1 / 13

Biotecnologia no tratamento da água no Brasil

Biotecnologia no tratamento da água no Brasil. Biologia 12º A Andreia Oliveira Maria Rodrigues Marina Soares Marta Pinto Vânia Bernardino. BIOTECNOLOGIA.

hinda
Download Presentation

Biotecnologia no tratamento da água no Brasil

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Biotecnologia no tratamento da água no Brasil Biologia 12º A Andreia Oliveira Maria Rodrigues Marina Soares Marta Pinto Vânia Bernardino

  2. BIOTECNOLOGIA A biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico de plantas e animais para fins industriais. Engenharia Genética é o termo usado para descrever algumas técnicas modernas em biologia molecular que vêm revolucionado o antigo processo da biotecnologia. É o conjunto de técnicas que permitem implantar processos de tratamento de resíduos, controlo de poluição, produção de penicilina e outros antibióticos, produção de alimentos, purificação da água, etc. Possui o conhecimento nas áreas de microbiologia, bioquímica, genética, engenharia, química, informática. Tendo como agentes biológicos os microrganismos, células e moléculas (enzimas, anticorpos, DNA, etc.), resultando em bens, como alimentos, bebidas, produtos químicos, energia, produtos farmacêuticos, pesticidas, etc.

  3. Produtos e Benefícios Agricultura - adubo composto, pesticidas, silagem, mudas de plantas ou de árvores, plantas transgénicas, etc.Alimentação - pães, queijos, picles, cerveja, vinho, proteína unicelular, aditivos, etc.Química - butanol, acetona, glicerol, ácidos, enzimas, metais, etc.Electrónica - biosensoresEnergia - etanol, biogásMeio Ambiente - recuperação de petróleo, tratamento do lixo, purificação da águaPecuária - embriõesSaúde - antibióticos, hormônios e outros produtos farmacêuticos, vacinas, reagentes e testes para diagnóstico, etc.

  4. BIOSSEGURANÇA • Controlo e a minimização de riscos advindos da prática de diferentes tecnologias, seja em laboratório ou quando aplicadas ao meio ambiente. • - é regulada em vários países no mundo por um conjunto de leis, procedimentos ou directivas específicas. • -O fundamento básico é estudar, entender e tomar medidas para prevenir os efeitos adversos da moderna biotecnologia, sendo prioritário proteger a saúde humana, animal e o meio ambiente, para assegurar o avanço dos processos tecnológicos.

  5. Biotecnologia no tratamento da água no Brasil • O Brasil é uma das maiores reservas de água doce do mundo para o consumo humano, o equivalente a 12%. • Mas, 80% dessa reserva está na Amazónia. É nela que se encontra a maior bacia fluvial do mundo. • Só o Rio Amazonas representa 16% de todas as águas dos rios mundiais. • O governo brasileiro tem gerido mal os seus recursos hídricos, diante do desperdício, tendo uma taxa de 40%; dos depósitos de lixo implantados em rios, lagos e a contaminação por agrotóxicos, metais pesados, petróleo e esgotos.

  6. BIORREMEDIAÇÃO • Tecnologia que utiliza agentes biológicos, particularmente os microrganismos, para remover poluentes tóxicos do ambiente, principalmente do solo e da água. Os poluentes são decompostos em substancias atóxicas por meio do metabolismos microbiano.

  7. Três aspectos devem ser considerados: - A existência de microorganismos com capacidade catabólica para degradar o contaminante. - O contaminante tem que estar disponível ou acessível ao ataque microbiano ou enzimático. - Condições ambientais adequadas para o crescimento e actividade do agente biorremediador. Existem dois tipos de biorremediação:Bio estimulação - que fornece nutrientes às populações de microorganismos, aumentando a sua população, promovendo o crescimento e consequentemente o aumento da actividade metabólica na degradação de contaminantes.Bio aumento - que introduz misturas específicas de microorganismos num ambiente contaminado ou num biorreactor para iniciar o processo da biorremediação.

  8. Vantagens da biorremediação em relação aos métodos mais antigos: - Mais barato (biorremediação custa em torno de 200,00 dólares e o bombeamento e o tratamento convencionais chegam a custar milhões de dólares). - Não utiliza água natural tratada, não se remove os compostos atóxicos da água, procedimentos necessários no tratamento convencional de superfície. - Não interfere nas operações que já estão a ser realizadas, podendo ser utilizado em locais de difícil acesso. - Pode ser usada em conjunto com o bombeamento (remediação convencional), reduzindo possibilidades de contaminação para os trabalhadores. - Microorganismos agem na redução dos contaminantes de petróleo transformando-os em subprodutos menos nocivos ao meio.

  9. Porém, a biorremediação apresenta algumas limitações, como por exemplo:- Não é uma solução imediata; • Os locais a serem tratados devem estar preparados para suportar a acção dos microorganismos e as condições que favorecem a actividade microbiana : • - Para cada tipo de contaminante, indicam-se espécies diferentes de microorganismos para o processo de biorremediação. No Brasil, a disposição inadequada de resíduos domésticos e industriais, principalmente resíduos perigosos, implica a contaminação do solo, ar e recursos hídricos superficiais e subterrâneos.

  10. A técnica de biorremediação anteriormente descrita é baseada na lixiviação microbiana, particularmente no princípio da decomposição que pode ser dividido em duas fases: - Inicialmente, as bactérias acidófilas e acetogénicas, são utilizadas para produzir ácido acético e outros ácidos a partir da matéria orgânica, solubilizando a carga orgânica e metais pesados presente nos resíduos. - Em seguida, bactérias metanogénicas e acetotróficas são usadas para consumir a carga de ácidos, produzindo o biogás e um composto biogénico. Após a fase metanogénica, em função das reacções bioquímicas e da mudança do pH, os metais pesados são precipitados e encapsulados, ou seja, é levado as formas mais estáveis, menos solúveis, finalizando assim o tratamento biológico e físico-químico dos resíduos líquidos.

  11. Curiosidades: • A ONU estima que haja cerca de 1,4 bilhão de pessoas sem acesso à água potável no mundo e que 2,4 biliões não dispõem de serviços de purificação. • Na América Latina, na Ásia e na Oceânia mais de 20% das casas ainda não tem água canalizada. Na África, o número sobe para quase 60% das residências.

  12. Fim

More Related