1 / 12

Pauta: Doping aspectos físicos e sociais

COLÉGIO SANTA CLARA. Pauta: Doping aspectos físicos e sociais. 9° ANOS. Professor : Rogério Moraes Disciplina: Educação Física Ensino Fundamental II. O que é Doping ? .

klaus
Download Presentation

Pauta: Doping aspectos físicos e sociais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. COLÉGIO SANTA CLARA Pauta: Doping aspectos físicos e sociais 9° ANOS Professor : Rogério Moraes Disciplina: Educação Física Ensino Fundamental II

  2. O que é Doping ? É a utilização de substâncias proibidas no desporto que podem tornar o atleta mais forte e mais rápido, sendo considerado uma forma de trapaça por aumentar de forma ilícita o rendimento do atleta, humano ou animal.

  3. Já na Grécia Antiga, de acordo com os relatos do escritor Philostratus, os atletas recorriam a outros recursos que extrapolavam as habilidades do competidor. Segundo o seu texto, produzido aproximadamente em 776 a.C., os atletas gregos ingeriam chás compostos por diversas ervas e comiam cogumelos para que atingissem melhores marcas durante as competições.

  4. O doping é proibido nos esportes porque, além de prejudicar a saúde, trata-se de uma conduta antiética do atleta ao proporcionar uma vantagem competitiva desleal em relação aos outros atletas.

  5. Substâncias proibidas • Estimulantes: reduzem a fadiga e aumentam a adrenalina. • Narcóticos: diminuem a sensação de dor. • Esteróides anabólicos: aumentam a força muscular. • Diuréticos: usadas para controlar o peso e também para mascarar o doping. • Betabloqueadores: diminuem a pressão arterial do atleta. São usados em competições de tiro e arco e flecha para manter estáveis as mãos do atleta. • Hormônios peptídeos e análogos: aumentam o volume e a potência dos músculos.

  6. Os 5 principais casos de doping no esporte de auto rendimento O ciclista norte-americano Lance Armstrong, que venceu sete vezes seguidas (1999 a 2005) a Volta da França e foi considerado o maior ciclista da história. Pressionado pelos resultados de uma investigação federal, no famoso programa de entrevistas de Oprah Winfrey o atleta confessou ter usado substâncias proibidas. Ele admitiu ter usado EPO (hormônio que aumenta o número de glóbulos vermelhos e assim permite ao sangue levar mais oxigênio aos músculos), testosterona, dopagem sanguínea e cortisona, além de ter estimulado colegas a usarem substâncias ilícitas. Armstrong perdeu todos os títulos conquistados desde 1998 e foi banido do esporte. Além disso, perdeu a maioria dos patrocinadores, alguns dos quais abriram processo contra ele .

  7. A norte-americana Marion Jones, por ser a primeira mulher a conquistar cinco medalhas em uma mesma olimpíada. A atleta era considera a mulher mais veloz do planeta quando participou dos jogos olímpicos de Sydnei, em 2000. Conquistou três medalhas de ouro (100m rasos, 200m rasos e revezamento 4x100m) e duas de bronze (salto em distância e revezamento 4x400m). Apenas em 2007 ela admitiu ter competido usando uma substância conhecida como "The Clear", que na verdade é a tetrahidrogestrinona (THG), um esteroide anabolizante que aumenta a performance do atleta. Marion perdeu todas as medalhas conquistadas na Olimpíada e foi suspensa das competições por dois anos. Além disso, a atleta foi condenada a seis meses de prisão por ter mentido em uma investigação federal sobre doping esportivo .

  8. A ginasta brasileira Daiane dos Santos foi o caso de maior repercussão do Brasil. A atleta foi pega no exame antidoping feito em 2009. Em sua urina foi encontrada a furosemida, que é um diurético usado para controlar o peso.

  9. Em 1991, quando Maradona defendia o Nápoli da Itália, um exame detectou a presença de cocaína após uma partida contra o Bari. Essa droga é proibida no esporte por ser um poderoso estimulante, e o argentino foi suspenso por 15 meses. A segunda vez foi ainda pior, pois ocorreu em plena Copa do Mundo. Em 1994, no Estados Unidos, foi detectada efedrina na urina do craque, o que lhe rendeu uma suspensão de 18 meses. A substância também é um estimulante, usado pelo jogador para se recuperar do mau condicionamento físico.

  10. O teste antidoping do canadense Ben Johnson deu positivo após ele se tornar o homem mais rápido do planeta, nas olimpíadas de Seul, em 1988. Ele conquistou o ouro após quebrar o recorde mundial nos 100m rasos (9,79s) e deixar para trás uma lenda do esporte, o norte-americano Carl Lewis. Na urina de Johnson foi encontrado o estanozolol, que é um esteroide anabolizante capaz de aumentar a massa muscular e melhorar o desempenho na corrida. 

  11. Saúde

  12. VÍDEO https://www.youtube.com/watch?v=-a4wWrXE4Wk

More Related