1 / 24

PLATAFORMAS WORDPRESS

PLATAFORMAS WORDPRESS. PROFESSOR: Hugo Fernando Gomes. O que é plataforma Wordpress ?

gil-navarro
Download Presentation

PLATAFORMAS WORDPRESS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PLATAFORMAS WORDPRESS PROFESSOR: Hugo Fernando Gomes

  2. O que é plataforma Wordpress? WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdos na web ou popularmente conhecido como CMS – Content Management System, escrito em PHP e corrido em MySQL, feito inicialmente para a criação de blogs, mas sendo hoje muito utilizado para a criação de sites. Em meados de 2008 quando voltei a trabalhar com criação de sites, imaginava que existisse um sistema capaz de facilitar o desenvolvimento de sites, pois os sites não poderiam ser apenas páginas estáticas e sem gerenciamento. Foi então que conheci o Joomla, outro CMS muito famoso, mas que logo acabei abandonando-o e passei a me dedicar exclusivamente a sites feitos em WordPress.

  3. O que é “Responsive design”? | O que é Layout Responsivo? Não quero só responder essa pergunta, mas também apresentar como isso é fundamental para a sobrevivência de seu blog a longo prazo. Os layouts de sites que usam uma estrutura responsiva (responsive) são adaptados para qualquer tipo de tela ou aparelho móvel (tablets e celulares), usando apenas códigos HTML e CSS. Isso torna o seu blog mais amigável ao usuários e muito atraente para o Google.

  4. Melhor ainda se você tem um iPhone/iPad, um smartphone ou Tablet e acessar o endereço do [ Ferramentas Blog ]. Verá que ele se ajusta à sua tela também sem precisar entrar num endereço específico para aparelhos móveis. Sem redirecionamentos, outras URLs ou aplicativos pesados. Um único layout de blog que se ajusta à tela que o usuário estiver usando:

  5. Além de ajustar as larguras e tamanhos dos elementos, os espaços são rearranjados, partes podem sumir ou mudar de lugar, e inclusive pode-se ajustar o tamanho da fonte, das imagens e das telas de vídeos.

  6. Vantagens do layout Responsivo - Um único layout para várias tipos de tela; - Deixa o site/blog mais leve para aparelhos móveis; - Evita redirecionamentos do endereço; - Não precisa de aplicativos ou plugins para identificar o formato da tela; - Evita conteúdo duplicado e punições dos mecanismos de busca; - É mais amigável para o visitante.

  7. Instalando seu site Wordpress WordPress.com vs WordPress.org Antes de instalar o WordPress, vamos apontar as diferenças entre o wordpress.com e o wordpress.org: WordPress.com: É um serviço gratuito, hospedado e sem preocupações de manutenção para o usuário - ao estilo do Blogger ou Tumblr; Tem várias limitações, só pode usar os temas e plugins que eles têm, não é possível usar o seu tema ou plugin; Não é possível fazer alterações no código dos temas ou plugins; Existem upgrades pagos que removem algumas das limitações (usar um domínio personalizado, fazer alterações muito básicas no design, etc), mas continua a ser muito limitado; WordPress.org: ( Recomendado ) O usuário pode instalar qualquer tema ou plugin, não existe nenhum limite; É necessário alugar uma hospedagem, atualizações e segurança; Pode usar publicidade e postar qualquer tipo de conteúdo; É necessário instala-lo numa hospedagem (este tutorial ensina a fazer isso); Este blog e grande parte dos sites usam o WordPress.org por não ter limitações;

  8. Hospedagem e Domínio O seu site/WordPress ficam instalados num servidor (servidor = computador) de alojamento. Sempre que uma página ou imagem é aberta, o navegador do usuário vai a esse servidor buscar o conteúdo para mostrar. Existem milhares de empresas que têm este serviço, normalmente é pago por mês ou por ano. Os preços variam conforme os recursos que você precisa. Para começar, um plano básico é suficiente e custa a volta dos 15 reais a 22 por mês. Neste tutorial vamos usar uma hospedagem que usa o cPanel, o painel de administração da hospedagem. Para os usuários brasileiros recomendamos a DadoHost ou DDRHOST. Ambas empresas têm preços baixos, boa qualidade, apoio em português e usam o mesmo painel do Wordpress. Ao alugar a hospedagem, escolha também um domínio (endereço do site) para usar. Este domínio vai ser depois ser usado como endereço do seu site. Sugerimos que escolha um nome simples, fácil de memorizar, e numa extensão conhecida (.com, .com.br, .pt, etc).

  9. 2. Instalação Depois de ter a hospedagem e domínio, pode instalar o WordPress. Em resumo, é preciso: - Fazer o download do WordPress; - Enviar o WordPress para a hospedagem; - Criar uma base de dados (banco de dados); - Ligar o WordPress a base de dados; - Escolher dados de login (usuário e password) e nome do site;

  10. 2.1 Download do WordPress Transfira o WordPress para o Computador: WordPressem Português de Portugal https://pt.wordpress.org/ WordPress em Português do Brasil https://br.wordpress.org/ WordPressem Inglês https://wordpress.org/

  11. 2.2 Enviar WordPress para a Hospedagem Depois de descarregar o WordPress, é necessário transferi-lo para a hospedagem. No painel de administração da hospedagem encontre e abra o gestor de ficheiros, faça o upload e extraia o WordPress.

  12. 2.3 Criar uma Base de Dados Procure e abra a opção das base de dados, banco de dados ou databasesno painel de administração. Crie uma base de dados, um usuário/utilizador com uma password forte e depois adicione o utilizador a base dados com todas as permissões. Guarde toda a informação (nome da base de dados, nome do usuário e password) no bloco de notas. Vamos precisar desta informação para ligar o WordPress a base de dados.

  13. 2.4 Ligar o WordPress a Base de Dados Abra uma nova janela no seu navegador com o endereço do site. Este endereço/domínio é aquele que você comprou ou escolheu quando alugou o serviço de hospedagem. Uma mensagem do WordPress vai aparecer. Clique nos botões até chegar a página onde é necessário preencher os dados da base de dados. Esta informação é aquela que guardou no bloco de notas no passo anterior. Preencha tudo e clique no botão que está no final da página. Se os dados estiverem errados não vai conseguir continuar para o próximo passo, por isso tenha atenção neste passo.

  14. 2.5 Terminando a Instalação Nesta última janela terá que dar um nome ao site, criar um usuário, uma password, um endereço de e-mail e escolher se quer ou não que os motores de busca indexem o seu site. Não se esqueça nem do usuário de loginnem da password (que deve ser segura), vai precisar destes dados para entrar no painel de administração do WordPress. Termine a instalação clicando no botão que está no final da página e continue para a página de login.

  15. 3. Personalização e Criação do Site O trabalho de criação de um site não termina com a Instalação do WordPress. É necessário escolher um tema (template), instalar pluginse fazer algumas alterações para que o seu site fique num nível aceitável tanto para os usuários como para os motores de busca.

  16. 3.1 Grandes empresas com wordpress http://www2.cultura.gov.br/site/ http://www.forbes.com/fdc/welcome_mjx.shtml http://politicalticker.blogs.cnn.com/ http://www.mtv.com/news/ http://blogs.blackberry.com/ http://intelligenttravel.nationalgeographic.com/ http://noticias.r7.com/prisma

  17. O que é pluginno wordpress? Pra quê serve? Os plugins do WP são, basicamente, ferramentas que complementam as funcionalidades do CMS, estendendo a capacidade do sistema. Com eles, você pode customizar funcionalidades, como por exemplo, um slide show de destaques, um formulário personalizado, um botão para imprimir e gerar PDFs entre outros. Além disso, existem plugins que auxiliam o gerenciamento do WP ajudando na verificação e análise do seu próprio site, gerando relatórios sobre de visitação, otimizando-o para os mecanismos de busca e melhorando o posicionamento do seu site nos buscadores. A seguir veja alguns dos principais plugins para wordpress

  18. Quais plugins devo instalar no wordpress? Quais plugins devo instalar?Abaixo, uma lista com os  plugins essenciais para auxiliar no desenvolvimento do site com WordPress. AskimetO melhor plugin contra spam existente, sério. Existem diversas outras soluções que prometem acabar com o número (cada vez maior) de spam que atinge os blogs mas, o Askimet é um dos únicos que possui um vasto banco de dados contendo os mais freqüentes tipos de spam que atingem os blogs. É gratuito e possui uma versão paga para blogs cuja visitação é maior ou necessitem de suporte especializado. (Fonte: Dicas WordPress) W3 Total CacheO melhor plugin de cachê existente. Além de possuir diversas ferramentas que ajudam, como cachê de browser, banco de dados e até DNS. O plugin é o mesmo utilizado em sites de grande visitação, e é totalmente gratuito.  Um ótimo plugin caso queira que o tempo de carregamento da página diminua. (Fonte: Dicas WordPress) All in One SEO PackCom este plugins você otimiza seu site para os mecanismo de busca, melhorando seu posicionamento nas buscas. Dentro do post ou da página, você poderá colocar o Título de Busca com no máximo 60 caracteres, a Descrição em forma de texto, com no máximo 160 caracteres e as Keywords (palavras-chaves) que são colocadas separadas por vírgula.

  19. ContactForm 7Insere formulários em seu site, pode ser este para cadastro, para contato, para envio de arquivos leves, como uma foto ou um currículo. O importante é que este plugins cria formulários personalizados, e para inserir esse formulário, basta criar uma página ou um post e colocar a tag indicada no plugin, no html da página ou do post. Highslide4 WordPressCom este plugins você poder criar galerias de slide show com o Lightbox de imagens. Se você, por exemplo, adicionar uma galeria de imagens com tamanho pequeno no seu post. Com este plugin, quando você clicar na imagem será aberto à imagem em tamanho maior e o fundo ficará escuro e você poderá visualizar sua galeria de fotos, sem precisar fechar e abrir imagem por imagem e sem ser necessário sair da página ou abrir um pop-up. WP-PageNaviO PageNavi possibilita você adicionar uma paginação numerada dentro das páginas.  Sua instalação é simples, porém depende da inserção de um código na programação para que ela funcione corretamente. Estes são alguns dos plugins essenciais que são mais utilizados no desenvolvimento do site. Há milhares de pluginsna internet e há milhões de plugins sendo desenvolvidos e modificados todos os dias. Em breve mostraremos mais sobre os plugins do WordPress alguns bem interessantes e que podem deixar o seu site mais elaborado e aprimorado!

  20. O que são widgets no WordPress e como adicioná-los? Widget são aquelas ferramentas que cada tema nos oferece para adicionarmos conteúdos na barra lateral do blog (WordPress.com). É bem simples de ser editado e podem ser diferenciados de acordo com o tema.

  21. Como adicionar um widgetsno WordPress? Podemos acessar os widgets, em Painel –> Aparência –> Widget http://NOME DO BLOG.wordpress.com/wp-admin/widgets.php. Para adicionar um Widget na barra lateral, basta puxá-las com o mouse, da esquerda para a coluna da direita (veja o vídeo abaixo deste post). Podes também mudar a ordem de cada um, puxando-os de cima para baixo ou vice versa. Veja que aparece uma caixinha pontilhada, quando vamos mexendo…adicionando ou mudando de lugar.

  22. Widgets do Flickr

  23. Configurando Widgets -Cada Widget tem sua própria configuração. Podemos mudar o título, etc. -NoWidgetText, podemos adicionar texto ou HTML. -No de imagem, adicionamos a URL de uma imagem… -O de Links, adicionamos links (listas). Para abrir um Widget, clicamos na setinha no canto superior direito de cada uma. Alguns são editáveis, outros, não.

More Related