1 / 81

Oração do Terço

Oração do Terço. Ano A - Epifania do Senhor. OS TRÊS REIS MAGOS CHEGARAM À GRUTA LÁ EM BELÉM - (BIS) AO DEUS MENINO ADORARAM E DERAM PRENDAS TAMBÉM - (BIS) VENHAM VER O DEUS MENINO, NO SEU BERCINHO DE LUZ É TÃO LINDO O PEQUENINO , SANTA PAZ NOS TRAZ JESUS.

ira
Download Presentation

Oração do Terço

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Oração do Terço

  2. Ano A- Epifania do Senhor

  3. OS TRÊS REIS MAGOS CHEGARAM À GRUTA LÁ EM BELÉM - (BIS) AO DEUS MENINO ADORARAM E DERAM PRENDAS TAMBÉM - (BIS) VENHAM VER O DEUS MENINO, NO SEU BERCINHO DE LUZ É TÃO LINDO O PEQUENINO, SANTA PAZ NOS TRAZ JESUS

  4. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.Ámen! A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os Santos Mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)

  5. Confessemos os nossos pecados: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões,(batendo no peito)por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ámen!

  6. Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.

  7. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Gloria a Deus, na terra e nos céus, Gloria, Gloria, Paz na Terra. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai Todo-Poderoso, nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças, por Vossa imensa glória.

  8. Gloria a Deus, na terra e nos céus, Gloria, Gloria, Paz na Terra. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.

  9. Gloria a Deus, na terra e nos céus, Gloria, Gloria, Paz na Terra Só Vós sois o Santo; só Vós, sois o Senhor; só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Ámen! Aâ–Aâ –Aâ -Ámen!

  10. ORAÇÃO COLECTA Senhor Deus omnipotente, que neste dia revelastes o vosso Filho Unigénito aos gentios guiados por uma estrela, a nós que já Vos conhecemos pela fé levai-nos a contemplar face a face a vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

  11. 1ª Leitura «Brilha sobre ti a glória do Senhor» Is 60, 1-6

  12. LEITURA I Is 60, 1-6 Leitura do Livro de Isaías Levanta-te e resplandece, Jerusalém, porque chegou a tua luz e brilha sobre ti a glória do Senhor. Vê como a noite cobre a terra e a escuridão os povos. Mas, sobre ti levanta-Se o Senhor e a sua glória te ilumina. As nações caminharão à tua luz e os reis ao esplendor da tua aurora. Olha ao redor e vê: todos se reúnem e vêm ao teu encontro;

  13. LEITURA I Is 60, 1-6 os teus filhos vão chegar de longe e as tuas filhas são trazidas nos braços. Quando o vires ficarás radiante, palpitará e dilatar-se-á o teu coração, pois a ti afluirão os tesouros do mar, a ti virão ter as riquezas das nações. Invadir-te-á uma multidão de camelos, de dromedários de Madiã e Efá.

  14. LEITURA I Is 60, 1-6 Virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando as glórias do Senhor. Palavra do Senhor. Graças a Deus

  15. Salmo

  16. Salmo 71 (72), 2.7-8.10-11.12-13 (R. cf. 11) Refrão: Virão adorar-Vos, Senhor, todos os povos da terra.

  17. 2ª Leitura Os gentios recebem a mesma herança prometida Ef 3, 2-3a.5-6

  18. LEITURA II Ef 3, 2-3a.5-6 Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios Irmãos: Certamente já ouvistes falar da graça que Deus me confiou a vosso favor: por uma revelação, foi-me dado a conhecer o mistério de Cristo. Nas gerações passadas, ele não foi dado a conhecer aos filhos dos homens como agora foi revelado

  19. LEITURA II Ef 3, 2-3a.5-6 pelo Espírito Santo aos seus santos apóstolos e profetas: os gentios recebem a mesma herança que os judeus, pertencem ao mesmo corpo e participam da mesma promessa, em Cristo Jesus, por meio do Evangelho. Palavra do Senhor. Graças a Deus

  20. Aclamação HINOS DE GLÓRIA CANTEMOS AO SENHOR CANTEMOS VITÓRIA ALELUIA CANTAI POVOS TODOS, CRISTO É NOSSO REI NÓS SOMOS SEU POVO. SOMOS SUA GREI

  21. Evangelho «Viemos do Oriente adorar o Rei» Mt 2, 1-12

  22. EVANGELHO Mt 2, 1-12 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós. Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus Gloria a Vós, Senhor!

  23. EVANGELHO Mt 2, 1-12 Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. «Onde está – perguntaram eles – o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O». Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém.

  24. EVANGELHO Mt 2, 1-12 Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo Profeta: ‘Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo’».

  25. EVANGELHO Mt 2, 1-12 Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: «Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O». Ouvido o rei, puseram-se a caminho.

  26. EVANGELHO Mt 2, 1-12 E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra.

  27. EVANGELHO Mt 2, 1-12 E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho. Palavra da salvação. Gloria a Vós, Senhor.

  28. Será que algum rei nasceu num estábulo? Como poderiam esses sábios concluir que o menino deitado na manjedoura era o Messias, que estavam a procurar? Como poderiam eles começar uma viagem tão longa sem saberem para onde ir, como poderiam encontrar o local, que é desconhecido de todos? Qual foi o sentido de fazer ofertas preciosas a uma família pobre, sem nenhum sinal de realeza?

  29. O dia de Natal, é aquele em que Jesus se revelou aos Judeus. A Epifania constitui-se como a revelação de Jesus aos gentios nas pessoas dos Reis Magos. Estes magos aparecem uma só vez na sagrada escritura e nunca mais se ouve falar deles. São homens misteriosos. Deus revelou-se aos reis magos não através das escrituras, visto que eles não as conheciam, não faziam parte da sua cultura nem da sua religião,

  30. mas através de um sinal da natureza, que eles conheciam bem, por adorarem a mãe natureza. Foi para eles uma grande surpresa que o rei Herodes não soubesse nada do nascimento de um rei novo; a surpresa foi maior ainda quando encontraram este menino numa aldeia, que não tinha qualquer importância, e nascido de uma pobre, Maria. Chegaram como pagãos, adoraram Jesus como pagãos e voltaram para casa como

  31. pagãos; não se converteram ao Judaísmo nem ao Cristianismo. A sua adoração foi aceite por Deus, que os dirigiu no seu caminho de volta através dum sonho. Porque é que temos uma festa para comemorar a visita dos Reis Magos ao Menino e não festejamos a visita dos pastores? Herodes e os escribas que tinham as escrituras não conseguem achá-lO porque os seus corações estavam

  32. fechados. Mas os pastores e os magos conseguiram encontrá-lo porque acreditaram nas palavras do anjo e no sinal da natureza e procuraram-nO utilizando todos os meios para O encontrar. É triste que tenham chegado os reis magos de terras pagãs para adorar o recém-nascido menino Jesus, enquanto, o povo escolhido, em Jerusalém, dormia, ignorando a chegada do reino de Deus. Ter a revelação ou a Sagrada Escritura e os

  33. Sacramentos não é garantia de salvação para ninguém porque para Deus contam é as nossas ações. Este encontro dos magos produziu três reações: o ódio, a indiferença e a adoração. O rei Herodes foi cruel porque considerou Jesus como uma ameaça potencial à sua realeza. Ele assassinou os santos inocentes e mais tarde a sua esposa, os seus filhos, os cunhados e a

  34. sogra por suspeita de conspiração. Hoje em dia muitos odeiam Jesus sem razão nenhuma. Os escribas e os fariseus foram capazes de calcular o tempo e o local do nascimento de Jesus, mas recusaram-se a ir vê-lO - mesmo a Belém que fica perto de Jerusalém. Jesus fica triste pela indiferença que os nossos familiares e amigos mostram por Ele.

  35. O pastor e os Magos foram visitá-lO, e adoraram-nO. Assim como os magos escolheram “um outro caminho” para voltar para sua casa, vamos nós escolher um caminho certo para nos aproximarmos mais d’Ele. Uma estrela conduziu-os para Belém. Devemos tornar-nos numa estrela para os outros levando-os a Jesus e à Igreja. Neste dia de Epifania peçamos a Deus estas graças. Assim Seja!

  36. «Caminhemos na Vida Louvando e Adorando o nosso Salvador» Meditação

  37. Credo

  38. Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do céu e da te-e-rra. Creio em Jesus Cristo, No-o-sso Senhor, Pelo Espírito Santo concebido. Nasceu da Virgem Mari-i-i-ia, Padeceu sob Pôncio Pilatos. Foi crucificado, morto e sepultado E desceu à mansão dos mo-ortos. Ressuscitou ao terceiro dia, Subiu aos céus à direita de Deus Pai. De onde há-de vir pa-a-ra julgar.

  39. Para Julgar o-os vi-vos e os mortos. Creio no Espirito San-an-an-anto. Creio na Santa Igreja Católica. Na comunhão dos San-an-an-antos. Creio na remissão dos peca-a-dos. Na ressurreição da cá-a-a-ame. Creio também na vida eter-er-na. a-a-a-meu a-a-a-amen a-a-amen a-amen

  40. Oração Universal

  41. Caríssimos cristãos: Neste dia, em que Deus quis revelar a todos os povos do Oriente e do Ocidente a luz do Céu que o seu Filho trouxe à terra, oremos, dizendo Iluminai, Senhor, a terra inteira. Pelas Igrejas mais antigas e pelas mais recentes, para que saibam acolher quem busca a Deus e O mostrem no Menino, luz dos homens, oremos ao Senhor. Iluminai, Senhor, a terra inteira.

  42. Pelos presbíteros, missionários e catequistas, para que saibam dizer aos que não crêem, que a verdadeira luz do mundo é Jesus Cristo, oremos ao Senhor. Iluminai, Senhor, a terra inteira. Pelos homens da cultura e da ciência, para que busquem a Deus nos sinais da criação e da história e O encontrem, como os Magos, seguindo a sua estrela, oremos ao Senhor Iluminai, Senhor, a terra inteira.

  43. Pelos aflitos que perderam a esperança • e por aqueles que ainda buscam quem os guie, • para que o Filho de Maria seja a sua luz, • oremos ao Senhor • Iluminai, Senhor, a terra inteira. • Por todos os baptizados desta Paróquia, • para que venham a contemplar eternamente • o Deus Menino que adoraram sobre a terra, • oremos ao Senhor. • Iluminai, Senhor, a terra inteira.

  44. Senhor, nosso Deus, que chamastes os pagãos à luz da fé, guiai os que nas trevas Vos procuram como os Magos vindos do Oriente, para que possam contemplar o vosso rosto no esplendor da glória celeste. Por Cristo, nosso Senhor. Ámen.

  45. Ofertório

  46. Minha promessa atende, • Meu Deus, Deus meu. • E sobre mim estende, o manto Teu • Eu te amo e quero amar, • Cada vez mais • Não deixes de escutar, • Senhor meus ais • Juro seguir teus passos, • Como cristãos, • E de põr em teus braços, meu coração

  47. Orai, Irmãos para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso. Todos: receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para honra e glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja

  48. (Todos de pé) ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS Olhai com bondade, Senhor, para os dons da vossa Igreja, que não Vos oferece ouro, incenso e mirra, mas Aquele que por estes dons é manifestado, imolado e oferecido em alimento, Jesus Cristo, vosso Filho, Nosso Senhor. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

  49. Prefácio • V. O Senhor esteja convosco. • R. Ele está no meio de nós. • V. Corações ao alto. • R. O nosso coração está em Deus. • V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. • R. É nosso dever, é nossa salvação.

More Related