1 / 10

Administração do Tempo

Administração do Tempo. O tempo é provavelmente, aquilo que há de mais democrático no mundo. Todos nós, indistintamente, temos um dia composto de 24 horas, 1440 minutos ou, ainda, 86.400 segundos.

ling
Download Presentation

Administração do Tempo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Administração do Tempo O tempo é provavelmente, aquilo que há de mais democrático no mundo. Todos nós, indistintamente, temos um dia composto de 24 horas, 1440 minutos ou, ainda, 86.400 segundos. Reis ou plebeus, executivos ou operários, pobres ou ricos.Não importa: o tempo é exatamente o mesmo para todos. O ponteiro do relógio, segue seu tique-taque ritmado implacavelmente, segundo a segundo – e nada do que fizermos vai alterar esta realidade. Nada.

  2. Administração do Tempo A vida, como está organizada hoje, não cabe em 24 horas.

  3. Apesar dessa verdade incontestável, somos perfeitamente capazes de distinguir pessoas que são mais produtivas do que outras, como se para elas o tempo passasse de maneira mais compassada. Elas se destacam no trabalho, têm uma vida pessoal equilibrada e ainda encontram tempo para diversas outras coisas – e alguns por mais que se esforce, não consegue fazer o mesmo. Responda com sinceridade: quantas vezes você prometeu a si próprio que assumiria o controle de sua vida ?

  4. Freqüentemente nós assumimos com determinação alguns desafios pessoais. No início, até conseguimos manter o ânimo, mas, com o passar dos dias, aquele entusiasmo vai desaparecendo ou sendo sufocado pelas obrigações e responsabilidades do dia a dia. Afrouxamos o nó. Adiamos... E assim perdemos o controle da situação.Não somos nós que ditamos o ritmo da nossa vida, mas sim os fatos aparentemente urgentes que insistem em aparecer pela frente. Todos têm pressa de chegar a algum lugar. Raramente têm tempo para conversar, analisar um problema, avaliar com calma as alternativas existentes. Estão ocupados demais realizando algo.

  5. Somos capazes de criar mil e uma rotas de fuga só para não enfrentar aquilo que tínhamos programado. • decidimos ler os e-mails antes ... • ligar para... • arrumar a gaveta... • fazer um lanchinho... • dar uma arejada.... O dia vai passando e aquela atividade ali, atormentando sua mente. Há uma palavra que define esse comportamento: procrastinação ou “empurrar com a barriga”.

  6. De acordo com Brian Clegg, autor do livro Administração do tempo: método prático – reorganize sua vida e o seu trabalho já ! “Mesmo que você tenha controle total sobre sua agenda, pode estar certo de que os outros irão bagunçar seus planos”. “ninguém opera em um vácuo total, isolado de todos. Por isso, administrar o impacto das pessoas sobre o seu tempo é tão importante quanto gerenciar seu próprio impacto”. As pessoas não agem desta forma porque querem prejudicá-lo. Na verdade, assim como você, elas também estão um pouco perdidas em relação ao tempo. Provavelmente têm uma lista de tarefas importantes para ser realizadas mas não sabem por onde começar. E aí criam-se os mecanismos de fuga.

  7. Ela nos transformou em pessoas disponíveis 24 horas por dia. Somos facilmente encontrados em viagens nacionais ou internacionais, em casa, em restaurantes, andando pela rua. O bip toca, o celular vibra, o palm soa o alarme lembrando uma reunião. Você é encontrado até mesmo no banheiro. Acreditávamos que a tecnologia jogaria a nosso favor em relação à possibilidade de nos permitir ter mais tempo livre para nós mesmos. Mas o tiro saiu pela culatra. Computadores, fax, telefones celulares, bips, caixas eletrônicos de banco... Tudo foi criado para economizar tempo e facilitar nossa vida. A verdade, no entanto, é que estamos cada vez mais presos nessa roda-viva tecnológica As pessoas não têm o menor pudor em ligar para a sua casa tarde da noite, como se seu lar fosse a extensão do seu trabalho. Adeus privacidade.

  8. A tecnologia não nos deu a liberdade por que tanto esperávamos e ansiávamos. É altamente frustrante. Em vez de abrir espaços de liberdade, as novas tecnologias estão sendo usadas para acelerar o trabalho. Há um mal-estar generalizado em relação às exigências de reciclagem contínua. Nenhum profissional consegue sobreviver hoje no mercado de trabalho só com o que aprendeu na faculdade. Ou você se recicla ou desaparece. E é necessário tempo para esta jornada da formação.

  9. Numa sociedade em que o tempo se acelera e as distâncias se encurtam, o ato de aprender e reaprender se torna uma atividade cotidiana permanente. No leque de competências fundamentais, destacam-se a abertura à inovação, a adaptabilidade à mudança e a capacidade de trabalhar em equipe, assim como a capacidade de agir por si mesmo e de se auto-organizar. Não há mais modelos prontos: cada um de nós precisa dar sentido às nossas escolhas. Assumir seu tempo, elegendo o que é importante para você, é uma imensa responsabilidade.

  10. O Tempo Voa Defina prioridades, evite gastar tempo à toa e ganhe espaço na agenda para cuidar dos vários aspectos da sua vida. A boa administração do tempo parte do princípio de que você deve utilizar as horas do seu dia para fazer aquilo que é mais importante para a sua vida, tanto profissional quanto pessoal.

More Related