser menos simples que o serviço “por baixo”, é preciso menos força do que o serviço “por cima”, porque com o “balanço” que se dá ao fazer a rotação do corpo, já é suficiente para dar força sem muito esforço) 5- “Viajem ao fundo do mar” => variante do “em suspensão” só que a bola tem mais velocidade e descreve uma trajetória em parábola e cai rapidamente antes da linha dos 3 metros, obrigando ao adversário a fazer “peixinho” para tentar alcançá-la.

  4. Volleyball 1ª- Saque/Serviço (cont.) 6- “Jornada nas estrelas” => lançado por Bernardo, jogador brasileiro, há alguns anos atrás. Exige um pavilhão com teto alto, é uma variante do “sac por baixo”o jogador fica de lado e bate na bola com a face lateral do punho para o alto, a bola cai na vertical sobre o adversário.

  5. Volleyball 2ª- “Manchete” => Recepção ao sac/serviço ou ataque do adversário, 1º toque, ou melhor início dos 3 toques requeridos: É feita, preferencialmente pelos jogadores que ocupam a posição 1, 5 e 6, que são os defesa ponta e centro, respectivamente, que devem estar de frente para a rede. Posição básica para recepção: Pés => afastados, em paralelos, mas não na mesma linha, um vai estar na frente dependendo da posição, se estiver na posição 5 o pé que ficará à frente é o esquerdo (paralelo a linha lateral esquerda), se estiver na posição 1 o pé que ficará à frente é o direito, se estiver na posição centro, o pé não dominante fica à frente. Membros inferiores =>coxas flectidas sobre os joelhos e joelhos flectidos sobre as pernas (como que “sentados numa cadeira”). Membros superiores => em paralelos, com as palmas das mãos viradas para cima, a mão dominante sobre a outra, polegares unidos, antebraços semi flectidos. A bola deverá bater no 1/3 médio da região anterior interna dos antebraços.

  6. Volleyball 2ª- “Manchete” (cont.) A força que se imprime à bola é inversamente proporcional a força com que a bola vem, se vem com muita força, não se imprime nenhuma força, apenas serve como amortecedor, deixando simplesmente a bola bater no antebraço ao mesmo tempo fazendo a extensão da coxa sobre a perna, ou melhor voltando a posição vertical, suspendendo assim a bola para o levantador/passador. O objectivo dessa técnica é suspender uma bola que está abaixo do nível da cintura do jogador. Porém há situações em que a bola vem acima da cabeça do jogador e não tem nenhum jogador atrás para recebê-la, então pode-se usar a chamada “manchete invertida”, que consiste em: O jogador na posição vertical, antebraços flectidos, mãos sobrepostas, polegares unidos, só que o lugar de receber a bola é no 1/3 médio da região posterior interna dos antebraços, procurando que a bola faça a trajectória em parábola. Se for o terceiro toque da jogada, deverá imprimir maior força para ultrapassar a rede, caso esteja no fundo da quadra.

  7. Volleyball 3ª- “Toque” Preferencialmente utilizado pelo levantador/passador para distribuir para o atacante, é o 2º toque, dos três requeridos em cada jogada. 1 – Toque em apoio (o mais comum) => o jogador se descola em direção à bola, coloca-se “em baixo” dela com os pés em paralelo, afastados ligeiramente, as pernas flectidas, braços e antebraços suspensos ao nível do tórax, dedos semi flectidos ao nível da região frontal da cabeça, formando um “triângulo” com os polegares e os indicadores, é onde a bola irá se encaixar. Ao mesmo tempo que a bola é encaixada na mão, os braços são estendidos empurrando a bola, com o impulso gerado pela volta a posição vertical (esse impulso é que determinará a altura que a bola atingirá)

  8. Volleyball 3ª- “Toque” (cont.) 2 – Toque em suspensão (bolas altas) => A mesma posição anterior, só que ao invés de flexionar as pernas, dá um salto para alcançar a bola. Há variantes do toque: Toque de costas => como o nome indica o jogador está de “costas” para o atacante, neste o movimento que permitirá esse toque, é a extensão do tronco, a bola tem que ter uma trajectória em parábola para permitir que o atacante finalize a jogada. É utilizado quando o passador quer “fintar” o bloqueio estando de frente para um batedor/atacante, mas envia para o outro atacante que está “nas suas costas” ou quando um jogador vai buscar uma bola no fundo da quadra e portanto está de costas para a rede e não consegue virar o corpo.

  9. Volleyball 4ª- “Cortada/remate” => Realizada pelos atacantes, os jogadores que, normalmente, ocupam a posição 2,4 e corresponde à finalização da jogada, o 3º e último toque de bola requerido (embora possa ser o 2º se a situação assim o exigir ou se proporcionar) Posicionamento correcto: O jogador afasta-se da rede, dá 2 passos em direcção à rede, junta os pés em paralelo, afastados, flexiona as pernas dá o impulso na vertical com o membro superior não dominante levantado na frente, o antebraço dominante é flectido e suspenso ao nível da orelha e bate na bola, num movimento síncrono, ao mesmo tempo que o membro não dominante é baixado (este é que vai dar orientação ao remate), o dominante é suspenso e atinge a bola de cima para baixo, com a palma da mão, mais próxima do punho. Exige uma perfeita coordenação dos movimentos, conjugando com o tempo, velocidade e altura da bola.

  10. Volleyball 5- “Bloqueio” => Realizada pelos atacantes, Posicionamento correcto: O jogador aproxima~se da rede, passos junta os pés em paralelo, afastados, flexiona as pernas dá o impulso na vertical com os membros superiores levantados num movimento Exige uma perfeita coordenação dos movimentos, conjugando com o tempo, velocidade do atacante adversário. Pode ser: Simples => 1 jogador Triplo => 3 jogadores Duplo => 2 jogadores

  11. Música: Aquarela do Brasil Voz Gal Costa Fotografia: Internet

More Related