1 / 14

Março 2004

Sapiens - Sistema de Apoio à Aprendizagem FAPESP - CNPq - CAPES DCA/FEEC/UNICAMP ICMC/USP LITE/FE/UNICAMP e seus efeitos colaterais Léo Pini Magalhães - DCA/FEEC/UNICAMP. Março 2004. Projeto Sapiens (1999 a 2001)

hamish
Download Presentation

Março 2004

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sapiens - Sistema de Apoio à AprendizagemFAPESP - CNPq - CAPESDCA/FEEC/UNICAMP ICMC/USP LITE/FE/UNICAMPe seus efeitos colateraisLéo Pini Magalhães - DCA/FEEC/UNICAMP Março 2004

  2. Projeto Sapiens (1999 a 2001) Atividade de Pesquisa interdisciplinar com o objetivo de explorar novas possibilidades pedagógicas do uso de tecnologias na aprendizagem. Disciplina na FEEC (desde 1998) Tecnologias para Ambientes Colaborativos de Ensino Ivan L.M. Ricarte e Léo P. Magalhães Disciplina oferecida anualmente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - área de Engenharia de Computação a alunos de mestrado, doutorado e especiais (alunos externos). Trata o ferramental tecnológico de apoio a atividades de ensino: software de servidor, cliente, interação, colaboração.

  3. Sapiens • Principais resultados • realização de situações teste sob a óptica pedagógica um exemplo foi o estudo do Read in Web (Profa. Denise Braga), material instrucional de inglês. Uma atividade em Sapiens foi o desenvolvimento de uma ferramenta de análise do arquivo log de usuários. • desenvolvimento do protótipo CALM - Computer Aided Learning Material, voltado principalmente à aprendizagem individualizada: o aluno define seu objetivo de aprendizagem; o conteúdo pode ser adaptado ao aluno conforme seus registros acadêmicos; correção automática de testes de auto- avaliação. O sistema oferece ainda apoio a tarefas colaborativas com a possibilidade de anotação compartilhada de material.

  4. definição de ferramentas de um ambiente colaborativo em Sapiens considerando os resultados dos estudos e experimentos realizados: • suporte institucional: cadastramento de usuários e cursos, diferenciando aprendizes, professores e autores. Definição de grupos, para atividades colaborativas, baseada em perfis individuais e desejados para o grupo. • suporte à autoria, incluindo a integração de ferramentas externas (editores e simuladores). Tratamento de versões. • definição de mecanismos de coordenação para tratar o workflow das atividades de cursos. • extensão do mecanismo de anotação - registros públicos, de grupo e pessoais - para ênfase no trabalho colaborativo. • extensão do mecanismo de log a todas as atividades, possibilitando documentar também uso de ferramentas.

  5. Sapiens - experiências / conclusões iniciais • o caráter multidisciplinar das atividades, como explicitado também aqui neste Fórum, agrega um desafio adicional à busca de tecnologias de apoio ao Aprendizado; • como no próprio trato dos quesitos pedagógicos, aqui também não há trato, nem modelo, nem metodologia única ou melhor para os problemas. • Consultar: http://www.dca.fee.unicamp.br/projects/sapiens

  6. Sapiens - equipe Angel Pino Sirgado - LITE/FE Carlos M. Tobar Toledo - II/PUCC Denise Bértoli Braga - LITE/IEL Hans Kurt E. Liesenberg - LITE/FE , IC Ivan L. M. Ricarte - DCA/FEEC Ivany Rodrigues Pino - LITE/FE José Carlos Maldonado - ICMC/USP Léo Pini Magalhães - DCA/FEEC (coordenador) Mara Regina L. de Sordi - FE Paulo César Masiero - ICMC/USP Sérgio F. do Amaral - FE alunos do DCA, ICMC e FE.

  7. Disciplina na FEEC (desde 1998) • Tecnologias para Ambientes Colaborativos de Ensino • Ivan L.M. Ricarte e Léo P. Magalhães • no ano de 1998 desenvolvemos no 1. Semestre esta disciplina com cerca de 30 alunos e ao final da mesma os alunos especificaram funcionalmente o que viria a se tornar o CALM. • neste mesmo ano no 2. Semestre oferecemos uma disciplina prática na mesma temática, da qual participou uma parte dos alunos que realizaram a disciplina do 1. Semestre e nesta disciplina os alunos especificaram / implementaram parte dos resultados da disciplina do 1. Semestre. • a mesma experiência de 1998, com disciplina teórica no 1. Semestre e prática no segundo foi repetida em 1999. • em 2000, 2001, 2002 e agora em 2004 a disciplina de 1. Semestre é oferecida.

  8. As disciplinas teóricas são organizadas com aulas expositivas, trabalhos práticos e teóricos em grupo e monografias; durante as aulas são utilizadas técnicas de estudo em grupo para forçar um efetivo trabalho colaborativo dos alunos. A idéia da controvérsia acadêmica é extensamente utilizada. • Conclusões: • o paralelismo entre as atividades do Sapiens e as atividades de ensino criou um rico campo de experimentação, enriquecendo as atividades de ensino; • é nossa expectativa passar a oferecer esta disciplina como atividade de extensão de forma a ampliar o experimento também a interessados das áreas correlatas de atividades. • consultar: http://www.dca.fee.unicamp.br/~ricarte/Cursos/Topicos.html para as disciplinas IA368 e o Telduc para IA010.

  9. Alberta / Canadá - Supernet (IEEE Spectrum - Janeiro 2004) • Alberta é um estado do Canadá, localizado em sua parte oeste, com área cerca de 2,6 vezes a do Estado de São Paulo e população de 1/16 (2 mi). • O projeto Supernet está implantando uma rede cobrindo completamente o estado e interligando cerca de 1300 instalações governamentais e as 422 comunidades. • 10.000 Km de fibra óptica e 3.000 Km de ligações sem fio de alta velocidade (pelo menos 155 Mbits/seg); • investimento governamental de cerca de US$ 145 mi e parceria com a Bell Canada e Axia NetMedia; • aplicações em ensino à distância, medicina, governo eletrônico, serviços de Internet (custo previsto US$ 37 para o usuário doméstico), etc. • Impactos: tecnológicos na execução / na imensa possibilidade de aplicações e serviços que induz.

  10. TIDIA / FAPESP Em 2003 a FAPESP lançou um edital para o Programa TIDIA (Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada) de forma a implementar uma rede de alta velocidade para o Estado de São Paulo e ao mesmo tempo oferecer uma plataforma de ensino à distância para uso no Estado e baseada em software não proprietário. A UNICAMP através de uma união entre o NIED (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) e a FEEC (DCA) propôs a sua participação através de um Laboratório que una as experiências obtidas com o Sistema Teleduc e o Projeto Sapiens. Colabora também nesta iniciativa o Cenpra.

  11. Comentários finais: • nível micro: desafios a serem vencidos tanto no aspecto científico / tecnológico como na atuação interdisciplinar; • nível macro: importância / necessidade ações do Estado criando condições de Infra-estrutura ( TIDIA, GIGA, Supernet)

  12. Obrigado ! leopini@dca.fee.unicamp.br http://www.dca.fee.unicamp.br/~leopini

More Related