1 / 8

Também hoje somos chamados a ser seguidores de Jesus.

Também hoje somos chamados a ser seguidores de Jesus. O seguimento não é ideologia, não é moralismo ou mera imitação de condutas. O que é seguir? É ter com Jesus uma relação muito próxima. É querer que a sua memória e a sua presença estejam vivas em nós.

haley
Download Presentation

Também hoje somos chamados a ser seguidores de Jesus.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Também hoje somos chamados a ser seguidores de Jesus. O seguimento não é ideologia, não é moralismo ou mera imitação de condutas. O que é seguir? É ter com Jesus uma relação muito próxima. É querer que a sua memória e a sua presença estejam vivas em nós. É reavivar, sem cessar, em nós a memória comovedora do crucificado e a experiência do ressuscitado. É fazer da sua fé a nossa fé e fazer da sua esperança a nossa esperança. É apropriarmo-nos dos seus critérios e das suas atitudes e da sua conduta, adequando-as ao nosso tempo. (José Arregi) Lucas 5, 1-11 – V Domingo do Tempo Comum – Ano C- 7 de Fevereiro de 2010 Autora: M.Asun Gutiérrez | Tradução: famsilva

  2. 1Encontrando-se junto do lago de Genesaré, e comprimindo-se à volta dele a multidão para escutar a palavra de Deus, 2 Jesus viu dois barcos que se encontravam junto do lago. Os pescadores tinham descido deles e lavavam as redes. 3Entrou num dos barcos, que era de Simão, pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra e, sentando-se, dali pôs-se a ensinar a multidão. Jesus ensina a partir do lugar de trabalho quotidiano duns pescadores. O barco é o seu púlpito. O que ensina é a Palavra de Deus. A palavra de Jesus bem pregada congrega, chama a atenção e atrai.

  3. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: «Faz-te ao largo; e vós, lançai as redes para a pesca.» 5Simão respondeu: «Mestre, trabalhámos durante toda a noite e nada apanhámos; mas, porque Tu o dizes, lançarei as redes.» Saíram a pescar durante a noite e Jesus pede-lhes que tornem a lançar as redes pela manhã. Os pescadores confiam, apesar disto ser contra toda a lógica. Jesus com a sua palavra, transforma uma noite de trabalho infrutuosa e de redes vazias num amanhecer de redes a rebentar.Se “pescamos” pouco, talvez seja porque utilizamos os nossos métodos em vez dos dele.Onde me convida hoje Jesus a lançar as redes? Confio em Jesus mesmo que não veja o fruto do meu trabalho?

  4. 6Assim fizeram e apanharam uma grande quantidade de peixe. As redes estavam a romper-se,, 7e eles fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os viessem ajudar. Vieram e encheram os dois barcos, a ponto de se irem afundando. Sem Ele a esterilidade. Com Ele, a fecundidade surpreendente. “Sem mim, não podeis fazer nada”. Jesus é que chama e encoraja, o que sustenta e dá força para levar adiante a tarefa.Necessitamos também da ajuda dos outros, viver com generosidade partilhada, ajudando e deixando ajudar-nos.

  5. 8 Ao ver isto, Simão caiu aos pés de Jesus, dizendo: «Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.»9 Ele e todos os que com ele estavam encheram-se de espanto por causa da pesca que tinham feito; o mesmo acontecera10 a Tiago e a João, filhos de Zebedeu e companheiros de Simão. Conhecer a Jesus e a sua Boa Notícia conduz ao seguimento –remar-, risco – ir pelo mar a dentro -, confiança – lançar as redes -, necessidade dos outros – companheiros de outros barcos –Não há que temer descobrir a Deus a verdade da nossa vida por pobre que nos pareça.Acreditar n’Ele é saber que somos aceites, acolhidos, queridos, sempre e incondicionalmente, mesmo que nos sintamos rejeitados.

  6. Jesus disse a Simão: «Não tenhas receio; de futuro, serás pescador de homens.» A Palavra de Jesus é sempre um bálsamo.A Palavra de Jesus consola e sossega, dissipa medos e culpas.Disse-me: não temas, és uma nova pessoa. Não temas, és meu amigo,meu colaborador, minha colaboradora. Não temas, estou sempre contigo,para ajudar-te a libertar e fazer mais fácil e feliz a vida dos outros.

  7. 11E, depois de terem reconduzido os barcos para terra, deixaram tudo e seguiram Jesus. Já começou o Reino, já começou a hora de quem acredita e confia em Jesus.É um convite a anunciar o Reino, curar, levar o perdão, a liberdade e a paz na nossa vida de cada dia.Anunciar o Reino, ser Palavra de Deus no mundo, deixar tudo, não é um conselho evangélico para um grupo restrito ou para um determinado estado de vida, é missão e condição indispensável para todos os seguidores e todas as seguidoras de Jesus.Esse “deixar tudo” vamo-lo realizando dia-a-dia, na medida que vamos integrando os valores do reino na nossa vida quotidiana.

  8. Chegar após longa caminhada, à costa da tua praia. Trilhar caminho novo só porque Tu me chamas… Caminho sem terra firme, acto de fé sobre a água, Avançando mar adentro só porque Tu me chamas… e andando rápido, vás, Senhor, onde quer que vás, porque tem o coração, de Ti, tremenda nostalgia. ... ... Agora, o coração transborda com uma grande esperança; que no final deste caminho, para todos haverá casa, e mesa do banquete e o abraço à chegada, e a promessa comprida, que nos deixou a tua Palavra. ... ...Hoje caminharei de novo ligeira e apaixonada, com um amor que cresce, à medida que se avança pela esperança, tornada alegria, em fé viva e provada. Hoje quero sobre teu Mar, colocar o meu pé confiante e andando rápido, vás, Senhor, onde quer que vás… que vive aí no coração só porque Tu me chamas…María Isabel PeredaPalabras a Dios y alpueblo. Só porque Tu me chamas

More Related