1 / 11

(AVANÇAR C?MOUSE)

jemma
Download Presentation

(AVANÇAR C?MOUSE)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O monge russo Rasputin era considerado “semi-louco” e libertino por uns, uma benção para outros, e um mistério para todos. Sua vida está envolta em uma névoa de histórias intrigantes, estranhas, quase incompreensíveis , que nos revelam uma figura aparentemente sombria que usou de poderes considerados para-normais em um contexto histórico único no século XX ( a revolução russa), e que, talvez precisamente por isso, tornou-se extraordinariamente famoso. (AVANÇAR C?MOUSE)

  2. Não via contradição no ato de unir o sagrado e o profano, causando ao mesmo tempo admiração e perplexidade . Nasceu na aldeia de Rasputje, Sibéria, em 1869. Segundo algumas versões, teria poderes para-normais desde a infância, e aparentemente considerava isto um dom natural.

  3. Outros relatos dizem que, quando atingiu a maturidade, Rasputin teria entrado para a misteriosa Seita dos Flagelantes, um controverso grupo que vivia sob o olhar apreensivo da Igreja Ortodoxa pré-revolução de 1917. A premissa básica era que não haveria sentido para a salvação se não fôssemos pecadores. Havia rumores de que buscavam união entre o êxtase místico e sexual. Apesar da versão não ser aceita por historiadores, a suspeita de que participava da seita perseguiu-o até o fim, talvez devido ao fato de que realmente Rasputin escandalizou a sociedade russa por seu desregramento sexual.

  4. Quando chegou em São Petersburgo, no ano de 1903, despertou o interesse da Tsarina Alexandra Romanov, cujo único filho varão era hemofílico. Utilizando seus conhecimentos de “cura pela fé”, Rasputin conseguia amenizar os problemas do menino Alexei. Automaticamente ganhou o título de 'Enviado de Deus' e a confiança e admiração de Alexandra, o que o levou a uma prestigiosa intimidade com a aristocracia russa, e o fez abandonar a vida de peregrino errante.

  5. O estranho monge aproveitou a situação com brilhantismo. Começou inclusive a ter influência nas rodas políticas, o que desagradou profundamente alguns membros da elite que o consideravam apenas um charlatão, e que , como tal, só poderia ser pernicioso aos interesses do Império. Sua fama se espalhou. De certa forma, um dos maiores impérios do século XIX passou a ser influenciado por um misterioso monge com poderes de cura. Foi justamente esta fama inesperada que viria a causar sua ruína.

  6. À parte de sua fama como poderoso mago, Rasputin manteve a princípio uma imagem de santidade e retidão. Mesmo mais tarde, quando os relatórios da policia do Tsar denunciaram as bebedeiras e libertinagem do monge, nada parecia abalar seu prestígio real. Talvez pelo fato da doença de Alexei ser mantida em segredo, sua intimidade com a Tsarina deu lugar a rumores.

  7. Em 1914 estourou a Primeira Guerra Mundial e a Rússia posicionou-se ao lado da França e da Inglaterra. O Tzar Nicolau II foi obrigado a ocupar-se com assuntos militares. O palácio e o governo interno passaram para as mãos de Alexandra, e conseqüentemente,  manteve-se em alta o prestígio de Rasputin. Descontentes com sua forte influência, a nobreza russa passou a conspirar por sua morte.

  8. A idéia inicial era envenená-lo, e Rasputin foi convidado para um jantar com o Príncipe Iussupov. Um mistério que intriga todos até hoje foi o fato de que o veneno na comida não fazia qualquer efeito. Rasputin mantinha-se forte e bem disposto no decorrer do jantar. Estupefatos com a situação, os nobres o balearam. Ainda assim, ele se levantou do chão após o tiro. Por fim Rasputin foi amarrado e jogado no rio Neva, onde finalmente morreu afogado.

  9. HAVIA DEIXADO UMA CARTA PROFÉTICA AO TSAR: “...SINTO QUE MORREREI ANTES DE 1° DE JANEIRO. SE MEUS ASSASSINOS FOREM BANDIDOS OU CAMPONESES, O SENHOR TSAR NADA TEM A TEMER. SUA FAMÍLIA REINARÁ POR SÉCULOS. MAS SE FOREM PESSOAS DE SUA RELAÇÃO, NINGUÉM, NEM SEUS FILHOS, VIVERÃO POR MAIS DE 2 ANOS. SERÃO ASSASSINADOS PELO POVO RUSSO. DEVE REFLETIR E SER PRUDENTE. PENSE EM SUA SEGURANÇA E DIGA A SEUS AMIGOS QUE PAGUEI POR ELA COM MEU SANGUE, POIS SEREI ASSASSINADO. JÁ NÃO ESTOU ENTRE OS VIVOS.” ESTRANHAMENTE, 2 ANOS DEPOIS,O TSAR E SUA FAMÍLIA FORAM EXECUTADOS JUNTOS, EM UMA SALA, PELOS REVOLUCIONÁRIOS QUE LUTAVAM PELA CAUSA COMUNISTA.

  10. Sua resistência à morte deu ainda mais força para a imagem sobrenatural que construiu durante toda sua a vida. Rasputin talvez não tenha sido nem santo, nem demônio. Alguns historiadores consideram que foi usado como bode-expiatório num contexto político em que ambos os lados precisavam de atirar culpas para justificar malogros e excessos, inevitáveis de ambos os lados, durante a queda de um Império . De qualquer modo, sua figura tornou-se lendária, cruzou as fronteiras da Rússia e do tempo, seja como símbolo de poder sobrenatural, ou como ícone da esperteza humana. Sua enigmática figura permanece intrigante até os dias de hoje.

  11. FORMATAÇÃO: CLAUDIA MADEIRA ENTRE NO SITE: http://www.corepoesia.com TEXTO E IMAGENS: INTERNET SOM: “A VIAGEM DE GALITZIN” DE MUSSORGSKY

More Related