1 / 23

Usar Ou Não Usar A Informática Como Meio De Educação?

Usar Ou Não Usar A Informática Como Meio De Educação?. A pesquisa foi realizada no “Colégio Estadual Frei Tomás”, situado no município de Itaocara, região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, no período de maio a julho do ano de 2002.

galen
Download Presentation

Usar Ou Não Usar A Informática Como Meio De Educação?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Usar Ou Não Usar AInformática ComoMeio De Educação?

  2. A pesquisa foi realizada no “Colégio Estadual Frei Tomás”, situado no município de Itaocara, região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, no período de maio a julho do ano de 2002. • Inicialmente foi solicitado aos professores e alunos do Primeiro e Segundo Segmentos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, o preenchimento de um questionário, com o intuito de se obter informações sobre o uso do computador no processo ensino-aprendizagem. • O diretor do colégio foi entrevistado a fim de colher dados sobre o grau de informatização em que a escola se encontra e verificar como o responsável pela tomada de decisões vê o uso do computador na escola.

  3. Resultados da Entrevista

  4. Questionário Aplicados aos Professores do Colégio Estadual “Frei Tomás”

  5. Você acha importante o uso do computador no processo de aprendizagem?

  6. Segurança para utilizar o computador.

  7. Necessidade dez aprender a usar o computador

  8. Contato com a Internet.

  9. Espaço Físico do Laboratório de Informática

  10. Curso para uso do computador no processoensino-aprendizagem

  11. Computador poderá substituir o professor

  12. Questionários Aplicados aos Alunos do Colégio Estadual “Frei Tomás”

  13. Existência do laboratório de informática

  14. Os professores usam o computador nas aulas

  15. Você gosta quando o professor usa o computador na aula

  16. Contato coma Internet

  17. Importância do uso do computador na escola

  18. Conclusão

  19. Embebidos pelo espírito prático do século XXI, estamos vivendo hoje a era da "Qualidade Total", inspirada nos princípios do Capitalismo, mas a escola não pode ser vista como uma empresa, basta levarmos em consideração que o produto final é o aluno, um ser biológico, histórico e social. • Nessa ótica, surge a inserção de novas tecnologias em educação, entre elas o computador. As escolas públicas consideradas aptas após apresentação de projeto receberam os equipamentos para a montagem dos laboratórios de informática. O que se vê na prática, são laboratórios sem infra-estrutura nenhuma: espaço físico inadequado, equipamento não condizente com a necessidade real das escolas, falta de softwares educacionais, inexistência de equipe técnica e a maioria deles ainda não permite acesso à Internet. • O que se verifica é o sub-uso do computador, seja na secretaria da escola ou na sala de aula. A realidade descrita não condiz com o que é recomendado para uma escola do século XXI, mas existem alguns recursos que podem ser utilizados para a melhoria dessa situação.

  20. A Anatel deseja estender o acesso à rede para cerca de 13 mil escolas, o que facilitaria a utilização dos freeewares. As escolas do interior utilizam provedores locais e ainda arcam com a conta telefônica. No interior do Estado do Rio de Janeiro fala-se em Rede Livre, onde o custo mensal é o mesmo de um provedor e não se pagam as chamadas telefônicas, o que pode ser uma boa opção até a chegada do programa da Anatel. Com isso, o acesso à Internet seria estendido aos alunos, os softwares educativos livres poderiam ser baixados e colocados em funcionamento no minúsculo Laboratório. • Foi divulgado no ano passado um programa do governo federal que previa a troca do Windows pelo Linux a fim de evitar gastos com a compra de programas. É conveniente ressaltar que a mudança do Windows para o Linux requer suporte e treinamento. Poucos profissionais de Informática do interior do país dominam o Linux, o que dificultaria o acesso ao treinamento, mas é inquestionável que o uso do software aberto diminui os gastos de implantação dos sistemas e oferece mais segurança para os usuários. É de suma importância que alternativas sejam criadas para superar essa dificuldade inicial.

  21. Na prática, o laboratório de informática é um local sombrio cuja porta está sempre fechada e a chave guardada pelos diretores, que na maioria das vezes não olham com “bons olhos” aqueles professores que teimam em deixar a luz entrar pelos blecautes das cortinas. • É impossível não levantar a questão de que ainda hoje, profissionais de educação com vasta experiência, não estão abertos à inserção de novas tecnologias, entre elas o computador. Cabe ressaltar que as escolas públicas brasileiras, pelo menos as do interior do país, ainda são dirigidas pelas mesmas pessoas de vinte anos atrás e a mudança de paradigmas não é tão fácil de ocorrer. • Primeiramente é preciso convencer a direção e todo o pessoal envolvido. Logo, o primeiro passo é mostrar que existem saídas para diminuir os custos com equipamentos e softwares. O segundo passo é não cometer o erro de importar modelos, que na maioria das vezes não se encaixam no contexto da escola em questão, podendo representar um grande desperdício de recursos. O terceiro passo é exatamente a integração de toda comunidade escolar nas discussões sobre a inserção do computador na escola.

  22. O professor não utiliza o computador por se sentir inseguro. O treinamento do profissional de educação esbarra na falta de recursos e na incompetência do pessoal gerenciador na montagem dos cursos, que geralmente são ministrados por profissionais altamente técnicos sem nenhum contato com a Pedagogia, intensificando ainda mais a distância entre a teoria e a prática. • É imprescindível a inserção da Informática Educativa nos cursos de Formação de Professores. Assim, os novos profissionais de educação estarão aptos a utilizar o computador em suas aulas, o que certamente tornará o ensino mais produtivo. • Na escola pública básica, percebe-se a preocupação dos alunos de todas as idades com sua inserção no mercado de trabalho. O domínio das novas tecnologias, especialmente do computador, é visto como pressuposto para um futuro melhor.

  23. A motivação quando o computador é utilizado no processo de ensino-aprendizagem não se explica apenas pelo interesse no trabalho futuro, mas o uso dessa ferramenta desperta curiosidade, melhora a concentração e permite a descontração, tornando a tarefa de aprender mais divertida. • Em síntese, a informática encontra-se presente em nossa vida cotidiana e, incluí-la no processo ensino-aprendizagem, significa preparar os estudantes para o mundo tecnológico e científico, inserindo a escola nesse mundo real. • A escola pode ser centenária ou não, basta estar aberta a essa nova realidade e fazer bom uso dessa tecnologia no processo ensino-aprendizagem para oferecer a sua clientela a apropriação do conhecimento, dando-lhe as bases necessárias para a competição em um mundo que hoje exige a qualidade total.

More Related