1 / 66

Orienta o e inclus o espacial aos deficientes visuais: Diretrizes para o projeto e execu o de um mapa t til para o cam

O Projeto. Elabora

lefty
Download Presentation

Orienta o e inclus o espacial aos deficientes visuais: Diretrizes para o projeto e execu o de um mapa t til para o cam

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. Orientação e inclusão espacial aos deficientes visuais: Diretrizes para o projeto e execução de um mapa tátil para o campus da Unicamp Projeto de Iniciação Científica CNPq/ Pibic – 2007/2008/2009

    2. O Projeto Elaboração e execução de um mapa tátil pra o campus da Unicamp, a partir do traçado de uma rota acessível aos indivíduos com deficiência visual. Promover a inclusão social de indivíduos com deficiência visual através de uma ferramenta de auxílio. Projeto embasado na norma da ABNT (NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos) e nos conceitos do Desenho Universal. Desenho Universal: obter espaços convenientes o máximo possível para todo tipo de usuário.

    3. Primeira etapa – estudos e análises Estudos acerca dos conceitos do Desenho Universal, baseados no trabalho de Selwyn Goldsmith. Estudo da norma da ABNT: NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Levantamento da atual situação do campus e de seus usuários: quem são os principais usuários do campus e quais as suas necessidades, como se encontram as vias de circulação de pedestres e veículos, os acessos às edificações, os equipamentos urbanos disponíveis e, principalmente, as barreiras e alternativas existentes para o uso do campus por parte de portadores de necessidades especiais.

    4. Metodologia de Pesquisa Para otimizar o trabalho de análises e obter resultados mais precisos, o campus foi subdividido em cinco grandes áreas. O principal critério para a subdivisão do campus foi a identificação de características próprias a cada uma das cinco áreas. Cada área apresenta aspectos específicos para tópicos como principais usuários, principais atividades desenvolvidas e situação construtiva atual.

    5. Metodologia de Pesquisa

More Related