1 / 27

MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES

MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES. CAPÍTULO 4. O que um jogador de beisebol faz para saber onde deve estar para apanhar uma bola?. Posição, velocidade e aceleração:.

gilda
Download Presentation

MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES CAPÍTULO 4 O que um jogador de beisebol faz para saber onde deve estar para apanhar uma bola?

  2. Posição, velocidade e aceleração: • Vetores Posição e velocidade: O vetor posição de uma partícula P é um vetor desenhado da origem de um sistema de coordenadas até a posição da partícula:

  3. Vetor deslocamento A variação da posição da partícula no decorrer do tempo é o vetor deslocamento

  4. Exemplo 1: 1. O vetor posição de uma partícula é inicialmente , e depois passa a ser . Qual é o deslocamento da partícula.

  5. Exemplo 2 2. Um coelho atravessa um estacionamento, no qual, por alguma razão, um conjunto de eixos coordenados havia sido desenhado. As coordenadas da posição do coelho em função do tempo t são dadas por Com t em segundos e x e y em metros Em t=15s, qual é o vetor posição do coelho na notação de vetores unitários e na notação de módulo - ângulo?

  6. Velocidade média O vetor velocidade média é a razão entre o deslocamento e o intervalo de tempo

  7. Velocidade instantânea Define-se o vetor velocidade instantânea como o limite do vetor deslocamento quando

  8. Exemplo7 7. Para o coelho do exemplo anterior encontre a velocidade vetorial no tempo t = 15s, na notação de vetores unitários e na notação de módulo – ângulo.

  9. Aceleração média O vetor aceleração média é a razão entre a variação da velocidade e o intervalo de tempo A aceleração instantânea é o limite desta razão quando

  10. Exemplo8 8. Para o coelho do exemplo anterior encontre a aceleração vetorial no tempo t = 15s, na notação de vetores unitários e na notação de módulo – ângulo.

  11. Exemplo 9: 9. A posição de uma bola de beisebol é dada por Obtenha sua velocidade e sua aceleração.

  12. O movimento de um projétil é a combinação de dois movimento: movimento uniforme (MU) na horizontal e movimento uniformemente variado (MUV) na vertical. As Equações utilizada para esta situação são as mesmas já utilizadas para estes movimentos separadamente. Movimento de Projéteis:

  13. A componente vertical da velocidade do skatista está variando, mas não a horizontal que é igual a do skate.

  14. Fotografia estroboscópica de uma bola de tênis amarela quicando em Uma superfície dura. Entre os impactos a trajetória da bola é balística.

  15. O fato de uma bola estar em se movendo horizontalmente enquanto está caindo não interfere o seu movimento vertical, ou seja, os movimentos horizontal e vertical são independentes.

  16. Análise do movimento de um projétil Movimento Horizontal Na horizontal não há aceleração, assim: como Temos: M.U. (Movimento Uniforme)

  17. Movimento vertical Na ausência da resistência do ar, a partícula fica sujeita apenas à aceleração de queda livre, verticalmente, para baixo. A componente y da velocidade varia com o tempo devido a aceleração, logo: O deslocamento y será dado por:

  18. Alcance horizontal (R): É a distância total na horizontal percorrida por um projétil. Se as elevações inicial e final forem iguais, pode-se obter o alcance pela expressão: • O alcance será máximo quando θ=450; • Na altura máxima Vy=0 • Vxé constante em todo o movimento Animação

  19. Exemplo 10 10. Na figura um avião de salvamento voa a 198km/h, a uma altura de 500m, rumo a um ponto diretamente acima da vítima de um naufrágio, para deixar cair uma balsa. • Qual deve ser o ângulo da linha de visada do piloto para a vítima no instante em que o piloto deixa cair a balsa? • No momento em que a balsa atinge a água qual a sua velocidade?

  20. Exemplo 11 11. A fig. Mostra um navio pirata a 560m de um forte que protege a entrada de um porto. Um canhão de defesa, situado ao nível do mar, dispara balas com uma velocidade de 82m/s. • Com que ângulo em relação a horizontal as balas devem ser disparadas para acertar o navio? • Qual é o alcance máximo das balas de canhão?

  21. Exemplo 12 12. Com que velocidade inicial o jogador d basquete da Fig. Deve arremessar a bola, com um ângulo de 550 acima da horizontal, para converter o lance livre? As distancias horizontais são d1 = 1,0 ft e d2 = 14 ft e as alturas são h1 = 7 ft e h2 = 10 ft.

  22. Exemplo 13 • 13. Um helicóptero descarrega um pacote de suprimentos para as vítimas de uma inundação que estão sobre uma balsa em uma área alagada. Quando o pacote é lançado, o helicóptero está 100m acima da balsa e voando a 25m/s para cima com um ângulo • em relação a horizontal. • Durante quanto tempo o pacote permanece no ar? • A que distância da balsa cai o pacote? • Se o helicóptero voa com velocidade constante, onde ele estará quando o pacote atingir a água?

  23. Movimento Circular Uniforme É o movimento circular com velocidade constante. A aceleração centrípeta pode ser calculada pela relação:

  24. Para uma volta completa: , em que T é o período. Se a velocidade for variável, aparece a aceleração tangencial a trajetória, dada por: Animação

  25. Exemplo 14: 14. Um menino gira uma bola, amarrada a uma corda, em um circulo horizontal com raio de 0,8m. A quantas voltas por minuto a bola ficará sujeita se o módulo de sua aceleração centrípeta for g (o módulo da aceleração da gravidade)?

  26. Exemplo 15: Um Menino faz uma pedra girar descrevendo uma circunferência horizontal de raio 1,5m e 2m acima do chão. A corda se parte e a pedra é arremessada horizontalmente, chegando ao solo depois de percorrer uma distância horizontal de 10m. Qual era o módulo da aceleração centrípeta da pedra durante o movimento circular?

  27. Exemplo 16: 16. Na figura, qual é a rapidez inicial mínima que o dardo deve ter para atingir o macaco antes que este chegue ao chão, que está a 11,2 m abaixo da posição inicial do macaco, se x = 50 m e h = 10 m? (ignore a resistência do ar)

More Related