1 / 20

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS E GRÁFICOS

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS E GRÁFICOS. LEITURA DE MAPAS. Ler mapas é um processo de decodificação, que envolve algumas etapas metodológicas básicas: OBSERVAÇÃO DO TÍTULO INTERPRETAÇÃO DA LEGENDA DECODIFICAÇÃO DO CONTEÚDO DO MAPA

harley
Download Presentation

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS E GRÁFICOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS E GRÁFICOS

  2. LEITURA DE MAPAS • Ler mapas é um processo de decodificação, que envolve algumas etapas metodológicas básicas: • OBSERVAÇÃO DO TÍTULO • INTERPRETAÇÃO DA LEGENDA • DECODIFICAÇÃO DO CONTEÚDO DO MAPA • OBSERVAÇÃO DA ESCALA (cálculo das distâncias ou das dimensões do fenômeno representado; estabelecimento de comparações ou interpretações)

  3. Legenda • Permitem interpretar as informações contidas no mapa, desde a constatação da existência de um determinado fenômeno até os diferentes graus de intensidade em que ele se apresenta. • As legendas podem vir representadas por cores, hachuras, símbolos ou ícones de diversos tipos, ou utilizar combinações dessas várias representações.

  4. Símbolos pontuais

  5. MAPAS DE SIMBOLOS LINEARES

  6. MAPAS COROCROMÁ-TICOS

  7. MAPAS COROPLÉTICOS

  8. MAPAS DE SÍMBOLOS PROPORCIONAIS

  9. ANAMÓ-RFOSE

  10. MAPA FÍSICO

  11. Carta Topográfica • Um mapa topográfico (ou carta topográfica) é uma representação bidimensional de um mundo 3D. • Eles são desenvolvidos a partir de fotografias aéreas ou feitos através de radares.

  12. CURVAS DE NÍVEL • Valor aproximado da altitude. • É uma linha imaginária do terreno que une os pontos de mesma altitude. • Apresentar um mesmo intervalo altimétrico. • Curvas mestras (possuem traço mais grosso). • As curvas de nível nunca se cruzam, podendo se tocar em saltos d'água ou despenhadeiros.

  13. (UERJ) Devido à dificuldade de representar o relevo terrestre sobre a superfície plana do mapa, os cartógrafos costumam empregar a técnica de mapeamento com curvas de nível. Observe a imagem a seguir, na qual esse recurso é utilizado. • Identifique, por meio dos pontos cardeais, o sentido para o qual está correndo o rio principal e indique qual das três rotas assinaladas é a ideal para atingir o ponto D pelo caminho com menor declividade. • Justifique suas respostas com base na interpretação das curvas de nível.

  14. Observe a figura: Com base nas figuras são feitas as seguintes afirmações que seguem: I. A forma do relevo representado pela figura H corresponde a uma depressão. II. A forma do relevo representado pela figura G corresponde a um morro. III. O segmento AB apresenta declividade menor do que o segmento XZ. Quais estão corretas?

  15. O mapas são uma visão de mundo:

  16. O mapa da “República da Soja” apresenta um discurso, devemos ler em suas entrelinhas. O discurso geopolítico apresentado é claro: Nele o capital se sobrepõe aos países e atua de forma intimidadora aos governos. O discurso desse mapa é a total predominância do sistema de produção do agronegócio, sua expansão e domínio absoluto, como se não houvesse outras possibilidades de produção no campo. Propõe a monocultura baseada na dependência de sementes, insumos e implementos agrícolas, produzidos pela empresa que encomendou o mapa. O mapa da “República da Soja” serve aos objetivos da empresa de expandir as suas atividades para a obtenção de maior lucro, mas que necessita para isso de mudanças na legislação desses países quanto às sementes transgênicas e também intervenção pública para a garantia de infraestrutura para o desenvolvimento da produção do agronegócio.

  17. INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS

More Related