1 / 30

ENCONTROS COM S. PAULO (4)

ENCONTROS COM S. PAULO (4). Cooperadores precisam-se. para formar uma rede de evangelizadores. Já ouviste chamar pelo teu nome ?. Paulo , Tito , Corinto e Cristo. ou. a história do anel verdadeiro. O anel partido… e reconstituído.

leiko
Download Presentation

ENCONTROS COM S. PAULO (4)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ENCONTROS COM S. PAULO (4)

  2. Cooperadores precisam-se para formar uma rededeevangelizadores Já ouviste chamar pelo teunome?

  3. Paulo, Tito,Corinto e Cristo ou a história do anelverdadeiro O anel partido… e reconstituído

  4. Novela que circulava na Idade Média entre os judeus de Espanha. • Recolhida no Decameron, de Boccaccio (1313-1375). • Atingiu a máxima dimensão com o escritor alemão Gotthold Ephraim Lessing (1729-1781), que a incluiu no seu poema dramático Nathan der Weise [= «Natã, o sábio»], escrito em 1779.

  5. O zelo paternal de Paulo e o aneldenoivado de Corinto «11,2Sou, na verdade, zelosoporvós, com o zelo de Deus, pois dei-vosemcasamentoa um único esposo, como virgem pura, para vosapresentara Cristo ». (2 Cor 11,2)

  6. Estaria para sempre partido o anel que unia Corinto a Cristo, seu únicoesposo, noivado que Paulo, no seu papel de pai, devia defender com paternal afecto até ao diadocasamento, para aí apresentar a sua filhaquerida, Corinto, ao esposo, que é Cristo?

  7. História da Segunda Carta aos Coríntios Carta da consolação Carta das lágrimas Colecta 2 Cor 1,1-2,13; 7,5-16 2 Cor 8-9 2 Cor 10-13 2 Cor 2,14-7,4 Carta de apologia do seu ministério e de advertência aos Coríntios

  8. Carta da consolação 2 Cor 1,1-2,13 + 7,5-16 O anel partido… e reconstituído

  9. 2 Cor 7,5-6 2 Cor 2,12-13 Sem repouso Macedónia Tito Sem repouso Macedónia Tito 2 Cor 2,14-7,4

  10. «2,12Tendo chegado a Tróade para o Evangelho de Cristo, e tendo-me sido aberta uma porta no Senhor, 13nãotiverepouso no meu espírito Por não ter encontrado Tito, o meuirmão. Tendo-me separado deles, fui para a Macedónia» . (2 Cor 2,12-13)

  11. «7,5E tendo nós chegado à Macedónia, nãoteve nenhum repouso a nossa carne, mas em tudo fomos atribulados: de fora, combates; de dentro, medos. 6Mas o que consola os humildes, Deus, consolou-nosa nóscom a chegada de Tito. »»»

  12. 2,12Tendo chegado a Tróade para o Evangelho de Cristo, e tendo-me sido aberta uma porta no Senhor, 13nãotiverepouso no meu espírito Por não ter encontrado Tito, o meu irmão. Tendo-me separado deles, fui para a Macedónia». (2 Cor 2,12-13) «7,5E tendo nós chegado à Macedónia nãoteve nenhum repouso a nossa carne, mas em tudo fomos atribulados: de fora, combates; de dentro, medos. 6Mas o que consola os humildes, Deus, consolou-nosa nóscom a chegada de Tito». (2 Cor 7,5-6)

  13. ««« 7Não só com a sua chegada, mas também com a consolaçãocom que ele foiconsoladojunto de vós, relatando-nos o vosso desejo, a vossa lamentação, o vossozelo por mim, de tal modo que mealegrei ainda mais. »»»

  14. ««« 8Porque, ainda que vos tenha entristecido com a carta, não me arrependo; e ainda que me arrependesse – vejo, de facto, que aquela carta vosentristeceu, ainda que durante uma hora–, 9agora alegro-me, não porque vosentristecestes, mas porque vosentristecestes para a conversão (metánoia); na verdade, vósentristeceste-vossegundo Deus, e assim em nada fostes prejudicados por nós. »»»

  15. ««« 10Na verdade, a tristezasegundoDeus opera a conversão para a salvação sem arrependimento; ao contrário, a tristezado mundo produz a morte. 11Vede, portanto, o que produziu em vós a tristezasegundoDeus: que diligência, que desculpas, que indignação, que temor, que desejo, que zelo, que punição! Em tudo demonstrastes estar puros no que respeita àquela questão. »»»

  16. ««« 12Portanto, se vos escrevi, não foi por causa daquele que cometeu injustiça, nem por causa do que sofreu a injustiça, mas para que se manifestasse entre vós, diante deDeus, a vossadiligênciapor nós. 13É por isto que fomos consolados. Mas, para além desta nossaconsolação, aindanos alegrámosmaispelaalegriadeTito, porque o seu espírito recebeu repouso de todos vós (…). »»»

  17. ««« 15Aternura (tà splágchna) dele para convosco é maior, recordando a obediência de todos vós, o modo como com temor e tremor oacolhestes. 16Alegro-me porque conto convosco para tudo». (2 Cor 7,5-16).

  18. «1,3Bendito seja Deus e Paido Senhor Nosso, Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, 4o nossoconsolador em toda a nossa aflição, para podermos nós também consolar aqueles que estão em qualquer aflição, com a consolação com que nós somos consolados por Deus. 5Pois como abundam os sofrimentos de Cristo em nós, assim também, por meio de Cristo, abunda a nossaconsolação. »»»

  19. 6Se agora somos atribulados, é para vossaconsolação e salvação; se somos consolados, é para a vossaconsolação, a que opera na paciência dos mesmos sofrimentos que nós sofremos. 7E a nossa esperança a respeito de vós é firme, pois sabemos que, se sois participantes dos sofrimentos, também o sereis da consolação». (2 Cor 1,3-7)

  20. «É pelaGRAÇAde Deusquesouo quesou» (1 Cor 15,10) «A graçaservida (diakouménê) por nós» (2 Cor 8,19) «Vós sois a cartade Cristoservida pornós»(2 Cor 3,3)

  21. Mas vejamos mais de perto uma das mais belas páginas em que Paulo registra este «serviço»: «3,2A nossacarta sois vós, escrita (eggegramménê: part. perf. pass. de eggráphô) nos nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, 3sendo manifesto que vóssois a cartade Cristo «servida» por nós, escrita (eggegramménê), não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não sobre tábuasde pedra, mas sobre tábuas que sãocorações de carne» (2 Cor 3,2-3).

  22. «13,13bNão em orgias e bebedeiras, não em devassidão e libertinagem, não em rixas e ciúmes, e não presteis atenção à carne através da concupiscência» (Rm 13,13b-14). 14mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, Confissões VIII,12 (ano 386)

  23. «3,12 REVESTI-VOS, portanto, como eleitosde Deus, santos e amados (êgapêménoi: part. perf. pass. de agapáô), de vísceras de misericórdia (splágchna oiktirmoû), bondade, humildade, mansidão e magnanimidade, 13suportando-vos uns aos outros e fazendo-vos graça (charízomai) uns aos outros se alguém tiver razões de queixa contra outro. Como o Senhor vos fez graça (charízomai), assim fazei também vós. »»»

  24. 14Acima de todas estas coisas o amor (agápê), que é o vínculo da perfeição. 15E a pazde Cristo (eirênê toû Christoû) reine nos vossos corações, à qual também fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. »»»

  25. 16A Palavrade CristoHABITE (en-oikeíto: imper. de en-oikéô) em vós com abundância, com toda a sabedoria ensinando e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos, cânticos espirituais, em graçacantandonos vossos corações a Deus. 17E tudo o que fizerdes, em palavras ou em obras, tudo no nome do SenhorJesus, dando graças a DeusPai por meio d’Ele». (Cl 3,12-17)

  26. Qual o grau da minha fidelidade a Cristo? • O que tenho feito para que o meu anel seja verdadeiro? • E o meu vestido baptismal / nupcial? • E que carta sou eu? E dequem? • E que consolação me habita?

More Related