1 / 58

O LÍDER TEM CREDIBILIDADE PORQUE SABE DESARMAR A BOMBA !

SDL. ALÉM DO DEVER. PRECISAMOS DE LÍDERES. O LÍDER TEM CREDIBILIDADE PORQUE SABE DESARMAR A BOMBA !. PALESTRANTE: MARIO HECKSHER Cel Inf (Res) - SDL / CC / AMAN. LIDERANÇA MILITAR. Alicerce das tropas coesas, motivadas e aguerridas. OBJETIVOS. 1. Entender os fundamentos da liderança.

jana
Download Presentation

O LÍDER TEM CREDIBILIDADE PORQUE SABE DESARMAR A BOMBA !

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SDL ALÉM DO DEVER PRECISAMOS DE LÍDERES O LÍDER TEM CREDIBILIDADE PORQUE SABE DESARMAR A BOMBA ! PALESTRANTE: MARIO HECKSHER Cel Inf (Res) - SDL / CC / AMAN

  2. LIDERANÇA MILITAR Alicerce das tropas coesas, motivadas e aguerridas.

  3. OBJETIVOS 1. Entender os fundamentos da liderança. 2. Entender porque se estabelecem laços de liderança entre o líder e os liderados.

  4. SUMÁRIO • 1. INTRODUÇÃO. • 2. FUNDAMENTOS • O que é área afetiva? • Teorias da liderança. • O significado das palavras. • Alertas sobre o exercício da autoridade. • Os 4 fatores da liderança. • Estilos de liderança. • Níveis de liderança. • A chave da liderança. • Como reconhecer um líder? • As lideranças emergentes e a falsa credibilidade. • 3. ESTUDO DOS FATORES QUE CRIAM E SUSTENTAM A CREDIBILIDADE DO LÍDER. • A competência do líder. • O senso moral do líder. • Atributos que favorecem à liderança. • Os pecados mortais da liderança. • 4. SÍNTESE. • 5. PENSAMENTOS FINAIS.

  5. INTRODUÇÃO

  6. LÍDERES ? PARA QUE ?

  7. “ Estamos perdidos há muito tempo... O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada. Os caracteres corrompidos. A prática da vida tem por única direção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O Estado é considerado na sua ação fiscal como um ladrão e tratado como inimigo. A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências. Diz-se por toda parte, que o país está perdido.”

  8. Quando este texto foi escrito? Teria sido para algum jornal da semana? Não! Foi escrito por Eça de Queirós em 1871.

  9. “Não há uma sociedade saudável sem a existência de uma estrutura de valores, de normas de conduta enfim de uma ordem moral. Quando o consenso amplo da sociedade se desintegra, ou perde a força, a sociedade adoece. Devemos esperar que nossos líderes nos ajudem a man- ter vivos os valores que não são fáceis de se basear nas leis. A desintegração da estrutura de valores está sempre em processo. É dever do líder lutar para regenerá-la.” LIDERANÇA – Gardner, 1990.

  10. POR QUE SE INSTALA O CAOS EM UMA NAÇÃO? 1. Sempre que se instalou o caos na vida das Nações, houve uma anterior e progressiva perda de valores que não foisustada pelos líderes. 2. O que se aplica às Nações, também, pode ocorrer nas Empresas e Instituições, pois o que afeta o grande grupo nacional, afeta to- dos os grupos sociais que o integram.

  11. UM EXEMPLO Pesquisa IBOPE OPINIÃO – revista VEJA de 31/12/2006 • De 0 a 10, que nota daria para a atuação dos deputados • e senadores brasileiros? Nota média: 3,9. • Escolha três características que, na sua opinião, melhor • definem os parlamentares brasileiros. • Desonestos:55%; Insensíveis aos interesses da população: • 52%; Mentirosos: 49%; Oportunistas: 45%; Preguiçosos: • 31%; Honestos: 8%; Dedicados: 4%; Sinceros: 5%. • Na sua opinião, qual dos animais abaixo está mais asso- • ciado à imagem dos parlamentares? • Rato: 37%; Abutre: 28%.

  12. QUAL A LEITURA QUE DEVE SER FEITA DO RESULTADO DESTA PESQUISA? Estas são as lideranças políticas da nação e foram eleitas pelo povo brasileiro. Muito mais do que vergonhosa, esta pesquisa é preocupante, porque nos mostra que as preten- sas lideranças políticas atuam como agentes da contra-cultura que destroem os valores sociais.

  13. AINDA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA! ELEMENTOS BÁSICOSDO PREPARO DAS FORÇAS ARMADAS 1. ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAS ADEQUADAS. 2. PERMANENTE MODERNIZAÇÃO DA DOUTRINA. 3. PERMANENTE MODERNIZAÇÃO DOS MEM. 4. FORMAÇÃO DE PESSOAL DE ALTA CAPACITAÇÃO. 5. FORMAÇÃO DE QUADROS COM ELEVADA CAPACIDADE DE LIDERANÇA. 6. TREINAMENTO. CONCLUSÃO Não é possível ter um Exército preparado, sem líderes eficientes!

  14. A QUE EXÉRCITO VOCÊS QUEREM PERTENCER? Competente Disciplinado Respeitado Incompetente Indisciplinado Desmoralizado O Exército não será melhor que seus Oficiais!

  15. FUNDAMENTOS

  16. Ação voltada para pessoas LIDERAR Comandante Objetivo >>>>> Unidade Militar >>>>> ADMINISTRAR Ação voltada para resultados O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS Autoridade (obediência) No dicionário Chefe = Líder LÍDER > É o indivíduo capaz de influenciar e convencer pessoas para que cooperem em favor de um PROJETO ou do cumprimento de uma MISSÃO.

  17. O QUE É ÁREA AFETIVA ? 1. OS SERES HUMANOS AGEM E REAGEM COMO ORGANISMOS INTEGRAIS EM TRÊS DOMÍNIOS OU ÁREAS QUE, VIA DE REGRA, INFLUENCIAM-SE MUTUAMENTE . ESTAS ÁREAS SÃO AS SEGUINTES: COGNITIVA, PSICOMOTORA E AFETIVA. 2. A ÁREA AFETIVA DIZ RESPEITO AOS SENTIMENTOS, ÀS EMO- ÇÕES, À ACEITAÇÃO E À REJEIÇÃO, ABARCANDO, TAMBÉM, AS QUALIDADES DE CARÁTER, VALORES DE CONSCIÊNCIA E ATRI- BUTOS. 3. A FENOMENOLOGIA DA LIDERANÇAESTÁ INSERIDA NA ÁREA AFETIVA.

  18. INTERDEPENDÊNCIA DAS ÁREAS CONSEQÜÊNCIA? cognitiva psicomotora afetiva Liderança Exemplo: efeitos da Instrução Militar Desenvolvimento da persistência, da autoconfiança, da coragem, do equilíbrio emocional etc.

  19. TEORIAS DA LIDERANÇA 1. TEORIA INATISTA Defende a tese que fatores hereditários determinariam a exis- tência do líder, quase desprezando as influências do meio. Idéia força: Quem é líder já nasce líder! 2. TEORIA SOCIOLÓGICA Procura caracterizar o líder emergente, isto é, aquele que des- ponta devido ao meio social. Enfatiza a situação. 3. TEORIA DO CAMPO SOCIAL Alia aspectos das duas anteriores, levando em consideração tanto os fatores ligados à situação, como os componentes de caráter pessoal. CONFORME A TEORIA DO CAMPO SOCIAL É POSSÍVEL DESENVOLVER A CAPACIDADE DE LIDERANÇA DAS PESSOAS!

  20. OS 4 FATORES DA LIDERANÇA 3. LÍDER 2. LIDERADOS Não existe a “fórmula mágica” da liderança! 4.COMUNICAÇÃO mensagens + exemplos INCOERÊNCIA? 1. SITUAÇÃO Quem são? Como são? Temperamento e caráter Como estão? O que pretendem? Como deve ser? O que precisa saber? O que precisa fazer? Formada pelas circunstâncias internas e externas que influenciam o grupo. As pessoas são diferentes. Biótipo e personalidade. Auditivos, visuais e táteis.

  21. ESTILOS DE LIDERANÇA 1. AUTOCRÁTICA OU AUTORITÁRIA O líder define as regras e normas a serem obedecidas, estabelece os objetivos que deverão ser atingidos e avalia o trabalho realizado. O emprego do “ouvidor”. A liderança autoritária é centralizadora, mas não é despótica. 2. DEMOCRÁTICA OU PARTICIPATIVA O líder procura atuar sintonizado com o grupo, ouvindo e aproveitando as idéias dos liderados, para depois decidir. A liderança democrática não exclui a autoridade do líder, que deve ser exercida em sua plenitude. 3. DELEGATIVA O líder emite diretrizes orientando o andamento dos trabalhos. É a mais adequada para ser exercida em grupos de alto nível, onde as competências do líder e dos liderados estão no mesmo patamar. QUE TIPO DE LIDERANÇA SERIA O MELHOR ? A liderança é situacionale para cada ocasião deverá ser usado o estilo mais adequado.

  22. NÍVEIS DE LIDERANÇA LÍDER LÍDERnível 1 liderados LÍDERLÍDER LÍDERnível 2 liderados lideradosliderados Liderança indireta Liderança direta Cada nível impõe responsabilidades diferentes. O que precisa fazer o líder naquele nível? LIDERANÇA ESTRATÉGICA LIDERANÇA ORGANIZACIONAL LIDERANÇA DIRETA

  23. ENCARGOS DA LIDERANÇA ESTRATÉGICA 1. Estabelecer objetivos 2. Afirmar valores 3. Motivar 4. Administrar - Fixar prioridades. - Organizar e criar instituições. - Manter o sistema em funcionamento. - Preparar agendas. - Tomar decisões. - Exercer julgamento político. 5. Alcançar uma unidade exeqüível 6. Explicar 7. Servir de símbolo 8. Representar o grupo 9. Renovar Segundo Gardner

  24. A CHAVE DA LIDERANÇA CREDIBILIDADE DO LÍDER A credibilidade não surge espontaneamente. É construída a partir da confiança que os li- derados adquirem no LÍDER, porque dá bons e- xemplosde competência profissional, de integri- dade de caráter, de diversos atributos que favo- recem a liderança, porque estabelece uma comu- nicação eficaz com o grupo e tem compromisso com a “causa”.

  25. COMO SE PODE RECONHECER UM LÍDER ? UM INDIVÍDUO ESTARÁ LIDERANDO SE DEMONSTRAR CAPACIDADE PARA ORIENTAR, DIRIGIRE MODIFICARAS ATITUDES E AS IDÉIAS DOS INTEGRANTES DE UM GRUPO. LIDERAR IMPLICA EM CONVENCER PESSOAS A PENSAREM E AGIREM DE MODO SEMELHANTE AO LÍDER, QUE OBTERÁ TAL RESULTADO EM- PREGANDO SUA CAPACIDADE DE PERSUASÃO E A CREDIBILIDADEQUE TIVER CONQUISTADO. A LIDERANÇA LEVA ALGUM TEMPO PARA SER ESTABELECIDA. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES 1. A LIDERANÇA NAS CNTP E NAS CRISES. 2. O EMPREGO DE MEDIDAS COERCITIVAS. 3. A IMPUNIDADE (O CHEFE BONZINHO).

  26. Missão do Cmt ATENÇÃO ! Nem todos querem liderar. A disposição para liderar precisa ser despertada nas pessoas.

  27. AS LIDERANÇAS EMERGENTES E A FALSA CREDIBILIDADE O LÍDER EMERGENTE É AQUELE QUE, NUMA SITUAÇÃO DE CRISE, APRESENTA IDÉIAS E AÇÕES QUE PARECEM SER A “TÁBUA DE SALVAÇÃO” PARA ENFRENTAR A SITUAÇÃO DIFÍCIL COM A QUAL O GRUPO SE DEPARA E É SEGUIDO POR CAUSA DISTO. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES 1. OS EFEITOS DA PROPAGANDA E A CRIAÇÃO DE FALSOS LÍDE- RES EMERGENTES. LIDERANÇA É PODER! 2. OS LÍDERES EMERGENTES QUE SE PERPETUARAM NO PODER.

  28. Intervalo! 10 minutos

  29. ESTUDO DOS FATORES QUE CRIAM E SUSTENTAM A CREDIBILIDADE DO LÍDER

  30. A COMPETÊNCIA DO LÍDER COMPETÊNCIA É CAPACIDADE E APTIDÃO E ENVOLVE OS SEGUINTES ASPECTOS: 1. PREPARO INTELECTUAL – busca do conhecimento. 2. SAÚDE E PREPARO ATLÉTICO – busca da aptidão física. 3. DOMÍNIO DA LINGUAGEM E CAPACIDADE PARA DAR BONS EXEMPLOS – desenvolvimento da comunicação eficaz. 4. CONHECER AS PESSOAS E SABER LIDAR COM ELAS – desen- volvimento da inteligência emocional (importância do QE). 5. INCORPORAÇÃO DE ATRIBUTOS – desenvolvimento da área afetiva.

  31. COMPETÊNCIA DO LÍDER PREPARO INTELECTUAL 1. O “QI” E O “QE”. Os testes de “QI” não medem toda a inteligência. A importância do “QE”. 2. A NECESSIDADE DO ESTUDO BEM CONDUZIDO. Duas vertentes: profissional e geral. 4. TRANSFORMAR CONHECIMENTO EM AÇÃO. Profissões práticas: “Vendo, tratando e pelejando.”

  32. COMPETÊNCIA DO LÍDER BUSCA DA APTIDÃO FÍSICA : SAÚDE E PREPARO ATLÉTICO 1. PARA QUE PRESERVAR A SAÚDE ? O problema do comandante doente. 2. AGENTES NOCIVOS À SAÚDE. - fumo - álcool - drogas ilegais - São agentes que debilitam ocorpoe amente! 3. MENS SANA IN CORPORE SANO. A importância do treinamento físico e da alimen- tação equilibrada - caminhos da aptidão física.

  33. COMPETÊNCIA DO LÍDER "DOMÍNIO DA LINGUAGEM E CAPACIDADE PARA DAR BONS EXEMPLOS" O LÍDER NÃO IRÁ OBTER ADESÕES ÀS SUAS IDÉIAS E PONTOS DE VISTA PELA FORÇA BRUTA, MAS POR INTERMÉDIO DO EMPREGO INTELIGENTE DE SUA CAPACIDADE DE CONVENCER PESSOAS E DE SUA CREDIBILIDADE. Sem comunicação eficaz não haverá liderança ! A BOA ORATÓRIA(importante para convencer): 1. Conhecimento, equilíbrio emocional, boa argumentação, uso de termos que não fujam ao entendimento do grupo, clareza e objetividade. 2. Linguagem corporal:postura, gesticulação e modulação da voz. 3. Falar ao coração das pessoas, transmitindo sentimentos e entusiasmo. LEMBRAR QUE :COMUNICAÇÃO = MENSAGENS + EXEMPLOS

  34. PARA CONVENCER NÃO BASTA FAZER UM BELO DISCURSO TEXTO ELABORADO COM O “GUIA DO DISCURSO POLÍTICO” Durante reunião de Diretoria de uma Empresa, foi perguntada a opinião de um dos participantes, que cochilava, sobre o assunto tratado. Ele assim falou: “Caros colegas, a estrutura atual da organização nos obriga à análise de novas pro- posições . Por outro lado, a constante expansão de nossa atividade auxilia a pre- paração e composição das diretrizes de desenvolvimento para o futuro. No entanto, não podemos nos esquecer que a execução das metas de um progra- ma cumpre um papel essencial na formulação das posturas dos órgãos dirigen- tes em relação às suas atribuições e, acima de tudo, é fundamental ressaltar que a consulta aos diversos diretores facilita a criação de novas proposições. Esta é a minha opinião! “ O texto acima foi escrito sem levar em consideração o assunto tratado na mencionada reunião.

  35. GUIA DO DISCURSO POLÍTICO

  36. COMPETÊNCIA DO LÍDER "CONHECER AS PESSOAS" 1. DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – pontos iniciais: -”Não sou o centro do mundo! Os outros são importantes.” - As pessoas têm virtudes, defeitos e capacidades – saber lidar com isto. 2. NECESSIDADE DE CONHECER OS LIDERADOS - As pessoas não são iguais umas às outras (físico, temperamento e caráter). - É preciso conhecer os subordinados para empregá-los no lugar certo, pois cada indivíduo tem suas limitações – “hipopótamos não sobem em árvores”.

  37. COMPETÊNCIA DO LÍDER "COMO LIDAR COM AS PESSOAS?" O LÍDER DEVE PROCURAR DESENVOLVER: - A PACIÊNCIA (ouvir e ensinar). - A EMPATIA (base para compreender a situação). - O TATO (para corrigir sem ofender). DOIS CONSELHOS ÚTEIS: -AO CORRIGIR ALGUÉM, ATUE COM“SERENO RIGOR”, ISTO É, COM FIRME AUTORIDADE, MAS COM PACIÊNCIA, EMPATIA E TATO. - NÃO HUMILHE O SUBORDINADO OU DELE DEBOCHE.

  38. O SENSO MORAL DO LÍDER OS SERES HUMANOS SÃO RACIONAIS E LIVRES. TÊM UMA VIDA ESPIRITUAL QUE EXTRAPOLA A VIDA BIOLÓGICA. É NO NÍVEL ESPIRITUAL QUE SE IMPÕE A TODOS A QUESTÃO DE DISTINGUIR, DE MODO RACIONAL, O BEM DO MAL . - Questão básica da moralidade: saber diferenciar o Bem do Mal. - Somos dotados de“senso moral”: faculdade de julgar os acertos ou os erros de nossas próprias idéias e ações. - O senso moral é chamado, também, de“voz da consciência”. - Breve comentário sobre Ética (especulativa) e Moral (normativa). NA DÚVIDA : “Não faças aos outros aquilo que não queres que façam a ti”. (ética segundo Jesus Cristo)

  39. O que acontece se o Oficial é do tipo que: GOSTA DE LEVAR VANTAGEM EM TUDO E ACHA QUE OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS? NINGUÉM CONFIA NELE!

  40. O SENSO MORAL DO LÍDER "CARÁTER DO LÍDER - VALORES MORAIS" 1. Disciplinado 2. Honesto 3. Honrado (danos morais) 4. Leal 5. Justo (favoritismo) 6. Respeitoso INTEGRIDADE DE CARÁTER O QUE É CARÁTER ? O termo tem dois sentidos: No sentido geral é um conjunto de condições fundamentais, de inteligência, de sensibilidade e de vontade que distinguem um indivíduo dos demais. Sob o aspecto moral, é a energia da vontade e a firmeza de princípios que dão ao indivíduo uma diretriz bem definida em sua conduta ( pessoa de caráter).

  41. SENSO MORAL DO LÍDER "O RELACIONAMENTO DO LÍDER COM OS LIDERADOS" QUER LIDERAR? ESTIME AS PESSOAS SOBRE AS QUAIS VOCÊ TIVER AUTORIDADE! VOCÊ É RESPONSÁVEL POR ELAS! Mas não queira ser o chefe “bonzinho”! Atue com justiça para não criar uma situação de impunidade. SAIBA DIZER NÃO! 1. A RESPONSABILIDADE MORAL PELOS LIDERADOS - A pessoa que detém o privilégio de ocupar cargo ou função com autoridade sobre outros indivíduos, tem a obrigação moral de dedicar-se à proteçãoe à orientação daqueles a quem chefia. Somente aqueles que alcançam este en- tendimento e manifestam esta disposição, conseguem assumir a efetiva lide- rança dos grupos sobre os quais tenham autoridade (visão social do líder). 2. QUALIDADES NECESSÁRIAS NO TRATO COM OS LIDERADOS SERENO RIGOR >>> firme autoridade + empatia + paciência + tato 3. A ÁREA DE CONFLITO QUE ÀS VEZES SE ESTABELECE - Interesse do serviço x Interesse do liderado.

  42. OS ATRIBUTOS QUE FAVORECEM À LIDERANÇA O QUE SÃO ATRIBUTOS ? - São características relativamente consistentes do indivíduo para responder, de uma determinada maneira, às situações que se apresentam (CEP).

  43. ATRIBUTOS QUE FORMAM O SENSO MORAL DO LÍDER 1. Autodisciplina 2. Honestidade 3. Honra 4. Lealdade 5. Senso de justiça 6. Respeito Integridade de caráter

  44. ATRIBUTOS IMPORTANTES PARA ORIENTAR E CORRIGIR OS SUBORDINADOS 1. Firme autoridade – para exigir 2. Empatia – para compreender a situação 3. Paciência – para ouvir e ensinar 4. Tato – para corrigir sem ofender Sereno rigor

  45. ALERTAS SOBRE O EXERCÍCIO DA AUTORIDADE 1.Exercer a autoridade consiste em fazer com que um grupo de pessoas realize o que a missão exige. 2. Quando os comandantes não exercem a autoridade da qual foram investidos, instala-se a indisciplina e a desordem. 3. O comandante deve preferir exercer sua autori- dade usando sua capacidade deliderança.

  46. ATRIBUTOS QUE FACILITAM A LIDERANÇA EM QUALQUER GRUPO HUMANO 1. Autoconfiança 2. Coerência 3. Cooperação 4. Coragem 5. Criatividade 6. Decisão 7. Dedicação (compromisso) 8. Equilíbrio emocional 9. Entusiasmo 10. Iniciativa 11. Responsabilidade 12. Persistência 13. Flexibilidade (resiliência)

  47. OS PECADOS MORTAIS DA LIDERANÇA 1. A INCOMPETÊNCIA. 2. A IRRESPONSABILIDADE. 3. A DESLEALDADE. 4. A COVARDIA . 5. A DESONESTIDADE . 6. A INDISCIPLINA . 7. A INDECISÃO. 8. A INJUSTIÇA . 9. A INCOERÊNCIA . 10. A FALTA DE AUTORIDADE . 11. FALTA DE DEDICAÇÃO (COMPROMISSO). 12. A FALTA DE INICIATIVA . 13. A FALTA DE ENTUSIASMO. 14. A INCAPACIDADE PARA SE COMUNICAR.

  48. SÃO FALHAS GRAVES QUE DIFICULTAM OU IMPEDEM O SURGIMENTO DA CONFIANÇA E DA CREDIBILIDADE!

  49. SÍNTESE

  50. 1. A CHAVE DA LIDERANÇA É ACREDIBILIDADE DO LÍDER. 2. A CREDIBILIDADE SURGE À MEDIDA QUEO LÍDER SE COMUNICA COM OS LIDERADOS, POR INTERMÉDIO DE MENSAGENS E BONS EXEM- PLOS, OBTENDO O RESPEITO EA CONFIANÇADOS MESMOS. 3. A PARTIR DAÍ,OS LAÇOS DE LIDERANÇAESTABELECIDOS IRÃO SE FORTALECENDO, À MEDIDA QUE OS LIDERADOS FOREM IDENTIFI- CANDO NO LÍDERTRAÇOS DE CARÁTEREATRIBUTOSFAVORÁVEIS À CONDUÇÃO DO GRUPO, DENTRO DASITUAÇÃOQUE SE APRESEN- TA . 4. NESTAS CONDIÇÕES, O LÍDER TERÁ CAPACIDADE PARA ORIENTAR DIRIGIR EMODIFICARAS ATITUDES E AS IDÉIAS DOS INTEGRANTES DO GRUPO.

More Related