1 / 11

Introdução

EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ. Introdução.

ila-riley
Download Presentation

Introdução

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIAALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKIASTORGA - PARANÁ

  2. Introdução Através do desenvolvimento de recursos tecnológicos, propiciaram-se novas alternativas de ensino a distância, construindo-se uma nova infra-estrutura intelectual caracterizada por comunidades virtuais, diminuindo a interação física entre alunos e professores. E é nesta nova concepção sobre educação que surge o professor-tutor, um professor de ensino presencial que necessita de preparação e adaptação ao novo modelo de ensino aprendizagem, com novas metodologias, técnicas e materiais de apoio.

  3. Conceito de educação De acordo com Moran (1998), em uma perspectiva ampla, educar implica ajudar a si mesmo e a outros a aprender a viver, em ajudá-los a desenvolver todas as suas habilidades de compreensão, emoção e comunicação, as quais lhes oportunizarão encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais, tornando-se pessoas e cidadãos realizados e produtivos.

  4. Fundamentação teórica A escola e a educação devem estar articuladas com a problemática mais ampla da sociedade e suas diferentes práticas, para que neste espaço haja produção de conhecimento.

  5. O professor-tutor deve ser um profissional com formação sólida, mantendo-se atualizado, e adaptar-se às mudanças que marcaram as últimas décadas.

  6. Professor e aluno devem ser parceiros no processo de ensino-aprendizagem, e o professor deve ser levado a atuar como facilitador deste processo, se propondo também a aprender com seus alunos.

  7. O papel do educador terá mais importância como mediador e facilitador de todo o processo.

  8. Portanto, na concepção atual, o professor deve ser aquele que procura antes de tudo guiar, orientar, estimular, descobrir e canalizar os interesses dos alunos.

  9. É necessário um processo de educação que se cultive a sensibilidade e a inteligência, e não apenas da mera técnica, conquanto a técnica também seja necessária.

  10. O ensino à distância requer necessidade de mudança no processo de ensino-aprendizagem, e também na relação professor-aluno.

  11. Conclusão A educação a distância permite atender grandes contingentes de alunos, vencendo distâncias, tornando-se democrático, oportunizando aos mesmos acesso às universidades. A flexibilidade proporcionada por esta modalidade de ensino, conduz o aluno à autonomia e autodisciplina, colaborando para um melhor desempenho profissional e para a formação de um individuo sociável.

More Related