1 / 29

Cenáculos de Oração Missionária

Cenáculos de Oração Missionária. CREIO NO ESPÍRITO SANTO. COM de…. Introdução.

mckile
Download Presentation

Cenáculos de Oração Missionária

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cenáculos de Oração Missionária CREIO NO ESPÍRITO SANTO COM de…

  2. Introdução AN – Irmãs e Irmãos, somos um pequeno Cenáculo de Apóstolos, chamados pelo Senhor. Estamos aqui, em comunhão com todos os Cenáculos, que têm a nossa mesma vocação e missão: oferecer ao Pai, com Cristo, a nossa vida quotidiana e pedir sem cessar o dom do Espírito Santo para a Igreja e para a humanidade.

  3. Cântico

  4. Saudação AN– Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos – Ámen. AN– A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam connosco. Todos – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

  5. Anúncio do Tema Na história da Igreja, durante muitos séculos o Espírito Santo e a sua ação eram desconhecidos. Hoje, sabemos que é Ele quem continua a ação de Jesus Cristo no mundo e na Igreja: o Pentecostes completa o mistério pascal. Assim, para realizar a obra de salvação da humanidade, Deus Pai tem o seu Filho Jesus e o Espírito Santo. O Espírito Santo é o protagonista da missão.

  6. Invocação do Espírito Santosobre o Cenáculo Cântico: Mandai, Senhor, o Vosso Espírito AN– Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos: E acendei neles o fogo do vosso amor. AN– Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado. Todos: E renovareis a face da terra. AN - Oremos: Ó Deus, que iluminastes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que, guiados por esse mesmo Espírito, saboreemos o que é reto e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo nosso Senhor. Ámen.

  7. Oração Inicial Espírito Santo, Tu que inflamas o coração dos que procuram Jesus, Tu que iluminas a mente dos pobres que escutam a Tua Palavra, Tu que congregas, no teu amor, aqueles que se esforçam por amar, seguindo o exemplo de Jesus, nós não sabemos como rezar nem o que pedir. Mas Tu conheces os nossos desejos e ajudas a nossa pobreza. Confirma, nos nossos corações, a certeza do amor do Pai e a convicção de sermos seus filhos. Confirma-nos na tua luz e no teu amor, por Cristo Nosso Senhor. Ámen.

  8. Leitura Bíblica (Atos 1,1-11) 1No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei as obras e os ensinamentos de Jesus, desde o princípio 2até ao dia em que, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera, foi arrebatado ao Céu. 3A eles também apareceu vivo depois da sua paixão e deu-lhes disso numerosas provas com as suas aparições, durante quarenta dias, e falando-lhes também a respeito do Reino de Deus. 4No decurso de uma refeição que partilhava com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem lá o Prometido do Pai, «do qual - disse Ele - me ouvistes falar. 5João baptizava em água, mas, dentro de pouco tempo, vós sereis baptizados no Espírito Santo.»

  9. 6Estavam todos reunidos, quando lhe perguntaram: «Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?» 7Respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou com a sua autoridade. 8Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo.» 9Dito isto, elevou-se à vista deles e uma nuvem subtraiu-o a seus olhos. 10E como estavam com os olhos fixos no céu, para onde Jesus se afastava, surgiram de repente dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram: «Homens da Galileia, porque estais assim a olhar para o céu? Esse Jesus que vos foi arrebatado para o Céu virá da mesma maneira, como agora o vistes partir para o Céu.» PALAVRA DO SENHOR

  10. Comentário Ao longo de todo o Antigo Testamento já se sente a presença do Espírito de Deus, mas é no Novo Testamento que o Espírito Santo se manifesta abertamente. Ele está presente em toda a vida de Jesus: na sua conceção anunciada pelo Anjo e no seu Batismo, sob a forma de pomba; o mesmo Espírito guia Jesus para o deserto e o investe com a sua unção na sinagoga de Nazaré, quando proclama a passagem de Isaías: “O Espírito de Deus está sobre mim”. Na Última Ceia, Jesus promete o Espírito da Verdade e, quando é chegado o momento de “passar deste mundo para o Pai”, esse mesmo Espírito é finalmente doado. É o Espírito Santo que nos recorda que tudo o que recebemos do Pai é para colocar ao serviço de toda a humanidade. É Ele o protagonista da missão, também no nosso tempo, porque o Pentecostes não é reservado apenas aos discípulos de Jesus, mas a todos os que O seguem e se convertem.

  11. É assim que aquele Espírito, terceira pessoa da Trindade divina, que se relaciona com o Pai e o Filho e é o Amor de ambos desde toda a eternidade, começa a fazer parte da vida dos que crêem em Jesus. S. Paulo diz que todos os seguidores de Jesus são “templo” do Espírito Santo, “morada de Deus” e “carta de Cristo“ escrita pelo Espírito Santo. Esse mesmo Espírito age em cada um de nós, indicando a cada momento o que devemos fazer para cumprir a vontade de Deus, sendo memória fiel e viva de Jesus. Na Igreja, o Espírito Santo é fonte de unidade e de diversidade: é Ele que conduz a Igreja ao conhecimento da verdade total e à comunhão sem reservas, e lhe proporciona os diversos dons e carismas que permitem a renovação da Igreja no encontro com Cristo. É necessário utilizar, exercitar e pedir constantemente os dons e carismas do Espírito Santo para que o nosso coração e a própria Igreja sejam renovados.

  12. Pistas para o diálogo de grupo • Partilhar a forma como cada um vive o seu relacionamento com o Espírito Santo. • Costumamos dirigir-nos ao Espírito Santo ou costumamos esquecê-lo na nossa oração?

  13. Leitura Missionária

  14. Preces AN. - Para que o Espírito Santo habite em nós como num templo, vivificando-nos, oremos: Todos – Envia Senhor o teu Espírito – Para que os cristãos participem ativamente na Eucaristia e se alimentem do mesmo Pão e formem um só corpo e uma só alma, oremos: Todos – Envia Senhor o teu Espírito – Para que o Espírito Santo nos ajude a discernir o Bem e o Mal, e a agir de acordo com a vontade do Pai, oremos: Todos – Envia Senhor o teu Espírito

  15. – Para que o Espírito Santo habite a Igreja e a torne fiel, em cada momento, à sua vocação missionária e permita a sua constante renovação, oremos: Todos – Envia Senhor o teu Espírito - Por aqueles que perderam a fé ou a têm muito debilitada, para que o Espírito do Senhor Jesus os ilumine e lhes aponte o caminho de uma maior perfeição, oremos: Todos – Envia Senhor o teu Espírito - Para que o Espírito Santo nos convença de que Ele nos pode tornar santos e, assim, nos deixemos guiar por Ele, oremos: Todos – Envia Senhor o teu Espírito Outras intenções… Pai Nosso

  16. Oração pelo mundo AN– Senhor, Vós sois grande e misericordioso, digno de louvor em tudo o que fazeis. Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! AN– Vós destruís o poder de Satanás, que estraga o mundo e faz os homens e os povos inimigos uns dos outros. Vós sois grande e poderoso na Misericórdia! Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos!

  17. AN– Enviastes os vossos servos e servas para testemunhar e anunciar a todos o Vosso grande poder salvador! Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! AN– Do coração aberto do Vosso Filho Jesus, enviastes o Espírito Santo, que renova os corações e o mundo! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

  18. AN– Ele é o Fogo que devora aquilo que, no mundo, é contrário ao Vosso Reino! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! AN– Ele é o Calor da santidade e da vida eterna, que se espalha pelo ministério dos vossos enviados! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

  19. AN– Ele é o Sopro criador dos novos céus e da nova terra, activo nos acontecimentos do mundo, na palavra e no serviço humilde dos vossos mensageiros! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! AN– Ele é o Espírito de Amor, que nos reúne como família de Jesus e faz de nós um só coração e uma só alma, no testemunho e no serviço do Evangelho! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

  20. AN– Pedimos o Vosso Espírito para os que Vos conhecem como Pai e a Cristo como Senhor e também para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam! Todos – Sim, ó Pai, em nome de Jesus, mandai o Vosso Espírito e renovai a Terra. Só Vós sois Santo! Só Vós o Senhor! Só Vós o Altíssimo, louvado e adorado em toda a Terra, com o Vosso Filho, no Espírito Santo. Ámen!

  21. Entrega do Cenáculo AN– Reunidos com Maria, para implorar o dom do Espírito Santo para a Igreja e para o mundo, entreguemo-nos a Jesus e confiemos-Lhe os Cenáculos. Todos – Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos, junto com as missionárias e os missionários santos, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária.

  22. AN– Fazei deles fogueiras do Vosso Espírito, no seio da Igreja. Palpite neles o amor filial e apostólico do Vosso Coração do Bom Pastor. Todos – Inflamai-nos a todos com as labaredas do Espírito, que jorra do Vosso Coração aberto, crucificado e ressuscitado, presente na Eucaristia. Fazei que, juntos, comuniquemos amor, fé e esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo.

  23. AN– Uni-nos a Vós e dai-nos o Espírito, que faça de nós uma oferenda permanente ao Pai. Todos – Fazei-nos crescer convosco, na obediência ao Pai. Dai-nos um coração semelhante ao Vosso. Fazei de nós pessoas disponíveispara todo o serviço a Vós e aos irmãos, particularmente aos mais carenciados de amor, de esperança e de evangelização. AN– Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de testemunhas do Evangelho da Vossa graça.

  24. Todos – Que neles e com eles, um perene Dia de Pentecostes relance na Igreja e na nossa comunidade um novo impulso de santidade e missão. AN– Para que a oblação de todos os povos, por Vós apresentada, ó Jesus… Todos - …seja santificada pelo Espírito e aceite com alegria pelo Pai. Porque a Vós pertence a honra, a glória e o louvor, pelos séculos sem fim. Ámen!

  25. IIIPARTE COMPROMISSOSE ACTIVIDADES • Ofertório • Acta • Revisão dos compromissos • Programação de actividades

  26. Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há-de vir. Amém.

  27. Oração Conclusiva Senhor, pedimos com insistência o Dom do Espírito Santo, para que seja a nossa força e luz; para que habite em cada um de nós e nos fortaleça contra o mal; para que torne a Igreja cada vez mais santa e fiel à sua missão e renove continuamente a face da terra. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

  28. Cântico Final

  29. Bênção e Despedida AN– Pela intercessão de nossa senhora, Rainha das Missões e Estrela da Evangelização, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai Filho e Espírito Santo. T – Ámen AN– Vamos em Paz e que o Senhor com Maria nos acompanhe. T – Graças a Deus.

More Related