1 / 14

ÁFRICA SETENTRIONAL Países marcados pela cultura islâmica.

ÁFRICA SETENTRIONAL Países marcados pela cultura islâmica. 8º ano GEOGRAFIA Capítulo 12. Localiza-se o Vale do Rio Nilo. Banhado pelo Mar Mediterrâneo. O Deserto do Saara presente em quase todo o território.

kineta
Download Presentation

ÁFRICA SETENTRIONAL Países marcados pela cultura islâmica.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ÁFRICA SETENTRIONALPaíses marcados pela cultura islâmica. 8º ano GEOGRAFIA Capítulo 12

  2. Localiza-se o Vale do Rio Nilo Banhado pelo Mar Mediterrâneo O Deserto do Saara presente em quase todo o território.

  3. As Montanhas Atlas, tem índices pluviométricos mais elevados atenuando o rigor saariano. Na maioria a população é branca, fala o árabe e professa o islamismo.

  4. MARROCOS, ARGÉLIA E TUNÍSIA-Os três países do Magreb.

  5. MAGREB – SIGNIFICA “ONDE O SOL SE PÕE”. • Esses países estão na parte ocidental do norte da África. • Foram colônias da França até a segunda metade do século XX. • Parte de seus territórios ocupados pela Cadeia de Montanhas do Atlas. • Ajuda no desenvolvimento da agricultura e criação de animais. • Cultivo da oliveira, da videira, da pecuária ovina e caprina.

  6. Na sua parte meridional é marcado por grande escassez de água, limitando a atividade agrícola. • A Argélia é exportador mundial de petróleo, sendo membro da OPEP. • Marrocos e Tunísia são exportadores de fosfato para fazer fertilizantes. • Função portuária e atividade comercial e industrial se destacam em algumas capitais: Argel, Túnis e Rabat. Turismo no Marrocos e na Tunísia(praias e ruínas de Cartago).

  7. EGITO, O TERCEIRO PAÍS MAIS POPULOSO DA ÁFRICA.

  8. EGITO... • É terceiro mais populoso, fica atrás da Nigéria e Etiópia; 90% da sua população está distribuída nas margens ou próxima ao Nilo; • Cairo , a capital, é a maior cidade da África e tem um dos maiores centros mundiais de negócios com uma tradicional arquitetura árabe. • Produtora de algodão para exportação e arroz, trigo... para o mercado interno por causa do Nilo, que é usado como via navegável e ajuda no fornecimento de energia devido a usina hidrelétrica.

  9. A MEDITERRÂNEA LÍBIA E O NILÓTICO SUDÃO

  10. LÍBIA SUDÃO SITUADO NO VALE MÉDIO DO RIO NILO. POPULAÇÃO COM MAIS DE 50% DA ETNIA NEGRA, E 40% À ETNIA ÁRABE. EXPORTADOR DE PETRÓLEO E DE MILHO, ALGODÃO, AMENDOIM, ALÉM DA PECUÁRIA. VENDE MAIS DE 50% DOS SEUS PRODUTOS PARA A CHINA E 30% PARA O JAPÃO. • SITUADA A BORDA DO MAR MEDITERRÂNEO. • POPULAÇÃO CONSTITUÍDA POR ÁRABES E BERBERES. • EXPORTADOR DE PETRÓLEO. • PARCEIROS COMERCIAIS ESTÃO NA UNIÃO EUROPEIA, PRINCIPALMENTE A ITÁLIA DE QUEM FOI COLÔNIA.

  11. CURIOSIDADE ATUAL Separação após referendo não melhorou relação entre países.Brigas tribais, por petróleo e por demarcação de fronteiras continuam.Há um ano, um novo país surgia no mundo, e, com ele, a esperança de um futuro menos violento e menos pobre para os africanos do Sudão. Mas os dias passaram e a vida não ficou mais fácil para quem vive no agora dividido território:conflitos de fronteira;briga pelo petróleo;falta de serviços públicos que funcionem;lutas tribais.Mostram que é preciso mais que um plebiscito para reerguer uma região devastada pela mais longa guerra civil africana.O Sudão do Sul virou país em 9 de julho do ano passado, após uma votação nacional prevista no acordo de paz que pôs fim à 21 anos de luta entre o governo do Sudão e os rebeldes do Sul - uma guerra porquestões religiosas, por poder político e pelo petróleo.

  12. SAARA OCIDENTAL, TERRITÓRIO OCUPADO PELO MARROCOS O SAARA OCIDENTAL FOI A ÚLTIMA COLÔNIA DA ÁFRICA, MAS ATÉ HOJE NÃO OBTEVE ÊXITO NA SUA INDEPENDÊNCIA POLÍTICA. Quando a Espanha retirou-se do Saara a região foi invadida por Marrocos e Mauritânia. Criaram a Frente Polisário. Passaram a resistir à ocupação marroquina e Mauritânia havia desistido. Marrocos dividiu o Saara com um muralha de 1800Km e 1 milhão de explosivos. A REGIÃO MANTÉM UMA TRÉGUA, MAS A DISPUTA AINDA NÃO FOI SOLUCIONADA.

  13. O FIM DAS DITADURAS • UMA SÉRIE DE PROTESTOS POPULARES PROVOCARAM A QUEDA DE REGIMES DITATORIAIS: • O presidente Hosni Mubarak teve problemas de saúde e foi enfraquecido pela oposição que ganhou popularidade. • A população nas ruas forçou a renúncia de Mubarack; uma junta militar assumiu com propósito de democracia. • Queda também do presidente da Tunísia; Zine el-Abdine passou 23 anos de governo marcado por corrupção. • Na Líbia, protestos levaram ao fim da ditadura e morte do presidente Muanmmar al-Khadafi, 42 anos no poder.

  14. Bons estudos!!! Boa Sorte!!!!!!

More Related