1 / 15

Comunicação Visual

Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã. Professor:. António Arnaut Duarte. Professor Quadro Escola. Comunicação Visual. EB 2 Pêro da Covilhã. Abril de 2007. Comunicar. Esquema. Comunicar = transmitir mensagens!.

hall
Download Presentation

Comunicação Visual

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã Professor: António Arnaut Duarte Professor Quadro Escola Comunicação Visual EB 2 Pêro da Covilhã Abril de 2007

  2. Comunicar • Esquema Comunicar = transmitir mensagens!

  3. Conforme o que se pretende comunicar, deve-se usar a forma de representação e os meios de comunicação mais adequados.

  4. Imagens • Formas de linguagem

  5. Índices São formas visuais a que atribuímos um determinado significado que vem da nossa experiência e que conseguimos interpretar.

  6. Ícones São imagens que contêm em si mesmas um certo significado. São representações da forma real.

  7. Sinais São imagens com regras previamente estabelecidas, que obedecem a convenções internacionais. Transmitem indicações úteis.

  8. Símbolos São formas visuais a que estabelecem uma correspondência entre a sua forma e aquilo que representam. São mensagens representadas através de imagens que evocam instituições, ideias ou sentimentos.

  9. Cartaz É um meio de expressão gráfica. A mensagem que transmite destina-se a atraír a atenção das pessoas. Deve ser o mais “apelativo” possível na comunicação da sua mensagem. Deve ser entendido por todos. Apelativo – chamativo, atractivo, cativante …

  10. Centro óptico (1) É o local para onde converge o olhar das pessoas; é, assim, um ponto sensível e muito importante na chamada de atenção. • Cartaz • Centro óptico Centro óptico (2) O ponto que determina o centro do cartaz, através da intercepção das duas diagonais do rectângulo. Para a elaboração do teu cartaz terás que organizar o espaço de forma a que cada elemento ocupe o lugar que melhor responda à sua função.

  11. História: O primeiro cartaz impresso data de 1480 (séc. XV). Na antiguidade já se usavam cartazes “manuscritos” (por vezes em madeira), quer eram colocados ou pregados na parede. A simplicidade de um cartaz é muito importante. Um bom cartaz é aquele que transmite correctamente a mensagem pretendida.

  12. Forma Geralmente, a mais utilizada é a rectangular, podendo existir outras. Tamanho Está relacionado com a função que o cartaz vai desempenhar, com o local a que se destina e com os elementos a inserir. • Elementos do Cartaz: • Forma • Tamanho • Imagem • Texto • Cor Imagem Deve ser sugestiva e transmitir de forma clara a mensagem a divulgar. Pode ser ilustração, pintura, fotografia ou desenho. Texto Reforça o significado da imagem. Pode escolher-se o tipo e o tamanho de letra de cada frase, assim como o local da sua colocação. Cor Está associada à mensagem que queremos transmitir e à imagem reproduzida no Cartaz. O uso de muita cor dificulta a leitura do cartaz.

  13. A cor das letras é estudada em função da cor do cartaz. Entre uma e outra deverá conseguir-se o contraste necessário à boa legibilidade do texto. • Fundo do Cartaz: • Forma/Fundo • Contraste Esta relação forma/fundo é de extrema importância quando aumenta a distância a que o cartaz deverá ser lido.

  14. Desenho de Letras • (parte um)

  15. Desenho de Letras • (parte dois)

More Related