1 / 29

O PICO DO PETRÓLEO E O DESTINO DA HUMANIDADE

O PICO DO PETRÓLEO E O DESTINO DA HUMANIDADE Capítulo 9A – O que podemos fazer ao nível individual Por Robert Bériault Tradução por Luís de Sousa. O que podem os humanos fazer para amenizar a aterragem?. Um palavra de cautela:. Não leves à letra o que digo.

juana
Download Presentation

O PICO DO PETRÓLEO E O DESTINO DA HUMANIDADE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O PICO DO PETRÓLEO E O DESTINO DA HUMANIDADE Capítulo 9A – O que podemos fazer ao nível individual Por Robert Bériault Tradução por Luís de Sousa

  2. O que podem os humanos fazer para amenizar a aterragem?

  3. Um palavra de cautela: Não leves à letra o que digo. Sou incapaz de prever o futuro como qualquer outra pessoa. Os conselhos que se seguem resultam de muitas fontes, da minha própria experiência e da análise dos factos expostos nos capítulos anteriores. Mas penso que a maior parte fará sentido para ti.

  4. Vejamos os diferentes níveis a que a acção pode ser levada a cabo: • 1- Nível individual • 2- Nível da vizinhança/bairro • 3- Nível Municipal • 4- Nível estatal ou nacional • 5- Nível global

  5. 1- Nível individual • Não penso que haja preparação possível a nível individual para o pior, ou seja: um total colapso social ou uma guerra global. • Mas podemos impedir que esses desatres aconteçam no nosso país se o governo agir a tempo de mitigar os efeitos da escassez de energia. • Se o governo não fizer o que é necessário, penso que o país sofrerá apenas uma recessão gradual a cada passo pior. E talvez consigamos estabelecer uma economia estável, mas ´num nível de vida muito inferior ao que temos hoje. • Nesse caso, os indivíduos podem planear a sua própria sobrevivência.

  6. Os indivíduos que se querem proteger provavelmente irão viver para perto do centro das cidades ou do seu local de trabalho, a curta distância dos serviços. Quando os suburbios de casas luxuosas colapsarem, ficaremos contentes por viver em casas pequenas mais perto do centro. 1- Nível individual:

  7. Actividades culturais e desportivas terão de estar mais perto de casa. 1- Nível individual:

  8. Se possível, controi uma casa super-isolada. Não podendo, repara uma casa antiga com grandes quantidade de isolante e selagem que impeçam a infiltração de ar. Instala um Recuperador de Calor para renovar o ar. Os preços dos combustíveis de aquecimento e da electricidade crescerão astronómicamente assim que entrarmos na fase de esgotamento. Mais importante que o preço será a disponibilidade. A escassez de energia resultará em apagões nas alturas mais frias ou quentes do ano. Quando os longos apagões se tornarem frequentes, a nossa casa super isolada impedirá que a água congele nos canos, e nós de sermos miseráveis. 1- Nível individual:

  9. Quando a fase de declínio estiver instalada, as pessoas passarão a viver mais juntas, abandonando os subúrbios. Então, porque não construit um pequeno apartamento na cave ou no sótão enquanto os materiais estão disponíveis? Esta poderá ser uma fonte de rendimento extra para ajudar a pagar os altos custos de energia do futuro. 1- Personal Level:

  10. Equipa a tua casa com uma lareira fechada. Mantem um mínimo de lenha para duas semanas num sítio seguro. Fá-lo agora enquanto os materiais são baratos. Em 2002 um apagão na América do Norte deixou 55 milhões de pessoas sem electricidade Algures no futuro isto tornar-se-á normal. O governo pode não ter fundos para nos ajudar nessa altura. 1- Nível individual

  11. Faz as obras agora (chão, casa-de-banho, cozinha, etc.) As nossas casas devem necessitar do mínimo de manutenção: janelas, tapumes, soalhos. Estes são luxos que não poderemos pagar no meio da crise petrolífera. Ou os materiais necessários para fazer estas coisas podem já não estar disponíveis. 1- Nível individual:

  12. Penso que toda a gente deve aprender um pouco de jardinagem e cuidar pelo menos de um pequeno jardim na sua propriedade. Produtos de climas quentes podem deixar de ser importados. Se forem a família média pode não ter dinheiro para os comprar. Embora não possamos viver do nosso jardim de cidade, ele poderá dar-nos o prazer de pequenas coisas que nos trarão conforto em tempos difíceis. 1- Nível individual: Jardins no topo dos edifícios desencorajam o roubo.

  13. Aprende técnicas de conservação de alimentos: Enlatados, Fumados, Secos e Salgados E se possível controi uma dispensa fresca na tua cave. Produtos frescos transportados para os países frios só chegarão à mesa dos ricos. Para aqueles que não são ricos e querem comer bem, aprender a conservar a fruta e os vegetais produzidos localmente pode ser uma benção. 1- Nível individual:

  14. Equipa a tua cozinha com utensílios eficientes: Panelas e tachos de fundo razo, fritadeira eléctrica, panela de pressão. Fá-lo agora enquanto a energia é barata e tudo está disponível. Se esperares até chegar o declínio estas coisas poderão ser difíceis de encontrar. 1- Nível individual:

  15. Aqueles que nunca aprenderam a cozinhar é bom que o façam agora. Alimentos pré-cozinhados só estarão disponíveis para os endinheirados. Mais ainda, pode não haver outra escolha. 1- Nível individual:

  16. Aprende a cozer e compra uma máquina de cozer agora que são baratas. A roupa descartável de hoje em dia não é feita para durar, teremos que aprender a repará-la para que dure mais tempo. Também beneficiaremos se soubermos fazer a nossa própria roupa. 1- Nível individual: Uma máquina mecânica não usa electricidade e é fácil de raparar.

  17. Será bom aprendermos a reparar as nossas coisas. Faz cursos de reparações e de mecânica. Compra agora as ferramentas de que precisa enquanto são baratas. Quando a vida ficar difícil, estaremos entre os sobreviventes se consigormos repara coisas e fazê-las nós próprios. 1- Nível individual:

  18. As nossas finanças: Livrar-nos de todas as dívidas. Pagar as rendas na totalidade. Nunca comprar coisas a crédito (inclusive automóveis) Ningém quer estar em dívida se as taxas de juro dispararem para 15%, 30% ou 60%. 1- Nível individual:

  19. As nossas finanças: Provavelmente vai ser preciso o petróleo chegar a 100 $ por barril para as infraestruturas turísticas, como estações de ski, navios de cruzeiro e parques temáticos começarem a sofrer. Temos de ter a consciência que nunca mais vai haver crescimento no mercado do turismo. Aqueles que possuem acções de qualquer coisa relacionada com o turismo deve estar atentos e vendê-las assim que possível. 1- Nível individual:

  20. As nossas finanças: Se tens acções relacionadas com a indústria aeronáutica, planea livar-te delas antes que o declínio começe. 1- Nível individual: Esta aeronave extraordinárina ficará para a história como uma das loucuras da humanidade.

  21. Aqueles que precisam de perder peso devem fazê-lo agora, de modo a estarem em forma quando a vida se tornar difícil. Isto deve incluir uma dieta saudável e equilibrada, menos centrada na carne e com mais gramíneas e cereais. Quando começar o declínio, o nosso sistema de saúde, que depende inteiramente de abastecimento descartável e energia, provavelmente colapsará. Nãp será uma boa altura para estar doente. 1- Nível individual: Temos de nos pôr em forma.

  22. Os que têm idade avançada: Farão bem em mudar-se para uma casa preparada para cadeiras de rodas. Os que vivem sozinhos poderão mudar-se para viver com outra pessoa, preferivelmente mais nova e em melhor forma. Por causa do slto desemprego e das falências, os governos não serão capazes de recolher os impostos necessários para responder Às crescentes necessidades de saúde e serviços sociais. 1- Nível individual:

  23. Aqueles que vivem em prédios … devem considerar estas questões: • Como passarei quando os apagões se tornarem regulares? • Conseguirei subir até ao meu andar com facilidade pelas escadas? • As janelas do meu apartamento abrem? • O meu prédio necessita de um sistema de pressurização de água próprio (eléctrico)? • Que tipo de sistema de aquecimento de emergência tem? • Devo considerar vender o meu apartamento agora que o mercado está favorável?

  24. Donos destes beberrões de combustível têm de estar conscientes que quando o petróleo declinar, os preços altos serão um facto permanente da vida.Talvez devam manter atenção aos preços e antes que fiquem altos demais, pô-los à venda e não regatear muito pelo preço.É melhor cedo de mais que tarde de mais. E porque não aprender a velejar?

  25. Devemos aprender o máximo que podermos sobre a situação e difundir esse conhecimento: 1- Nível individual: • Trazendo os assuntos de Sobrecarga e do Pico do Petróleo às nossas conversas • Dizendo a toda a gente que conhecemos esta apresentação. • Pode ser descarregada, gravada num CD e distribuída. Richard Heinberg Colin Campbell Matthew Simmons Jean Laherrère

  26. Se estás na escola secundária e pensas escolher uma profissão ou um negócio que serão necessários durante o declínio económico, podes considerar as seguintes: 1- Nível individual

  27. Como ganhar a vida em tempos difíceis Escreve-me se conheceres outras michrob@videotron.ca

  28. Escreve-me se conheceres outras michrob@videotron.ca Outra lista enviada por um leitor:Norm Erickson of Rochester, MN

  29. Quando o choque energético se tornar uma realidade cada vez pior, teremos todos de viver mais localmente. É sobre isso que fala o Capítulo 9B…

More Related