1 / 1

Aspectos meteorológicos associados ao evento extremo de novembro de 2008 no leste do Estado de Santa Catarina Bolsista: Ueslei Adriano Sutil Iniciação Científica Voluntária Orientador: Prof. Dr. Marcelo Sandin Dourado.

kirby
Download Presentation

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aspectos meteorológicos associados ao evento extremo de novembro de 2008 no leste do Estado de Santa CatarinaBolsista: Ueslei Adriano SutilIniciação Científica VoluntáriaOrientador: Prof. Dr. Marcelo Sandin Dourado Resultados: Os resultados da climatologia mostram que a feição que se destaca é a Pluma do Rio da Prata (PRP), com sua localização variando de acordo com o ano, mas que influencia diretamente a costa do Paraná e Santa Catarina. A ATSM ajuda a reforçar esta evidencia, demonstrando uma região com temperatura anômala negativa, próxima ao litoral de Santa Catarina. Introdução: O estado de Santa Catarina sempre foi afetado por desastres naturais, especialmente os associados a eventos extremos de precipitação (MARCELINO et al., 2004). Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar o oceano e a interação oceano-atmosfera para determinar se estes parâmetros possuíram influência no evento extremo de novembro de 2008, pois apesar do caráter extremo do evento, não se sabe a influência destes parâmetros. Métodos: Para a realização deste trabalho, foi realizada uma climatologia da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) e da Anomalia da Temperatura da Superfície do Mar (ATSM), utilizando-se os dados diários obtidos do NOAA OI SST V2 High Resolution Dataset para o período de 1981 a 2012. Figura 1. Climatologia da TSM e sua anomalia para a área de estudo durante o período de 1981-2012. Conclusão: Conclui-se a partir dos resultados obtidos que a dinâmica oceânica regional possui influência da PRP e a Corrente do Brasil. Visualiza-se que estas feições possuem grande importância para modular a TSM na região, principalmente na plataforma continental, junto com os efeitos da sazonalidade e configuração da costa. Referências: MARCELINO, E. V. ; GOERL, R. F. ; RUDORFF, F. M. Distribuição espaço-temporal de inundações bruscas em Santa Catarina (Período 1980 - 2003). I Simpósio Brasileiro de Desastres Naturais, Florianópolis, 2004.

More Related