1 / 18

REFRAÇÃO DA LUZ

REFRAÇÃO DA LUZ. Professor Dante Deon. A refração é o fenômeno no qual a luz muda de meio de propagação, com mudança em sua velocidade. A refração é o fenômeno no qual a luz muda de meio de propagação, com mudança em sua velocidade.

hayden
Download Presentation

REFRAÇÃO DA LUZ

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. REFRAÇÃO DA LUZ Professor Dante Deon

  2. A refração é o fenômeno no qual a luz muda de meio de propagação, com mudança em sua velocidade.

  3. A refração é o fenômeno no qual a luz muda de meio de propagação, com mudança em sua velocidade.

  4. A refração é o fenômeno no qual a luz muda de meio de propagação, com mudança em sua velocidade.

  5. A refração é o fenômeno no qual a luz muda de meio de propagação, com mudança em sua velocidade.

  6. ÍNDICE DE REFRAÇÃO ABSOLUTO • O índice de refração absoluto n de um meio, para determinada luz monocromática, é a razão entre a velocidade da luz no vácuo (c) e a velocidade da luz no meio em questão (v):

  7. LEIS DA REFRAÇÃO • Primeira lei: O raio incidente I, o raio refratado R e a normal N à superfície de separação S pertencem ao mesmo plano.

  8. LEIS DA REFRAÇÃO • Segunda lei (lei de Snell-Descartes):

  9. ÍNDICE DE REFRAÇÃO RELATIVODO MEIO 2 EM RELAÇÃO AO MEIO 1 Dados dois meios, o de maior índice de refração é denominado mais refringente.

  10. PROPRIEDADES DA REFRAÇÃO • Para incidência oblíqua, quando a luz passa de um meio menos refringente para um meio mais refringente, o raio de luz se aproxima da normal.

  11. PROPRIEDADES DA REFRAÇÃO • Para incidência oblíqua, quando a luz passa de um meio mais refringente para um meio menos refringente, o raio de luz se afasta da normal.

  12. ÂNGULO LIMITE E REFLEXÃO TOTAL • Ângulo limite (L) é o valor do ângulo de incidência ao qual corresponde uma emergência rasante (por 90°), quando a luz se propaga do meio mais refringente para o meio menos refringente:

  13. ÂNGULO LIMITE E REFLEXÃO TOTAL Para ocorrer reflexão total, há duas condições: • a luz deve se propagar no sentido do meio mais refringente para o meio menos refringente; • o ângulo de incidência i deve superar o ângulo limite L.

  14. REFRAÇÃO DA LUZ NA ATMOSFERA • Posição aparente dos astros

  15. REFRAÇÃO DA LUZ NA ATMOSFERA • Ilusão da existência de poças d’água

  16. DISPERSÃO LUMINOSA • A dispersão luminosa é a decomposição de uma luz policromática ao sofrer refração. Na dispersão da luz solar, a componente que sobre o maior desvio é a luz violeta, e a que sofre o menos desvio é a luz vermelha.

  17. DISPERSÃO LUMINOSA • O arco-íris é formado em consequência da refração e posterior reflexão da luz solar em gotículas de água em suspensão no ar. Na refração a luz solar se decompõe, sendo a mais desviada a luz violeta e a menos desviada a luz vermelha.

  18. DISPERSÃO LUMINOSA • O arco-íris é formado em consequência da refração e posterior reflexão da luz solar em gotículas de água em suspensão no ar. Na refração a luz solar se decompõe, sendo a mais desviada a luz violeta e a menos desviada a luz vermelha.

More Related