1 / 22

Introdução à Relatividade

Introdução à Relatividade. DISCIPLINA:FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO. Temporada 2013 EPISÓDIO 1. UM RELATO GERAL O começo.

Download Presentation

Introdução à Relatividade

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Introdução à Relatividade DISCIPLINA:FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO Temporada 2013 EPISÓDIO 1

  2. UM RELATO GERALO começo... Einstein nasceu na cidadezinha de Ulm, no sul da Alemanha, em 14 de março de 1894. Sua mãe era culta e gostava de tocar violino. Ela tinha apenas 21 anos quando ele nasceu. Seu pai, Hermann, era um homem sociável e afável que adorava uma boa cerveja alemã e gostava de recitar poesia. Ele trabalhava com materiais elétricos.

  3. Os estudos Logo a família de Einstein se mudou para Munique. Quando criança, era considerado uma criança lerda e sonhadora. Certo dia, ganhou de seu pai uma bússola – objeto que o deixou muito intrigado. Aos 16 anos ingressou na ETH para cursar engenharia, mas se seu pai permitiu que cursasse física.

  4. Os postulados da Relatividade Especial

  5. postulados. m. • 1. O que se considera como fato reconhecido, como axioma, como verdade indemonstrável, mas certa ou necessária. • 2. [Matemática]  Princípio que, não tão evidente como o axioma, se admite todavia sem discussão. • 3. Tempo de provação que precede o noviciado. axioma |acsi| (latim axioma, -atis, do grego axíoma, -atos) s. m. Proposição tão evidente que não precisa ser demonstrada.

  6. 1º Postulado ou Princípio da Relatividade: As Leis da Física são as mesmas em todos os sistemas de referência inerciais. • 2º Postulado ou Princípio da Constância da Velocidade da Luz:A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor c para todos os sistemas de referência inercial.

  7. Em um referencial inercial, as Leis da Mecânica, como o princípio da Inércia, são válidas. Refletindo sobre o primeiro postulado...

  8. Todos os referenciais em repouso ou em Movimento Retilíneo uniforme (MRU) são considerados referenciais inerciais. Lembrando somente que os conceitos de movimento e repouso são relativos, ou seja dependem de um referencial! Para refletir... O planeta Terra pode ser considerado um referencial inercial?

  9. Referenciais inerciais x Referenciais não-inerciais Em referenciais acelerados e/ou que executam curvas, o princípio da inércia não se mostra válido, como nessas figuras. Um carro fazendo uma curva, mesmo que com velocidade escalar constante, a pessoa é arremessada para fora da curva sem a existência de uma forma de verdade na horizontal.. Uma pessoa no interior da caixa não saberia explicar o motivo da esfera ir para trás.

  10. 1º Postulado ou Princípio da Relatividade: As Leis da Física são as mesmas em todos os sistemas de referência inerciais.

  11. Refletindo sobre o segundo postulado... • 2º Postulado ou Princípio da Constância da Velocidade da Luz:A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor c para todos os sistemas de referência inercial.

  12. A ideia de referencial... Quantas trajetórias possíveis podemos imaginar para o projétil?

  13. O movimento relativo =] VR = VA + VB VR = VB - VA

  14. E se VA e VB forem próximas à velocidade da luz???

  15. A velocidade da luz é a velocidade limite da natureza. Nenhuma partícula que possui massa pode atingir essa velocidade, apenas as propagações eletromagnéticas.

  16. O movimento relativo a altas velocidades=]

  17. E se VA e VB forem próximas à velocidade da luz??? Não importa a velocidade dos referenciais, a soma das velocidades não pode ultrapassar o valor da velocidade da luz . Além disso, para qualquer referencial inercial, a velocidade da luz é sempre a mesma: c.

  18. 1ª Consequência da Teoria: A contração dos espaços • Corpos que se desloquem a altas velocidades (velocidades próximas à velocidade da luz no vácuo) contraem-se na direção do seu deslocamento.

  19. Relatividade do comprimento: Contração das Distâncias

  20. Exercícios • (1) Em uma espaçonave terrestre, cujo comprimento próprio é 30 m, um astronauta decide preparar seu almoço, hidratando uma deliciosa sopa de legumes. Supondo que a nave viaje com velocidade de 0,8c, (ou seja, 80% da velocidade da luz), calcule: a) O comprimento da nave para um observador na Terra, medido na direção do seu deslocamento.

  21. Vamos fazer alguns exercícios do livro?Capítulo 48: A3, A4, V3 E V4BONS ESTUDOS!

More Related