1 / 1

Islany Costa Alencar Lany_alencar@hotmail Universidade Federal da Paraíba (83) 8825-1793

EDUCAÇÃO POPULAR, PROMOÇÃO DA SAÚDE E DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA FORMAÇÃO DOS NUTRICIONISTAS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM JOÃO PESSOA-PB. Islany Costa Alencar Lany_alencar@hotmail.com Universidade Federal da Paraíba (83) 8825-1793.

meriel
Download Presentation

Islany Costa Alencar Lany_alencar@hotmail Universidade Federal da Paraíba (83) 8825-1793

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. EDUCAÇÃO POPULAR, PROMOÇÃO DA SAÚDE E DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA FORMAÇÃO DOS NUTRICIONISTAS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM JOÃO PESSOA-PB Islany Costa Alencar Lany_alencar@hotmail.com Universidade Federal da Paraíba (83) 8825-1793 A partir das práticas e ações de Promoção da Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e Direito Humano a Alimentação Adequada e Saudável (DHAAS), buscando valorizar a integralidade da universidade, serviço e comunidade através da dialogicidade, é possível fortalecer a participação popular na gestão do serviço, o olhar crítico dos trabalhadores, bem como a interação profunda do estudante em formação com a realidade das classes populares. • . Eixo de atuação: Unidade de Saúde da Família Vila Saúde, da Escola Municipal Augusto dos Anjos (EMAA) e nas comunidades de Boa Esperança, Jardim Itabaiana e Pedra Branca, no Cristo Redentor em João Pessoa-PB. • Os estudantes participam de atividades coletivas, visitas domiciliares e da gestão compartilhada do projeto. • Durante as atividades desenvolvidas, exercita-se o diálogo e o respeito ao saber do outro e o protagonismo dos estudantes. • O estímulo a participação dos ACs na construção do grupo Saúde na Comunidade, e o seu empoderando desta ação. • Na Escola, a promoção de atividades com os estudantes e de oficinas de formação sobre SAN com os professores trouxe um olhar crítico e criativo de incluir a alimentação no âmbito escolar. • Construção do vínculo entre a comunidade, USF e EMAA com os extensionistas, de maneira processual e coletiva. CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao Participar ativamente da construção destas práticas, os extensionistas, graduandos em Nutrição, aprofundam a percepção crítica, solidária e humanística da saúde, re-significando o saber acadêmico, conferindo um caráter transformador à formação, de maneira educativa, respeitosa e dialógica.

More Related