1 / 17

EUCARISTIA (1ª PARTE)

EUCARISTIA (1ª PARTE). EUCARISTIA – PÃO PARA A VIDA DO MUNDO. EUCARISTIA : FONTE E ÁPICE

keala
Download Presentation

EUCARISTIA (1ª PARTE)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. EUCARISTIA (1ª PARTE)

  2. EUCARISTIA – PÃO PARA A VIDA DO MUNDO EUCARISTIA: FONTE E ÁPICE Para iniciarmos nossa reflexão sobre este sacramento que é fonte e ápice dos outros vamos pegar o texto de: 1Cor 11,23-27. A Eucaristia é fonte é ápice de toda vida cristã o que quer dizer FONTE (De onde nasce, de onde brota) e ÁPICE (Ponto alto, clímax, Cume).

  3. Ao afirmar que é fonte e ápice, o Concílio Vaticano II evidencia a existência de atividades cristãs e eclesiais que antecedem e que seguem a celebração eucarística.

  4. Nascido da água e do Espírito Santo (cf. Jo 3,5),o cristão tem necessidade de ser continuamente alimentado. A fé, a esperança e a caridade, virtudes conferidas pelo batismo, mais do que “forças” (vitus) identificam a presença do Espírito, o mesmo que transforma o pão e o vinho no Corpo e no Sangue de Jesus, entregues em alimento para a vida do mundo.

  5. “Se verdadeiramente a Eucaristia é fonte e ápice da vida e da missão da Igreja, temos de concluir antes de mais que o caminho de iniciação cristã tem como ponto de referência tornar possível o acesso a tal sacramento. A propósito, devemos interrogar-nos — como sugeriram os padres sinodais — se as nossas comunidades cristãs têm suficiente noção do vínculo estreito que há entre Batismo, Confirmação e Eucaristia; de fato, é preciso não esquecer jamais que somos batizados e crismados em ordem à Eucaristia

  6. . Este dado implica o compromisso de favorecer na ação pastoral uma compreensão mais unitária do percurso de iniciação cristã. O sacramento do Batismo, pelo qual somos configurados a Cristo, incorporados na Igreja e feitos filhos de Deus, constitui a porta de acesso a todos os sacramentos; através dele, somos inseridos no único corpo de Cristo (1Cor 12, 13),povo sacerdotal.

  7. Mas é a participação no sacrifício eucarístico que aperfeiçoa, em nós, o que recebemos no Batismo. Também os dons do Espírito são concedidos para a edificação do corpo de Cristo (1Cor 12) e o crescimento do testemunho evangélico no mundo. Portanto, a santíssima Eucaristia leva à plenitude a iniciação cristã e coloca-se como centro e termo de toda a vida sacramental.”

  8. A Eucaristia é fonte e ápice de toda a vida cristã. Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, se ligam à sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Pois a Santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa.

  9. A comunhão de vida com Deus e a unidade do povo de Deus, pelas quais a Igreja é ela mesma, a Eucaristia as significa e as realiza. Nela está o clímax tanto da ação pela qual, em Cristo, Deus santifica o mundo, quanto o culto que no Espírito Santo os homens prestam a Cristo e, por ele, ao Pai.

  10. Com a Celebração Eucarística já nos unimos à liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando Deus será tudo em todos (Cf. 1Cor 15,28).Em suma a palavra, Eucaristia é o resumo de nossa fé: “Nossa maneira de pensar concorda com a Eucaristia, e a Eucaristia, por sua vez, confirma a nossa maneira de pensar” já disse Santo Irineu de Lião na sua obra “Contra os Hereges”.

  11. “O batizado, ao fazer memória do sacrifício de Cristo, aprende a oferece-lo e, seguindo a dinâmica da oferenda pascal, vê-se como membro do corpo de Cristo e compreende que sua vida só tem sentido quando se associa ao sacrifício de Cristo e igualmente se oferece com Cristo ao Pai, fazendo de sua vida uma perfeita oferenda”.

  12. Para terminarmos este tópico podemos nos perguntar: o que quis Cristo Jesus significar quando reuniu seus discípulos na ceia de despedida e deu-lhes a comer pão e beber vinho, dizendo-lhes que eram seu corpo e seu sangue, e dizendo-lhes que eram seu corpo e seu sangue, e recomendando-lhes que celebrassem aquilo em sua memória?

  13. O que entenderam eles? Quais eram as categorias mentais da primeira comunidade cristã- todos eles judeus – para avaliar este gesto sacramental e o encargo de transmiti-lo às comunidades seguintes?

  14. A cada missa que participamos fazemos memória deste sacramento que é FONTE E ÁPICE de toda vida na Igreja e o atualizamos. Não fazemos uma outra missa, mas prolongamos aquela última ceia pois ela foge do tempo terreno e entra no tempo eterno onde não há começo e nem fim. A Ceia foi só uma prolongado por nós a cada missa, onde nosso tempo se une ao tempo eterno. A nova e eterna aliança na pessoa de Jesus Cristo, o Cordeiro imolado

  15. PERGUNTAS: A) Participar da eucaristia é um privilégio?; B) A eucaristia é fonte e ápice da vida cristã?; C) A comunhão com Cristo edifica a Igreja?; D) A eucaristia é sacramento de unidade que constrói unidade? E) A eucaristia é alimento que dá vida ao mundo?

  16. CITAÇÕES BÍBLICAS COMPLEMENTARES: COMO SE CHAMA O SACRAMENTO DA EUCARISTIA:EUCARISTIA – Lc 22,19; 1Cor 11,24; Mt 26,26; Mc 4,22. CEIA DO SENHOR –1Cor 11,20. FRAÇÃO DO PÃO – Mt 14,19; Mt 15,36; Mc 8,6.19; Mt 26,26; 1Cor, 11,24; Lc 24,13-35; At 2,42.46; At 20,7.11; 1Cor 11, 16-17. ASSEMBLÉIA EUCARÍSTICA – 1Cor 11,17-34. SANTO SACRIFÍCIO – Hb 13,15; Sl 116,13.17; 1Pd 2,5; Ml 1,11. COMUNHÃO – 1Cor 10,16-17.

  17. EUCARISTIA (1ª PARTE)

More Related