1 / 16

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL – 2011/1 PROF. PEDRO MARANHÃO AULA 3 – 23/02/2011

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL – 2011/1 PROF. PEDRO MARANHÃO AULA 3 – 23/02/2011. Instrumentação é uma ciência que estuda as técnicas de medição, registro e controle das variáveis de processo industrial. Elemento Primário = DETECTOR. Elemento Primário = DETECTOR. Elemento Final= ATUADOR.

Download Presentation

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL – 2011/1 PROF. PEDRO MARANHÃO AULA 3 – 23/02/2011

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL – 2011/1 PROF. PEDRO MARANHÃO AULA 3 – 23/02/2011 Instrumentação é uma ciência que estuda as técnicas de medição, registro e controle das variáveis de processo industrial.

  2. Elemento Primário = DETECTOR

  3. Elemento Primário = DETECTOR Elemento Final= ATUADOR

  4. FUNÇÕES DOS INSTRUMENTOS Os instrumentos e dispositivos utilizados em instrumentação são identificados de acordo com a função que desempenham no processo

  5. As tarefas mais importantes para quem controla processos de uma planta de produção são medir o que está acontecendo e controlar determinadas variáveis. Esta tarefa pode ser desempenhada tanto junto aos equipamentos que atuam no processo quanto centralizadamente. Controle Centalizado: A sala de controle é projetada de modo que todas as operações importantes podem ser feitas de um único lugar tendo-se uma supervisão de tudo. Para evitar paradas e perdas resultantes de produção, a operação dos equipamentos deve ser continuamente monitorada, através da ajuda de indicadores e registradores. Um sistema de monitoração baseado em computador digital é uma solução prática, porque pode-se observar variáveis importantes na base de segundo a segundo. Seus valores podem ser comparados com limites de segurança programados e um alarme pode ser acionado para chamar a atenção do operador para qualquer ocorrência anormal. Também os valores medidos podem ser armazenados para análise e comparação posterior.

  6. Controle Lógico: faz uso de um sistema lógico, que é uma combinação de elementos binários que decidem automaticamente por uma resposta apropriada para um determinado conjunto de condições. No controle lógico, cada evento de entrada, cada elemento de função lógica e cada resposta de saída é sim ou não, on ou off, verdadeiro ou falso, ligado ou desligado, 1ou 0. O controle lógico é apropriado para qualquer sistema de processo que usa equipamentos liga-desliga para inicializar ou terminar operações normais ou de emergência. O Controle Lógico é realizado por Controladores Single-Loop, Controladores Multi-Loop e por Controladores Lógicos Programáveis.

  7. TIPOS DE CONTROLADORES: O controlador “single-loop” controla somente uma malha de uma determinada variável ( pressão, nível, temperatura, vazão, pH, etc.). O controlador “multi-loop” controla mais do que uma malha de determinadas variáveis, simultaneamente. Possuí diversos blocos de controle que são interligados internamente através de uma programação (configuração), conforme as necessidades do usuário. O Controlador Lógico Programável, CLP, é um instrumento eletrônico microprocessado programável. Programar o instrumento é entrar as instruções nele para resolver um problema. Um CLP interage com um processo por meio da interligação direta com os sensores para medir o que está acontecendo e da interligação direta com os atuadores para interferir no funcionamento do processo conforme foi programado.

More Related