1 / 24

Introdução

Introdução.

menora
Download Presentation

Introdução

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776a.C, eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso. Grande parte das provas de atletismo é realizada em estádios fechados. Nestes estádios, existem as demarcações específicas para cada prova e também os equipamentos como, por exemplo, no salto com varas.

  2. Regras de saltos • As provas de salto podem ser divididas em provas de salto vertical e de salto horizontal. • Provas de salto vertical: salto em altura e o salto com vara. • As provas de salto horizontal: salto em distância chamado também de salto em comprimento e o salto triplo ou triplo salto.

  3. Os atletas tomam impulso numa pequena pista de balanço, objetivando maior distância no salto. O salto em altura, que tem por objetivo ultrapassar uma barra horizontal (fasquia), é realizado mediante tentativas. Qualquer atleta que realize três derrubes da fasquia (3 ensaios nulos), será impedido de continuar, sendo creditado com a marca correspondente à maior altura em que conseguiu realizar um ensaio válido.

  4. Saltos em altura • Após correr por cerca de 12m, o atleta se aproxima do sarrafo girando o corpo e entra de costas no salto. Inicialmente passa os braços e ombros pela barra, e entra de costas. Finalmente o saltador executa um rápido movimento com as pernas, como um canivete, para ganhar impulso e completar o exercício.

  5. Salto com vara • A vara: Não há restrições quanto ao comprimento ou diâmetro da vara, mas geralmente ela mede 2,5 vezes o comprimento do saltador. Um atleta de 1,90m pode usar uma vara de 4,75m. • Feita de fibra de vidro, é resistente e flexível para absorver as vibrações e oferecer boa propulsão. Os atletas adicionam fitas adesivas na base da vara para melhorar a pegada e evitar que acidentes aconteçam por deslize das mãos

  6. Área de salto • O saltador tem aproximadamente 40m de corrida até chegar ao ponto de toque da vara no solo, que ocorre em uma caixa de metal.

  7. O salto • O saltador corre até o ponto de salto e inclina a vara para travá-la na caixa de metal cravada no solo. A vara funciona como uma alavanca que impulsiona o atleta até que ele fique totalmente suspenso no ar, de cabeça para baixo. Empurra o próprio corpo para cima, atingindo uma altura maior que a vara, as pernas são a primeira parte do corpo que passam pelo sarrafo. O atleta aterrissa sobre o colchão, que amortece sua queda.

  8. A tábua de salto O salto, para ser válido, deve ser realizado com o pé do atleta tocando os 20cm da área da tábua de salto. Se o saltador pisar além desta marca, seu salto será considerado “queimado” e marca não será considerada. Cada saltador tem direito a 3 saltos.

  9. Salto em distância • O atleta imagina mentalmente seu pulo e corre na direção da caixa de areia, aumentando gradativamente sua velocidade. Bate o pé na madeira e consegue impulso, para iniciar seu vôo.

  10. Mesmo no ar, o saltador continua se movimentando, lançando a perna livre para a frente e ganhando elevação e deslocamento horizontal. A distância do salto é medida no ponto em que o saltador toca no solo. Uma grande régua colocada ao lado da caixa de areia auxilia os juízes na medição do pulo.

  11. Salto triplo TÁBUA DE SALTO • No salto triplo, a tábua de salto é trazida mais para o meio da pista. O atleta iniciará seus saltos ainda na pista e somente o terceiro salto terá aterrissagem na área de areia.

  12. O salto • O primeiro salto começa antes da linha limite. É usada uma técnica em que o pé do impulso é o mesmo que vai tocar o chão. Na aterrissagem do primeiro salto, o pé que toca o chão é o que dará impulso para o segundo salto. Agora, o toque ao chão será com o outro pé.

  13. No último salto, o saltador usa toda sua força para projetar-se para a caixa de areia com a maior distância possível. Desta vez, a aterrissagem é com os dois pés. É o equivalente saltar 10 carros estacionados lado a lado.

  14. Conclusão • Concluímos que o trabalho nos ensinou a fazer saltos no atletismo, exercícios de maneira que não nos machucamos, e assim podemos corrigir nossa postura quando caminhamos e praticamos as aulas de educação física.

  15. Referências • http://pt.wikipedia.org/wiki/Atletismo • http://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_em_altura • http://www.omundodacorrida.com/Altura.htm • http://www.cdof.com.br/atletism2.htm

  16. Componentes: Lucas Guilherme Luís Henrique Pablo Henrique Thomas Magnon Turma: 1º ano – A Data: 07/06/2011

More Related